PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oenning, Vanessa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carniatto, Irene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959
Resumo: O setor de produção hidrelétrica envolve processos que produzem uma variedade de impactos ambientais, a maioria desconhecidos por grande parte da população. Essa pesquisa foi feita com alunos de uma comunidade atingida por barragem e teve por objetivo avaliar a percepção dos mesmos em relação aos impactos ambientais locais. As metodologias utilizadas envolveram diferentes atividades, tais como o uso de questionários, a confecção de biomapas e saída de campo. Os resultados revelaram que os alunos desconheciam as implicações da barragem, sendo que sua percepção de impactos ambientais era limitada a problemas mais comuns, como o desmatamento e o lixo. Sendo a geração de energia elétrica um setor que vem crescendo rapidamente, torna-se necessário esclarecer a população sobre os graves riscos ambientais associados à mesma, a fim de promover mudanças de atitudes em relação ao consumo de energia e outros hábitos.
id FURG-9_db9d3b031e9b17c314e9c4774dd1e9ba
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3959
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAISPercepção ambientalimpactos ambientaisrealidade localbarragens.O setor de produção hidrelétrica envolve processos que produzem uma variedade de impactos ambientais, a maioria desconhecidos por grande parte da população. Essa pesquisa foi feita com alunos de uma comunidade atingida por barragem e teve por objetivo avaliar a percepção dos mesmos em relação aos impactos ambientais locais. As metodologias utilizadas envolveram diferentes atividades, tais como o uso de questionários, a confecção de biomapas e saída de campo. Os resultados revelaram que os alunos desconheciam as implicações da barragem, sendo que sua percepção de impactos ambientais era limitada a problemas mais comuns, como o desmatamento e o lixo. Sendo a geração de energia elétrica um setor que vem crescendo rapidamente, torna-se necessário esclarecer a população sobre os graves riscos ambientais associados à mesma, a fim de promover mudanças de atitudes em relação ao consumo de energia e outros hábitos.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/395910.14295/remea.v23i0.3959REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959/2355Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOenning, VanessaCarniatto, Irene2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3959Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
title PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
spellingShingle PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
Oenning, Vanessa
Percepção ambiental
impactos ambientais
realidade local
barragens.
title_short PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
title_full PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
title_fullStr PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
title_sort PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
author Oenning, Vanessa
author_facet Oenning, Vanessa
Carniatto, Irene
author_role author
author2 Carniatto, Irene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oenning, Vanessa
Carniatto, Irene
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção ambiental
impactos ambientais
realidade local
barragens.
topic Percepção ambiental
impactos ambientais
realidade local
barragens.
description O setor de produção hidrelétrica envolve processos que produzem uma variedade de impactos ambientais, a maioria desconhecidos por grande parte da população. Essa pesquisa foi feita com alunos de uma comunidade atingida por barragem e teve por objetivo avaliar a percepção dos mesmos em relação aos impactos ambientais locais. As metodologias utilizadas envolveram diferentes atividades, tais como o uso de questionários, a confecção de biomapas e saída de campo. Os resultados revelaram que os alunos desconheciam as implicações da barragem, sendo que sua percepção de impactos ambientais era limitada a problemas mais comuns, como o desmatamento e o lixo. Sendo a geração de energia elétrica um setor que vem crescendo rapidamente, torna-se necessário esclarecer a população sobre os graves riscos ambientais associados à mesma, a fim de promover mudanças de atitudes em relação ao consumo de energia e outros hábitos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959
10.14295/remea.v23i0.3959
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959
identifier_str_mv 10.14295/remea.v23i0.3959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959/2355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783986716672