PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959 |
Resumo: | O setor de produção hidrelétrica envolve processos que produzem uma variedade de impactos ambientais, a maioria desconhecidos por grande parte da população. Essa pesquisa foi feita com alunos de uma comunidade atingida por barragem e teve por objetivo avaliar a percepção dos mesmos em relação aos impactos ambientais locais. As metodologias utilizadas envolveram diferentes atividades, tais como o uso de questionários, a confecção de biomapas e saída de campo. Os resultados revelaram que os alunos desconheciam as implicações da barragem, sendo que sua percepção de impactos ambientais era limitada a problemas mais comuns, como o desmatamento e o lixo. Sendo a geração de energia elétrica um setor que vem crescendo rapidamente, torna-se necessário esclarecer a população sobre os graves riscos ambientais associados à mesma, a fim de promover mudanças de atitudes em relação ao consumo de energia e outros hábitos. |
id |
FURG-9_db9d3b031e9b17c314e9c4774dd1e9ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3959 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAISPercepção ambientalimpactos ambientaisrealidade localbarragens.O setor de produção hidrelétrica envolve processos que produzem uma variedade de impactos ambientais, a maioria desconhecidos por grande parte da população. Essa pesquisa foi feita com alunos de uma comunidade atingida por barragem e teve por objetivo avaliar a percepção dos mesmos em relação aos impactos ambientais locais. As metodologias utilizadas envolveram diferentes atividades, tais como o uso de questionários, a confecção de biomapas e saída de campo. Os resultados revelaram que os alunos desconheciam as implicações da barragem, sendo que sua percepção de impactos ambientais era limitada a problemas mais comuns, como o desmatamento e o lixo. Sendo a geração de energia elétrica um setor que vem crescendo rapidamente, torna-se necessário esclarecer a população sobre os graves riscos ambientais associados à mesma, a fim de promover mudanças de atitudes em relação ao consumo de energia e outros hábitos.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/395910.14295/remea.v23i0.3959REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959/2355Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOenning, VanessaCarniatto, Irene2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3959Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS |
title |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS Oenning, Vanessa Percepção ambiental impactos ambientais realidade local barragens. |
title_short |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS |
title_full |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS |
title_sort |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS |
author |
Oenning, Vanessa |
author_facet |
Oenning, Vanessa Carniatto, Irene |
author_role |
author |
author2 |
Carniatto, Irene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oenning, Vanessa Carniatto, Irene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção ambiental impactos ambientais realidade local barragens. |
topic |
Percepção ambiental impactos ambientais realidade local barragens. |
description |
O setor de produção hidrelétrica envolve processos que produzem uma variedade de impactos ambientais, a maioria desconhecidos por grande parte da população. Essa pesquisa foi feita com alunos de uma comunidade atingida por barragem e teve por objetivo avaliar a percepção dos mesmos em relação aos impactos ambientais locais. As metodologias utilizadas envolveram diferentes atividades, tais como o uso de questionários, a confecção de biomapas e saída de campo. Os resultados revelaram que os alunos desconheciam as implicações da barragem, sendo que sua percepção de impactos ambientais era limitada a problemas mais comuns, como o desmatamento e o lixo. Sendo a geração de energia elétrica um setor que vem crescendo rapidamente, torna-se necessário esclarecer a população sobre os graves riscos ambientais associados à mesma, a fim de promover mudanças de atitudes em relação ao consumo de energia e outros hábitos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959 10.14295/remea.v23i0.3959 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3959/2355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783986716672 |