Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Andrêsa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santana, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7513
Resumo: O Programa Nacional Escola Sustentável (PNES) é uma proposta de política pública desenvolvida para a educação básica, voltada a apoiar a transição das escolas rumo à sustentabilidade, interligando três eixos: currículo, gestão e espaço físico. Este artigo apresenta uma análise da implementação do PNES em quatro escolas municipais de João Pessoa/PB. Nele destacamos as ações desenvolvidas e as contribuições do programa para as escolas. O artigo resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coleta de dados nas escolas foram: entrevistas com professores/diretores, análise dos projetos político pedagógicos e planos de ações. Apesar das dificuldades encontradas na implementação do PNES as escolas desenvolveram ações contemplando preferencialmente o espaço físico, e dentre as contribuições mais significativas destaca-se a troca de conhecimentos entre escola e comunidade. The National Sustainable School Program (NSSP) is a political proposal developed to the basic education aimed at supporting the transition of the schools towards sustainability, connecting three axes: curriculum, management and physical space. This study shows an analysis about the implementation of NSSP in four regional schools in Joao Pessoa/PB, where we highlight the actions developed and the contributions from the program to the schools. This article is a result of a qualitative research of the type case study. The instruments used to collect the data were interviews with teachers and principals, political-pedagogical projects and action plans. Despite the obstacles found in NSSP’s implementation, the schools have developed actions preferentially contemplating the physical space, and one of the most significant contributions was the exchange of knowledge between school and community. El Programa Nacional Escuela Sustentable (PNES) es una propuesta de política pública desarrollada para la educación básica, orientada a apoyar la transición de las escuelas hacia la sostenibilidad, interconectando tres ejes: currículo, gestión y espacio físico. Este artículo presenta un análisis de la implementación del PNES en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB. En él destacamos las acciones desarrolladas y las contribuciones del programa a las escuelas. El artículo resulta de una investigación de naturaleza cualitativa del tipo estudio de caso. Los instrumentos utilizados para la recolección de datos en las escuelas fueron: entrevistas con profesores / directores, análisis de los proyectos políticos pedagógicos y planes de acciones. A pesar de las dificultades encontradas en la implementación del PNES, las escuelas desarrollaron acciones contemplando preferentemente el espacio físico, y entre las contribuciones más significativas se destaca el intercambio de conocimientos entre escuela y comunidad.
id FURG-9_e0a0cceb5992f13ce473ec05c205ccbf
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7513
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PBEducação ambientalpolíticas públicasescolas sustentáveisO Programa Nacional Escola Sustentável (PNES) é uma proposta de política pública desenvolvida para a educação básica, voltada a apoiar a transição das escolas rumo à sustentabilidade, interligando três eixos: currículo, gestão e espaço físico. Este artigo apresenta uma análise da implementação do PNES em quatro escolas municipais de João Pessoa/PB. Nele destacamos as ações desenvolvidas e as contribuições do programa para as escolas. O artigo resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coleta de dados nas escolas foram: entrevistas com professores/diretores, análise dos projetos político pedagógicos e planos de ações. Apesar das dificuldades encontradas na implementação do PNES as escolas desenvolveram ações contemplando preferencialmente o espaço físico, e dentre as contribuições mais significativas destaca-se a troca de conhecimentos entre escola e comunidade. The National Sustainable School Program (NSSP) is a political proposal developed to the basic education aimed at supporting the transition of the schools towards sustainability, connecting three axes: curriculum, management and physical space. This study shows an analysis about the implementation of NSSP in four regional schools in Joao Pessoa/PB, where we highlight the actions developed and the contributions from the program to the schools. This article is a result of a qualitative research of the type case study. The instruments used to collect the data were interviews with teachers and principals, political-pedagogical projects and action plans. Despite the obstacles found in NSSP’s implementation, the schools have developed actions preferentially contemplating the physical space, and one of the most significant contributions was the exchange of knowledge between school and community. El Programa Nacional Escuela Sustentable (PNES) es una propuesta de política pública desarrollada para la educación básica, orientada a apoyar la transición de las escuelas hacia la sostenibilidad, interconectando tres ejes: currículo, gestión y espacio físico. Este artículo presenta un análisis de la implementación del PNES en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB. En él destacamos las acciones desarrolladas y las contribuciones del programa a las escuelas. El artículo resulta de una investigación de naturaleza cualitativa del tipo estudio de caso. Los instrumentos utilizados para la recolección de datos en las escuelas fueron: entrevistas con profesores / directores, análisis de los proyectos políticos pedagógicos y planes de acciones. A pesar de las dificultades encontradas en la implementación del PNES, las escuelas desarrollaron acciones contemplando preferentemente el espacio físico, y entre las contribuciones más significativas se destaca el intercambio de conocimientos entre escuela y comunidad.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/751310.14295/remea.v35i1.7513REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 333-3521517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7513/5198Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria AndrêsaSantana, Luiz Carlos2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7513Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB
title Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB
spellingShingle Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB
Silva, Maria Andrêsa
Educação ambiental
políticas públicas
escolas sustentáveis
title_short Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB
title_full Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB
title_fullStr Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB
title_full_unstemmed Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB
title_sort Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PBNational Sustainable School Program: the implementation in four regional schools in Joao Pessoa/PBPrograma Nacional Escolas Sostenibles: la implementación en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB
author Silva, Maria Andrêsa
author_facet Silva, Maria Andrêsa
Santana, Luiz Carlos
author_role author
author2 Santana, Luiz Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Andrêsa
Santana, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
políticas públicas
escolas sustentáveis
topic Educação ambiental
políticas públicas
escolas sustentáveis
description O Programa Nacional Escola Sustentável (PNES) é uma proposta de política pública desenvolvida para a educação básica, voltada a apoiar a transição das escolas rumo à sustentabilidade, interligando três eixos: currículo, gestão e espaço físico. Este artigo apresenta uma análise da implementação do PNES em quatro escolas municipais de João Pessoa/PB. Nele destacamos as ações desenvolvidas e as contribuições do programa para as escolas. O artigo resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coleta de dados nas escolas foram: entrevistas com professores/diretores, análise dos projetos político pedagógicos e planos de ações. Apesar das dificuldades encontradas na implementação do PNES as escolas desenvolveram ações contemplando preferencialmente o espaço físico, e dentre as contribuições mais significativas destaca-se a troca de conhecimentos entre escola e comunidade. The National Sustainable School Program (NSSP) is a political proposal developed to the basic education aimed at supporting the transition of the schools towards sustainability, connecting three axes: curriculum, management and physical space. This study shows an analysis about the implementation of NSSP in four regional schools in Joao Pessoa/PB, where we highlight the actions developed and the contributions from the program to the schools. This article is a result of a qualitative research of the type case study. The instruments used to collect the data were interviews with teachers and principals, political-pedagogical projects and action plans. Despite the obstacles found in NSSP’s implementation, the schools have developed actions preferentially contemplating the physical space, and one of the most significant contributions was the exchange of knowledge between school and community. El Programa Nacional Escuela Sustentable (PNES) es una propuesta de política pública desarrollada para la educación básica, orientada a apoyar la transición de las escuelas hacia la sostenibilidad, interconectando tres ejes: currículo, gestión y espacio físico. Este artículo presenta un análisis de la implementación del PNES en cuatro escuelas municipales de João Pessoa / PB. En él destacamos las acciones desarrolladas y las contribuciones del programa a las escuelas. El artículo resulta de una investigación de naturaleza cualitativa del tipo estudio de caso. Los instrumentos utilizados para la recolección de datos en las escuelas fueron: entrevistas con profesores / directores, análisis de los proyectos políticos pedagógicos y planes de acciones. A pesar de las dificultades encontradas en la implementación del PNES, las escuelas desarrollaron acciones contemplando preferentemente el espacio físico, y entre las contribuciones más significativas se destaca el intercambio de conocimientos entre escuela y comunidad.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7513
10.14295/remea.v35i1.7513
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7513
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7513/5198
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 333-352
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786134200320