Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6846 |
Resumo: | O presente trabalho buscou avaliar as potencialidades dos espaços não formais de educação ambiental (EA) e analisar como os professores visam trabalhar EA no Centro Municipal de Educação Ambiental Rio São João (CEA), localizado no município de Itaúna, MG. Foi realizado um encontro com professores das escolas estaduais do município no CEA e os dados da pesquisa foram coletados através da transcrição da audiogravação do encontro, das anotações realizadas no diário de campo e dos questionários respondidos pelos professores. A análise desses dados se baseou na metodologia denominada Análise de Conteúdo, no qual verificamos o potencial de suporte do CEA para os professores trabalharem educação ambiental, sendo o contato com a natureza e a possibilidade de relacionar teoria à prática, algumas das vantagens da utilização do local citadas pelos professores. The present study sought to evaluate the potential of non-formal spaces of environmental education (EE) and analyze how the teachers aim to work and in the Centro Municipal de EducaçãoAmbiental São João (CEA), located in the municipality of Itaúna, MG. Was held a meeting with teachers of State schools of the municipality in the CEA and the research data was collected through the transcript of the audio recording of the meeting , notes held in the field diary and questionnaires answered by teachers. The analysis of the data was based on the methodology known as content analysis, in which we note the potential for support of CEA for teachers work environmental education, and the contact with nature and the possibility to relate theory to practice, some of the advantages of using the scene mentioned by the teachers. |
id |
FURG-9_e79f84411ea1ce37ef4663dbee2a3d16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6846 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MGEspaços não formaisCentro de Educação AmbientalEscolasO presente trabalho buscou avaliar as potencialidades dos espaços não formais de educação ambiental (EA) e analisar como os professores visam trabalhar EA no Centro Municipal de Educação Ambiental Rio São João (CEA), localizado no município de Itaúna, MG. Foi realizado um encontro com professores das escolas estaduais do município no CEA e os dados da pesquisa foram coletados através da transcrição da audiogravação do encontro, das anotações realizadas no diário de campo e dos questionários respondidos pelos professores. A análise desses dados se baseou na metodologia denominada Análise de Conteúdo, no qual verificamos o potencial de suporte do CEA para os professores trabalharem educação ambiental, sendo o contato com a natureza e a possibilidade de relacionar teoria à prática, algumas das vantagens da utilização do local citadas pelos professores. The present study sought to evaluate the potential of non-formal spaces of environmental education (EE) and analyze how the teachers aim to work and in the Centro Municipal de EducaçãoAmbiental São João (CEA), located in the municipality of Itaúna, MG. Was held a meeting with teachers of State schools of the municipality in the CEA and the research data was collected through the transcript of the audio recording of the meeting , notes held in the field diary and questionnaires answered by teachers. The analysis of the data was based on the methodology known as content analysis, in which we note the potential for support of CEA for teachers work environmental education, and the contact with nature and the possibility to relate theory to practice, some of the advantages of using the scene mentioned by the teachers.Lepidus2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/684610.14295/remea.v34i3.6846REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 320-3391517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6846/5012Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Bruna Thamires AntunesTeixeira, CatarinaSousa, Fabrízio Furtado de2018-03-22T21:52:35Zoai:periodicos.furg.br:article/6846Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-22T21:52:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG |
title |
Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG |
spellingShingle |
Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG Martins, Bruna Thamires Antunes Espaços não formais Centro de Educação Ambiental Escolas |
title_short |
Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG |
title_full |
Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG |
title_fullStr |
Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG |
title_full_unstemmed |
Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG |
title_sort |
Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG |
author |
Martins, Bruna Thamires Antunes |
author_facet |
Martins, Bruna Thamires Antunes Teixeira, Catarina Sousa, Fabrízio Furtado de |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Catarina Sousa, Fabrízio Furtado de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Bruna Thamires Antunes Teixeira, Catarina Sousa, Fabrízio Furtado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaços não formais Centro de Educação Ambiental Escolas |
topic |
Espaços não formais Centro de Educação Ambiental Escolas |
description |
O presente trabalho buscou avaliar as potencialidades dos espaços não formais de educação ambiental (EA) e analisar como os professores visam trabalhar EA no Centro Municipal de Educação Ambiental Rio São João (CEA), localizado no município de Itaúna, MG. Foi realizado um encontro com professores das escolas estaduais do município no CEA e os dados da pesquisa foram coletados através da transcrição da audiogravação do encontro, das anotações realizadas no diário de campo e dos questionários respondidos pelos professores. A análise desses dados se baseou na metodologia denominada Análise de Conteúdo, no qual verificamos o potencial de suporte do CEA para os professores trabalharem educação ambiental, sendo o contato com a natureza e a possibilidade de relacionar teoria à prática, algumas das vantagens da utilização do local citadas pelos professores. The present study sought to evaluate the potential of non-formal spaces of environmental education (EE) and analyze how the teachers aim to work and in the Centro Municipal de EducaçãoAmbiental São João (CEA), located in the municipality of Itaúna, MG. Was held a meeting with teachers of State schools of the municipality in the CEA and the research data was collected through the transcript of the audio recording of the meeting , notes held in the field diary and questionnaires answered by teachers. The analysis of the data was based on the methodology known as content analysis, in which we note the potential for support of CEA for teachers work environmental education, and the contact with nature and the possibility to relate theory to practice, some of the advantages of using the scene mentioned by the teachers. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6846 10.14295/remea.v34i3.6846 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6846 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v34i3.6846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6846/5012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 320-339 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785523929088 |