ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, André Boccasius
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348
Resumo: O Currículo de Ciências no Ensino Fundamental está sendo modificado a cada dia que passa, pois cada professora e cada professor adaptam os ensinamentos à/s sua/s turma/s. Este trabalho retrata uma experiência realizada numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, junto a quatro turmas de pósalfabetização da Educação de Jovens e Adultos – EJA; turmas estas referentes às séries finais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada durante seis meses (de maio a outubro) de 2003. O texto faz alusão à cultura popular, aos saberes populares, aos conhecimentos etnobotânicos de um grupo de estudantes de EJA. O levantamento de dados foi feito em forma de atividades escolares, na qual foram valorizados os saberes dos estudantes sobre plantas medicinais. Foram desenvolvidas três atividades com os referidos estudantes, além disso, com apenas uma das turmas, houve a participação em duas exposições, sendo que uma foi na escola e outra foi a nível municipal. Procurou-se não fazer um manual de plantas medicinais encontradas naquela região, mas questionar a relação dos estudantes com as plantas fitoterápicas e com o currículo de Ciências nesta modalidade.
id FURG-9_e8827d880acf5c8d3d6ab423831dbf55
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3348
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSCurrículo de CiênciasEducação de Jovens e AdultosEtnobotânica.O Currículo de Ciências no Ensino Fundamental está sendo modificado a cada dia que passa, pois cada professora e cada professor adaptam os ensinamentos à/s sua/s turma/s. Este trabalho retrata uma experiência realizada numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, junto a quatro turmas de pósalfabetização da Educação de Jovens e Adultos – EJA; turmas estas referentes às séries finais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada durante seis meses (de maio a outubro) de 2003. O texto faz alusão à cultura popular, aos saberes populares, aos conhecimentos etnobotânicos de um grupo de estudantes de EJA. O levantamento de dados foi feito em forma de atividades escolares, na qual foram valorizados os saberes dos estudantes sobre plantas medicinais. Foram desenvolvidas três atividades com os referidos estudantes, além disso, com apenas uma das turmas, houve a participação em duas exposições, sendo que uma foi na escola e outra foi a nível municipal. Procurou-se não fazer um manual de plantas medicinais encontradas naquela região, mas questionar a relação dos estudantes com as plantas fitoterápicas e com o currículo de Ciências nesta modalidade.Lepidus2013-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/334810.14295/remea.v26i0.3348REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348/2004Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, André Boccasius2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3348Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Siqueira, André Boccasius
Currículo de Ciências
Educação de Jovens e Adultos
Etnobotânica.
title_short ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Siqueira, André Boccasius
author_facet Siqueira, André Boccasius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo de Ciências
Educação de Jovens e Adultos
Etnobotânica.
topic Currículo de Ciências
Educação de Jovens e Adultos
Etnobotânica.
description O Currículo de Ciências no Ensino Fundamental está sendo modificado a cada dia que passa, pois cada professora e cada professor adaptam os ensinamentos à/s sua/s turma/s. Este trabalho retrata uma experiência realizada numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, junto a quatro turmas de pósalfabetização da Educação de Jovens e Adultos – EJA; turmas estas referentes às séries finais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada durante seis meses (de maio a outubro) de 2003. O texto faz alusão à cultura popular, aos saberes populares, aos conhecimentos etnobotânicos de um grupo de estudantes de EJA. O levantamento de dados foi feito em forma de atividades escolares, na qual foram valorizados os saberes dos estudantes sobre plantas medicinais. Foram desenvolvidas três atividades com os referidos estudantes, além disso, com apenas uma das turmas, houve a participação em duas exposições, sendo que uma foi na escola e outra foi a nível municipal. Procurou-se não fazer um manual de plantas medicinais encontradas naquela região, mas questionar a relação dos estudantes com as plantas fitoterápicas e com o currículo de Ciências nesta modalidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348
10.14295/remea.v26i0.3348
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348
identifier_str_mv 10.14295/remea.v26i0.3348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348/2004
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782987423744