ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348 |
Resumo: | O Currículo de Ciências no Ensino Fundamental está sendo modificado a cada dia que passa, pois cada professora e cada professor adaptam os ensinamentos à/s sua/s turma/s. Este trabalho retrata uma experiência realizada numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, junto a quatro turmas de pósalfabetização da Educação de Jovens e Adultos – EJA; turmas estas referentes às séries finais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada durante seis meses (de maio a outubro) de 2003. O texto faz alusão à cultura popular, aos saberes populares, aos conhecimentos etnobotânicos de um grupo de estudantes de EJA. O levantamento de dados foi feito em forma de atividades escolares, na qual foram valorizados os saberes dos estudantes sobre plantas medicinais. Foram desenvolvidas três atividades com os referidos estudantes, além disso, com apenas uma das turmas, houve a participação em duas exposições, sendo que uma foi na escola e outra foi a nível municipal. Procurou-se não fazer um manual de plantas medicinais encontradas naquela região, mas questionar a relação dos estudantes com as plantas fitoterápicas e com o currículo de Ciências nesta modalidade. |
id |
FURG-9_e8827d880acf5c8d3d6ab423831dbf55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3348 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSCurrículo de CiênciasEducação de Jovens e AdultosEtnobotânica.O Currículo de Ciências no Ensino Fundamental está sendo modificado a cada dia que passa, pois cada professora e cada professor adaptam os ensinamentos à/s sua/s turma/s. Este trabalho retrata uma experiência realizada numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, junto a quatro turmas de pósalfabetização da Educação de Jovens e Adultos – EJA; turmas estas referentes às séries finais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada durante seis meses (de maio a outubro) de 2003. O texto faz alusão à cultura popular, aos saberes populares, aos conhecimentos etnobotânicos de um grupo de estudantes de EJA. O levantamento de dados foi feito em forma de atividades escolares, na qual foram valorizados os saberes dos estudantes sobre plantas medicinais. Foram desenvolvidas três atividades com os referidos estudantes, além disso, com apenas uma das turmas, houve a participação em duas exposições, sendo que uma foi na escola e outra foi a nível municipal. Procurou-se não fazer um manual de plantas medicinais encontradas naquela região, mas questionar a relação dos estudantes com as plantas fitoterápicas e com o currículo de Ciências nesta modalidade.Lepidus2013-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/334810.14295/remea.v26i0.3348REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348/2004Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, André Boccasius2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3348Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Siqueira, André Boccasius Currículo de Ciências Educação de Jovens e Adultos Etnobotânica. |
title_short |
ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
Siqueira, André Boccasius |
author_facet |
Siqueira, André Boccasius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, André Boccasius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo de Ciências Educação de Jovens e Adultos Etnobotânica. |
topic |
Currículo de Ciências Educação de Jovens e Adultos Etnobotânica. |
description |
O Currículo de Ciências no Ensino Fundamental está sendo modificado a cada dia que passa, pois cada professora e cada professor adaptam os ensinamentos à/s sua/s turma/s. Este trabalho retrata uma experiência realizada numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, junto a quatro turmas de pósalfabetização da Educação de Jovens e Adultos – EJA; turmas estas referentes às séries finais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada durante seis meses (de maio a outubro) de 2003. O texto faz alusão à cultura popular, aos saberes populares, aos conhecimentos etnobotânicos de um grupo de estudantes de EJA. O levantamento de dados foi feito em forma de atividades escolares, na qual foram valorizados os saberes dos estudantes sobre plantas medicinais. Foram desenvolvidas três atividades com os referidos estudantes, além disso, com apenas uma das turmas, houve a participação em duas exposições, sendo que uma foi na escola e outra foi a nível municipal. Procurou-se não fazer um manual de plantas medicinais encontradas naquela região, mas questionar a relação dos estudantes com as plantas fitoterápicas e com o currículo de Ciências nesta modalidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348 10.14295/remea.v26i0.3348 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v26i0.3348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3348/2004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782987423744 |