Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Celeste Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cestari, Luiz Artur dos Santos, Silva Júnior, Milton Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6877
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a educação ambiental e a interdisciplinaridade visualizadas nas ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste baiano, em confluência com os modelos de educação e o debate sobre a crise paradigmática. Verificando que a tentativa das diversas ciências de construir reflexões educacionais tomando como base a educação ambiental nos faz perceber uma forma particular de apropriação de discursos em favor da abertura às perspectivas multidisciplinares, interdisciplinares e ou transdisciplinares. A análise dos projetos e/ou programas e das entrevistas proporcionaram uma reflexão sobre a pluralidade de saberes que direciona o campo educacional e a distinção entre ciências que atuam na educação e ciência da educação. This article aims to reflect on environmental education and interdisciplinarity displaying the extension actions Knowledge area "Environment and Sustainability" from a university in Southern Bahia, in confluence with the education models and the paradigmatic crisis. Noting that the attempt of various sciences to build educational reflections on the basis environmental education makes us realize a particular form of discourse ownership in favor of opening the multidisciplinary perspectives, interdisciplinary and transdisciplinary or. The analysis of projects and / or programs and interviews provided a reflection on the plurality of knowledge that directs the educational field and the distinction between science who work in education and science education.
id FURG-9_ea0dc39c7eb83e32c294b472a7ee436b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6877
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da BahiaEducação. Modelos de educação. Saberes ambientais. Saberes educacionais. Superação da Perspectiva Disciplinar.O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a educação ambiental e a interdisciplinaridade visualizadas nas ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste baiano, em confluência com os modelos de educação e o debate sobre a crise paradigmática. Verificando que a tentativa das diversas ciências de construir reflexões educacionais tomando como base a educação ambiental nos faz perceber uma forma particular de apropriação de discursos em favor da abertura às perspectivas multidisciplinares, interdisciplinares e ou transdisciplinares. A análise dos projetos e/ou programas e das entrevistas proporcionaram uma reflexão sobre a pluralidade de saberes que direciona o campo educacional e a distinção entre ciências que atuam na educação e ciência da educação. This article aims to reflect on environmental education and interdisciplinarity displaying the extension actions Knowledge area "Environment and Sustainability" from a university in Southern Bahia, in confluence with the education models and the paradigmatic crisis. Noting that the attempt of various sciences to build educational reflections on the basis environmental education makes us realize a particular form of discourse ownership in favor of opening the multidisciplinary perspectives, interdisciplinary and transdisciplinary or. The analysis of projects and / or programs and interviews provided a reflection on the plurality of knowledge that directs the educational field and the distinction between science who work in education and science education.Lepidus2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/687710.14295/remea.v34i3.6877REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 186-2061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6877/4900Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Celeste DiasCestari, Luiz Artur dos SantosSilva Júnior, Milton Ferreira da2018-03-22T21:47:43Zoai:periodicos.furg.br:article/6877Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-22T21:47:43Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia
title Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia
spellingShingle Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia
Amorim, Celeste Dias
Educação. Modelos de educação. Saberes ambientais. Saberes educacionais. Superação da Perspectiva Disciplinar.
title_short Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia
title_full Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia
title_fullStr Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia
title_sort Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia
author Amorim, Celeste Dias
author_facet Amorim, Celeste Dias
Cestari, Luiz Artur dos Santos
Silva Júnior, Milton Ferreira da
author_role author
author2 Cestari, Luiz Artur dos Santos
Silva Júnior, Milton Ferreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Celeste Dias
Cestari, Luiz Artur dos Santos
Silva Júnior, Milton Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Modelos de educação. Saberes ambientais. Saberes educacionais. Superação da Perspectiva Disciplinar.
topic Educação. Modelos de educação. Saberes ambientais. Saberes educacionais. Superação da Perspectiva Disciplinar.
description O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a educação ambiental e a interdisciplinaridade visualizadas nas ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste baiano, em confluência com os modelos de educação e o debate sobre a crise paradigmática. Verificando que a tentativa das diversas ciências de construir reflexões educacionais tomando como base a educação ambiental nos faz perceber uma forma particular de apropriação de discursos em favor da abertura às perspectivas multidisciplinares, interdisciplinares e ou transdisciplinares. A análise dos projetos e/ou programas e das entrevistas proporcionaram uma reflexão sobre a pluralidade de saberes que direciona o campo educacional e a distinção entre ciências que atuam na educação e ciência da educação. This article aims to reflect on environmental education and interdisciplinarity displaying the extension actions Knowledge area "Environment and Sustainability" from a university in Southern Bahia, in confluence with the education models and the paradigmatic crisis. Noting that the attempt of various sciences to build educational reflections on the basis environmental education makes us realize a particular form of discourse ownership in favor of opening the multidisciplinary perspectives, interdisciplinary and transdisciplinary or. The analysis of projects and / or programs and interviews provided a reflection on the plurality of knowledge that directs the educational field and the distinction between science who work in education and science education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6877
10.14295/remea.v34i3.6877
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6877
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i3.6877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6877/4900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 186-206
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785526026241