Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o saber tradicional dos pescadores artesanais e alunos sobre os peixes do rio Paraná e a região de Porto Rico-PR, a fim de estabelecer o diálogo deste com o conhecimento científico na escola estadual local. Para isto, foi adotada a pesquisa participante que oferece oportunidades de troca de saberes entre pesquisadores e indivíduos próximos ou distantes do ambiente acadêmico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e gravações de áudio e vídeo. As respostas dos questionários foram analisadas por meio da análise do conteúdo. Como resultado constatamos que os pescadores possuem um rico conhecimento sobre a ictiofauna da região, sendo este saber transmitido para as gerações mais jovens. Assim, com o intuito de garantir a valorização da cultura e da biodiversidade local faz-se necessária a inserção do diálogo dos etnosaberes nas escolas. |
id |
FURG-9_ea20d15e9e9e81b6738ad5ec1c348ef8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4432 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio ParanáEtnoconhecimentosaber cientifico.Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o saber tradicional dos pescadores artesanais e alunos sobre os peixes do rio Paraná e a região de Porto Rico-PR, a fim de estabelecer o diálogo deste com o conhecimento científico na escola estadual local. Para isto, foi adotada a pesquisa participante que oferece oportunidades de troca de saberes entre pesquisadores e indivíduos próximos ou distantes do ambiente acadêmico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e gravações de áudio e vídeo. As respostas dos questionários foram analisadas por meio da análise do conteúdo. Como resultado constatamos que os pescadores possuem um rico conhecimento sobre a ictiofauna da região, sendo este saber transmitido para as gerações mais jovens. Assim, com o intuito de garantir a valorização da cultura e da biodiversidade local faz-se necessária a inserção do diálogo dos etnosaberes nas escolas.Lepidus2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/443210.14295/remea.v0i0.4432REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 86-961517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432/2785Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Paula Gabriela daRiva, Poliana Barbosa daObara, Ana TiyomiSuzuki, Harumi IreneTakemoto, Ricardo Massato2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4432Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná |
title |
Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná |
spellingShingle |
Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná Costa, Paula Gabriela da Etnoconhecimento saber cientifico. |
title_short |
Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná |
title_full |
Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná |
title_fullStr |
Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná |
title_full_unstemmed |
Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná |
title_sort |
Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná |
author |
Costa, Paula Gabriela da |
author_facet |
Costa, Paula Gabriela da Riva, Poliana Barbosa da Obara, Ana Tiyomi Suzuki, Harumi Irene Takemoto, Ricardo Massato |
author_role |
author |
author2 |
Riva, Poliana Barbosa da Obara, Ana Tiyomi Suzuki, Harumi Irene Takemoto, Ricardo Massato |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Paula Gabriela da Riva, Poliana Barbosa da Obara, Ana Tiyomi Suzuki, Harumi Irene Takemoto, Ricardo Massato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnoconhecimento saber cientifico. |
topic |
Etnoconhecimento saber cientifico. |
description |
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o saber tradicional dos pescadores artesanais e alunos sobre os peixes do rio Paraná e a região de Porto Rico-PR, a fim de estabelecer o diálogo deste com o conhecimento científico na escola estadual local. Para isto, foi adotada a pesquisa participante que oferece oportunidades de troca de saberes entre pesquisadores e indivíduos próximos ou distantes do ambiente acadêmico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e gravações de áudio e vídeo. As respostas dos questionários foram analisadas por meio da análise do conteúdo. Como resultado constatamos que os pescadores possuem um rico conhecimento sobre a ictiofauna da região, sendo este saber transmitido para as gerações mais jovens. Assim, com o intuito de garantir a valorização da cultura e da biodiversidade local faz-se necessária a inserção do diálogo dos etnosaberes nas escolas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432 10.14295/remea.v0i0.4432 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432/2785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 86-96 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784400904192 |