Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paula Gabriela da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Riva, Poliana Barbosa da, Obara, Ana Tiyomi, Suzuki, Harumi Irene, Takemoto, Ricardo Massato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o saber tradicional dos pescadores artesanais e alunos sobre os peixes do rio Paraná e a região de Porto Rico-PR, a fim de estabelecer o diálogo deste com o conhecimento científico na escola estadual local. Para isto, foi adotada a pesquisa participante que oferece oportunidades de troca de saberes entre pesquisadores e indivíduos próximos ou distantes do ambiente acadêmico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e gravações de áudio e vídeo. As respostas dos questionários foram analisadas por meio da análise do conteúdo. Como resultado constatamos que os pescadores possuem um rico conhecimento sobre a ictiofauna da região, sendo este saber transmitido para as gerações mais jovens. Assim, com o intuito de garantir a valorização da cultura e da biodiversidade local faz-se necessária a inserção do diálogo dos etnosaberes nas escolas.
id FURG-9_ea20d15e9e9e81b6738ad5ec1c348ef8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4432
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio ParanáEtnoconhecimentosaber cientifico.Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o saber tradicional dos pescadores artesanais e alunos sobre os peixes do rio Paraná e a região de Porto Rico-PR, a fim de estabelecer o diálogo deste com o conhecimento científico na escola estadual local. Para isto, foi adotada a pesquisa participante que oferece oportunidades de troca de saberes entre pesquisadores e indivíduos próximos ou distantes do ambiente acadêmico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e gravações de áudio e vídeo. As respostas dos questionários foram analisadas por meio da análise do conteúdo. Como resultado constatamos que os pescadores possuem um rico conhecimento sobre a ictiofauna da região, sendo este saber transmitido para as gerações mais jovens. Assim, com o intuito de garantir a valorização da cultura e da biodiversidade local faz-se necessária a inserção do diálogo dos etnosaberes nas escolas.Lepidus2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/443210.14295/remea.v0i0.4432REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 86-961517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432/2785Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Paula Gabriela daRiva, Poliana Barbosa daObara, Ana TiyomiSuzuki, Harumi IreneTakemoto, Ricardo Massato2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4432Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná
title Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná
spellingShingle Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná
Costa, Paula Gabriela da
Etnoconhecimento
saber cientifico.
title_short Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná
title_full Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná
title_fullStr Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná
title_full_unstemmed Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná
title_sort Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná
author Costa, Paula Gabriela da
author_facet Costa, Paula Gabriela da
Riva, Poliana Barbosa da
Obara, Ana Tiyomi
Suzuki, Harumi Irene
Takemoto, Ricardo Massato
author_role author
author2 Riva, Poliana Barbosa da
Obara, Ana Tiyomi
Suzuki, Harumi Irene
Takemoto, Ricardo Massato
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Paula Gabriela da
Riva, Poliana Barbosa da
Obara, Ana Tiyomi
Suzuki, Harumi Irene
Takemoto, Ricardo Massato
dc.subject.por.fl_str_mv Etnoconhecimento
saber cientifico.
topic Etnoconhecimento
saber cientifico.
description Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o saber tradicional dos pescadores artesanais e alunos sobre os peixes do rio Paraná e a região de Porto Rico-PR, a fim de estabelecer o diálogo deste com o conhecimento científico na escola estadual local. Para isto, foi adotada a pesquisa participante que oferece oportunidades de troca de saberes entre pesquisadores e indivíduos próximos ou distantes do ambiente acadêmico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e gravações de áudio e vídeo. As respostas dos questionários foram analisadas por meio da análise do conteúdo. Como resultado constatamos que os pescadores possuem um rico conhecimento sobre a ictiofauna da região, sendo este saber transmitido para as gerações mais jovens. Assim, com o intuito de garantir a valorização da cultura e da biodiversidade local faz-se necessária a inserção do diálogo dos etnosaberes nas escolas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432
10.14295/remea.v0i0.4432
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4432/2785
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 86-96
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784400904192