EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Angela Luciana de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araújo, Maristela Machado, Noguera, Jorge Orlando Cuéllar, Grings, Venice Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2831
Resumo: A educação ambiental precisa difundir a percepção de que o meio ambiente inicia dentro de cada ser humano. Este trabalho teve como objetivo despertar nos educandos do ensino fundamental um sentimento de pertencimento e esponsabilidade com o meio. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini, Ajuricaba, RS, compreendendo as seguintes etapas: definição do problema de pesquisa, identificação do educandário e do público-alvo, planejamento seguido de análise conjunta da proposta com os professores para posterior execução e análise dos resultados. Identificou-se, inicialmente, que a maior parte dos alunos relatou o meio ambiente, basicamente, associado aos recursos naturais. A identificação e o plantio de espécies arbóreas na escola estimulou a percepção de que o ser humano e seus ambientes de convívio constituem parte do meio ambiente e que pequenas ações podem auxiliar a melhorar o meio circundante. Além disso, a problemática de um terreno baldio utilizado como depósito de lixo, em atividade de percepção ambiental, instigou o comprometimento dos alunos em solicitar a instalação de uma praça para a comunidade neste local. Desta forma, identificou-se que o trabalho, possivelmente, contribuiu para a sensibilização de uma consciência ambiental nos educandos e para despertar o cuidado e a responsabilidade com o meio ambiente.
id FURG-9_ee2c68de51d3915bf9284d61855bbb49
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2831
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREASProblemas ambientais. Percepção ambiental. Consciência ambiental. Responsabilidade ambiental.A educação ambiental precisa difundir a percepção de que o meio ambiente inicia dentro de cada ser humano. Este trabalho teve como objetivo despertar nos educandos do ensino fundamental um sentimento de pertencimento e esponsabilidade com o meio. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini, Ajuricaba, RS, compreendendo as seguintes etapas: definição do problema de pesquisa, identificação do educandário e do público-alvo, planejamento seguido de análise conjunta da proposta com os professores para posterior execução e análise dos resultados. Identificou-se, inicialmente, que a maior parte dos alunos relatou o meio ambiente, basicamente, associado aos recursos naturais. A identificação e o plantio de espécies arbóreas na escola estimulou a percepção de que o ser humano e seus ambientes de convívio constituem parte do meio ambiente e que pequenas ações podem auxiliar a melhorar o meio circundante. Além disso, a problemática de um terreno baldio utilizado como depósito de lixo, em atividade de percepção ambiental, instigou o comprometimento dos alunos em solicitar a instalação de uma praça para a comunidade neste local. Desta forma, identificou-se que o trabalho, possivelmente, contribuiu para a sensibilização de uma consciência ambiental nos educandos e para despertar o cuidado e a responsabilidade com o meio ambiente.Lepidus2012-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/283110.14295/remea.v22i0.2831REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2831/1604Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvila, Angela Luciana deAraújo, Maristela MachadoNoguera, Jorge Orlando CuéllarGrings, Venice Teresinha2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2831Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS
Avila, Angela Luciana de
Problemas ambientais. Percepção ambiental. Consciência ambiental. Responsabilidade ambiental.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS
author Avila, Angela Luciana de
author_facet Avila, Angela Luciana de
Araújo, Maristela Machado
Noguera, Jorge Orlando Cuéllar
Grings, Venice Teresinha
author_role author
author2 Araújo, Maristela Machado
Noguera, Jorge Orlando Cuéllar
Grings, Venice Teresinha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila, Angela Luciana de
Araújo, Maristela Machado
Noguera, Jorge Orlando Cuéllar
Grings, Venice Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas ambientais. Percepção ambiental. Consciência ambiental. Responsabilidade ambiental.
topic Problemas ambientais. Percepção ambiental. Consciência ambiental. Responsabilidade ambiental.
description A educação ambiental precisa difundir a percepção de que o meio ambiente inicia dentro de cada ser humano. Este trabalho teve como objetivo despertar nos educandos do ensino fundamental um sentimento de pertencimento e esponsabilidade com o meio. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini, Ajuricaba, RS, compreendendo as seguintes etapas: definição do problema de pesquisa, identificação do educandário e do público-alvo, planejamento seguido de análise conjunta da proposta com os professores para posterior execução e análise dos resultados. Identificou-se, inicialmente, que a maior parte dos alunos relatou o meio ambiente, basicamente, associado aos recursos naturais. A identificação e o plantio de espécies arbóreas na escola estimulou a percepção de que o ser humano e seus ambientes de convívio constituem parte do meio ambiente e que pequenas ações podem auxiliar a melhorar o meio circundante. Além disso, a problemática de um terreno baldio utilizado como depósito de lixo, em atividade de percepção ambiental, instigou o comprometimento dos alunos em solicitar a instalação de uma praça para a comunidade neste local. Desta forma, identificou-se que o trabalho, possivelmente, contribuiu para a sensibilização de uma consciência ambiental nos educandos e para despertar o cuidado e a responsabilidade com o meio ambiente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2831
10.14295/remea.v22i0.2831
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2831
identifier_str_mv 10.14295/remea.v22i0.2831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2831/1604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781869641728