Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreoli, Vanessa Marion
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Campos, Marília Andrade Torales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7147
Resumo: O artigo discute possíveis contribuições da Educação Ambiental nos processos de desenvolvimento de comunidades, voltando-se para as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos colégios estaduais do campo localizados no entorno das Unidades de Conservação da Ilha do Mel/PR. Com o objetivo de analisar a relação entre a Educação Ambiental, o currículo e o desenvolvimento comunitário local, a pesquisa foi construída a partir da metodologia da triangulação de dados tanto para a coleta quanto para a análise, qualitativa e dialética da realidade. Como principais resultados, aponta-se que os professores, apesar de envoltos por diversas e complexas problemáticas como a alta rotatividade docente e precárias condições de trabalho, tendem a valorizar a cultura, os saberes e a natureza da Ilha na sua prática pedagógica de Educação Ambiental. The article discusses possible contributions of Environmental Education in the processes of community development, turning to the pedagogical practices of teachers who work in state camp colleges located around the Conservation Units of Ilha do Mel/PR. With the objective of analyzing the relationship between Environmental Education, curriculum and local community development, the research was constructed from the methodology of data triangulation both for the collection and for the qualitative and dialectical analysis of reality. As main results, it is pointed out that teachers, despite being surrounded by diverse and complex problems such as high teacher turnover and precarious work conditions, tend to value the culture, knowledge and nature of the Island in its pedagogical practice of Environmental Education.
id FURG-9_ee750add5a9dc258952823dd5c968e85
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7147
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)Educação AmbientalCurrículoDesenvolvimento comunitário localO artigo discute possíveis contribuições da Educação Ambiental nos processos de desenvolvimento de comunidades, voltando-se para as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos colégios estaduais do campo localizados no entorno das Unidades de Conservação da Ilha do Mel/PR. Com o objetivo de analisar a relação entre a Educação Ambiental, o currículo e o desenvolvimento comunitário local, a pesquisa foi construída a partir da metodologia da triangulação de dados tanto para a coleta quanto para a análise, qualitativa e dialética da realidade. Como principais resultados, aponta-se que os professores, apesar de envoltos por diversas e complexas problemáticas como a alta rotatividade docente e precárias condições de trabalho, tendem a valorizar a cultura, os saberes e a natureza da Ilha na sua prática pedagógica de Educação Ambiental. The article discusses possible contributions of Environmental Education in the processes of community development, turning to the pedagogical practices of teachers who work in state camp colleges located around the Conservation Units of Ilha do Mel/PR. With the objective of analyzing the relationship between Environmental Education, curriculum and local community development, the research was constructed from the methodology of data triangulation both for the collection and for the qualitative and dialectical analysis of reality. As main results, it is pointed out that teachers, despite being surrounded by diverse and complex problems such as high teacher turnover and precarious work conditions, tend to value the culture, knowledge and nature of the Island in its pedagogical practice of Environmental Education.Lepidus2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/714710.14295/remea.v0i0.7147REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 132-1491517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7147/4776Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndreoli, Vanessa MarionCampos, Marília Andrade Torales2018-03-21T00:38:44Zoai:periodicos.furg.br:article/7147Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-21T00:38:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)
title Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)
spellingShingle Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)
Andreoli, Vanessa Marion
Educação Ambiental
Currículo
Desenvolvimento comunitário local
title_short Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)
title_full Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)
title_fullStr Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)
title_full_unstemmed Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)
title_sort Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)
author Andreoli, Vanessa Marion
author_facet Andreoli, Vanessa Marion
Campos, Marília Andrade Torales
author_role author
author2 Campos, Marília Andrade Torales
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreoli, Vanessa Marion
Campos, Marília Andrade Torales
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Currículo
Desenvolvimento comunitário local
topic Educação Ambiental
Currículo
Desenvolvimento comunitário local
description O artigo discute possíveis contribuições da Educação Ambiental nos processos de desenvolvimento de comunidades, voltando-se para as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos colégios estaduais do campo localizados no entorno das Unidades de Conservação da Ilha do Mel/PR. Com o objetivo de analisar a relação entre a Educação Ambiental, o currículo e o desenvolvimento comunitário local, a pesquisa foi construída a partir da metodologia da triangulação de dados tanto para a coleta quanto para a análise, qualitativa e dialética da realidade. Como principais resultados, aponta-se que os professores, apesar de envoltos por diversas e complexas problemáticas como a alta rotatividade docente e precárias condições de trabalho, tendem a valorizar a cultura, os saberes e a natureza da Ilha na sua prática pedagógica de Educação Ambiental. The article discusses possible contributions of Environmental Education in the processes of community development, turning to the pedagogical practices of teachers who work in state camp colleges located around the Conservation Units of Ilha do Mel/PR. With the objective of analyzing the relationship between Environmental Education, curriculum and local community development, the research was constructed from the methodology of data triangulation both for the collection and for the qualitative and dialectical analysis of reality. As main results, it is pointed out that teachers, despite being surrounded by diverse and complex problems such as high teacher turnover and precarious work conditions, tend to value the culture, knowledge and nature of the Island in its pedagogical practice of Environmental Education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7147
10.14295/remea.v0i0.7147
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7147
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.7147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7147/4776
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 132-149
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786038779904