Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Deyverson Mesquita
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Neuma Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8584
Resumo: O geoprocessamento como ferramenta de grande uso, possui potencial para geração de produtos capazes de interpretar fenômenos naturais, podendo auxiliar na obtenção de informações no meio social; tornando importante conhecer essa área do conhecimento. A escola é onde podemos compreender essa ferramenta de forma integrada, auxiliando na formação do aluno, mas, sempre trabalhando em linguagens de acordo como grau de instrução. Diante disso, buscou-se demonstrar a partir da dinâmica da caça ao tesouro a importância do Geoprocessamento. Atividade foi realizada com alunos do 5º ano de forma que todos participassem na busca das pistas constituídas de um texto sobre o Geoprocessamento e uma coordenada geográfica. A atividade foi proveitosa no âmbito da participação dos alunos desde a busca da pistas até as respostas dadas nos questionamentos ao final da dinâmica. Geoprocessing as a tool of great use, has the potential to generate products capable of interpreting natural phenomena, and can help in obtaining information in the social environment; making it important to know this area of knowledge. The school is where we can understand this tool in an integrated way, aiding in the formation of the student, but always working in languages according to degree of instruction. In view of this, it was tried to demonstrate from the dynamics of the treasure hunt the importance of Geoprocessing. Activity was carried out with 5th year students so that everyone participated in the search for the tracks made up of a text about Geoprocessing and a geographic coordinate. The activity was profitable in the scope of student participation from the search for clues to the answers given in the questions to the end of the dynamics. El geoprocesamiento como herramienta de gran uso, posee potencial para generación de productos capaces de interpretar fenómenos naturales, pudiendo auxiliar en la obtención de informaciones en el medio social; que es importante conocer esta área del conocimiento. La escuela es donde podemos comprender esta herramienta de forma integrada, ayudando en la formación del alumno, pero, siempre trabajando en lenguajes de acuerdo como grado de instrucción. Ante ello, se buscó demostrar a partir de la dinámica de la caza al tesoro la importancia del Geoprocesamiento. La actividad fue realizada con alumnos del 5º año de forma que todos participar en la búsqueda de las pistas constituidas de un texto sobre el Geoprocesamiento y una coordenada geográfica. La actividad fue provechosa en el ámbito de la participación de los alumnos desde la búsqueda de pistas hasta las respuestas dadas en los cuestionamientos al final de la dinámica.
id FURG-9_ee79c803f07d0f1dc6e90bf80c7d0cb4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8584
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoroAtividade lúdicaEnsino FundamentalMeio ambiente.O geoprocessamento como ferramenta de grande uso, possui potencial para geração de produtos capazes de interpretar fenômenos naturais, podendo auxiliar na obtenção de informações no meio social; tornando importante conhecer essa área do conhecimento. A escola é onde podemos compreender essa ferramenta de forma integrada, auxiliando na formação do aluno, mas, sempre trabalhando em linguagens de acordo como grau de instrução. Diante disso, buscou-se demonstrar a partir da dinâmica da caça ao tesouro a importância do Geoprocessamento. Atividade foi realizada com alunos do 5º ano de forma que todos participassem na busca das pistas constituídas de um texto sobre o Geoprocessamento e uma coordenada geográfica. A atividade foi proveitosa no âmbito da participação dos alunos desde a busca da pistas até as respostas dadas nos questionamentos ao final da dinâmica. Geoprocessing as a tool of great use, has the potential to generate products capable of interpreting natural phenomena, and can help in obtaining information in the social environment; making it important to know this area of knowledge. The school is where we can understand this tool in an integrated way, aiding in the formation of the student, but always working in languages according to degree of instruction. In view of this, it was tried to demonstrate from the dynamics of the treasure hunt the importance of Geoprocessing. Activity was carried out with 5th year students so that everyone participated in the search for the tracks made up of a text about Geoprocessing and a geographic coordinate. The activity was profitable in the scope of student participation from the search for clues to the answers given in the questions to the end of the dynamics. El geoprocesamiento como herramienta de gran uso, posee potencial para generación de productos capaces de interpretar fenómenos naturales, pudiendo auxiliar en la obtención de informaciones en el medio social; que es importante conocer esta área del conocimiento. La escuela es donde podemos comprender esta herramienta de forma integrada, ayudando en la formación del alumno, pero, siempre trabajando en lenguajes de acuerdo como grado de instrucción. Ante ello, se buscó demostrar a partir de la dinámica de la caza al tesoro la importancia del Geoprocesamiento. La actividad fue realizada con alumnos del 5º año de forma que todos participar en la búsqueda de las pistas constituidas de un texto sobre el Geoprocesamiento y una coordenada geográfica. La actividad fue provechosa en el ámbito de la participación de los alumnos desde la búsqueda de pistas hasta las respuestas dadas en los cuestionamientos al final de la dinámica.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/858410.14295/remea.v0i1.8584REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 323-3341517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8584/5522Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Deyverson MesquitaSantos, Neuma Teixeira dos2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8584Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro
title Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro
spellingShingle Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro
Freitas, Deyverson Mesquita
Atividade lúdica
Ensino Fundamental
Meio ambiente.
title_short Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro
title_full Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro
title_fullStr Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro
title_full_unstemmed Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro
title_sort Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouroGeoprocessing study using the dynamics of treasure huntEstudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro
author Freitas, Deyverson Mesquita
author_facet Freitas, Deyverson Mesquita
Santos, Neuma Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Neuma Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Deyverson Mesquita
Santos, Neuma Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade lúdica
Ensino Fundamental
Meio ambiente.
topic Atividade lúdica
Ensino Fundamental
Meio ambiente.
description O geoprocessamento como ferramenta de grande uso, possui potencial para geração de produtos capazes de interpretar fenômenos naturais, podendo auxiliar na obtenção de informações no meio social; tornando importante conhecer essa área do conhecimento. A escola é onde podemos compreender essa ferramenta de forma integrada, auxiliando na formação do aluno, mas, sempre trabalhando em linguagens de acordo como grau de instrução. Diante disso, buscou-se demonstrar a partir da dinâmica da caça ao tesouro a importância do Geoprocessamento. Atividade foi realizada com alunos do 5º ano de forma que todos participassem na busca das pistas constituídas de um texto sobre o Geoprocessamento e uma coordenada geográfica. A atividade foi proveitosa no âmbito da participação dos alunos desde a busca da pistas até as respostas dadas nos questionamentos ao final da dinâmica. Geoprocessing as a tool of great use, has the potential to generate products capable of interpreting natural phenomena, and can help in obtaining information in the social environment; making it important to know this area of knowledge. The school is where we can understand this tool in an integrated way, aiding in the formation of the student, but always working in languages according to degree of instruction. In view of this, it was tried to demonstrate from the dynamics of the treasure hunt the importance of Geoprocessing. Activity was carried out with 5th year students so that everyone participated in the search for the tracks made up of a text about Geoprocessing and a geographic coordinate. The activity was profitable in the scope of student participation from the search for clues to the answers given in the questions to the end of the dynamics. El geoprocesamiento como herramienta de gran uso, posee potencial para generación de productos capaces de interpretar fenómenos naturales, pudiendo auxiliar en la obtención de informaciones en el medio social; que es importante conocer esta área del conocimiento. La escuela es donde podemos comprender esta herramienta de forma integrada, ayudando en la formación del alumno, pero, siempre trabajando en lenguajes de acuerdo como grado de instrucción. Ante ello, se buscó demostrar a partir de la dinámica de la caza al tesoro la importancia del Geoprocesamiento. La actividad fue realizada con alumnos del 5º año de forma que todos participar en la búsqueda de las pistas constituidas de un texto sobre el Geoprocesamiento y una coordenada geográfica. La actividad fue provechosa en el ámbito de la participación de los alumnos desde la búsqueda de pistas hasta las respuestas dadas en los cuestionamientos al final de la dinámica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8584
10.14295/remea.v0i1.8584
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8584
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8584/5522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 323-334
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786676314112