As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Milene Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendes, Ronaldo Lopes Rodrigues, Cristino, Maria da Glória Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva. Neste sentido, observou-se que as experiências de incentivo que utilizaram o aporte da Educação Ambiental buscaram contribuir, principalmente, para construções de conhecimentos voltados ao manejo correto da água captada, a fim de proporcionar o acesso à água de qualidade aos beneficiados e gerar condições de sustentabilidade para as experiências. A incorporação de ações de Educação Ambiental é um importante método de sensibilização e mudanças de percepção e de atitudes, ligadas ao aproveitamento da água de chuva, tem potencial de gerar condições de sustentabilidade para experiências de incentivo e mudar a realidade vivencial daqueles que estão em situação de vulnerabilidade hídrica. La presente investigación tiene por objetivo verificar las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia. En este sentido, se observó que las experiencias de incentivo que utilizaron el aporte de la Educación Ambiental buscaron contribuir, principalmente, a construcciones de conocimientos dirigidos al manejo correcto del agua captada, a fin de proporcionar el acceso al agua de calidad a los beneficiados y generar condiciones de sostenibilidad para las experiencias. La incorporación de acciones de Educación Ambiental es un importante método de sensibilización y cambios de percepción y de actitudes ligadas al aprovechamiento del agua de lluvia, tiene potencial de generar condiciones de sustentabilidad para experiencias de incentivo y cambiar la realidad vivencial de aquellos que están en situación de vulnerabilidad hídrica. The present research has the objective of verifying the contributions of the Environmental Education in initiatives for the use of rainwater. It was observed that the experiments used contributed mainly to knowledge of the correct management of captured water, in order to provide access to water quality to the beneficiaries and generate conditions of sustainability for the experiences. The incorporation of Environmental Education actions is an important method of sensitizing and changing perceptions and attitudes, linked to the use of rainwater, has the potential to generate sustainability conditions for incentive experiences and to change the experiential reality of those who are in a situation of water vulnerability.
id FURG-9_f04241c437b238e0991ebeb2e977eab9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7720
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwaterAproveitamento da água de chuvaEducação AmbientalExperiências de IncentivoA presente pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva. Neste sentido, observou-se que as experiências de incentivo que utilizaram o aporte da Educação Ambiental buscaram contribuir, principalmente, para construções de conhecimentos voltados ao manejo correto da água captada, a fim de proporcionar o acesso à água de qualidade aos beneficiados e gerar condições de sustentabilidade para as experiências. A incorporação de ações de Educação Ambiental é um importante método de sensibilização e mudanças de percepção e de atitudes, ligadas ao aproveitamento da água de chuva, tem potencial de gerar condições de sustentabilidade para experiências de incentivo e mudar a realidade vivencial daqueles que estão em situação de vulnerabilidade hídrica. La presente investigación tiene por objetivo verificar las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia. En este sentido, se observó que las experiencias de incentivo que utilizaron el aporte de la Educación Ambiental buscaron contribuir, principalmente, a construcciones de conocimientos dirigidos al manejo correcto del agua captada, a fin de proporcionar el acceso al agua de calidad a los beneficiados y generar condiciones de sostenibilidad para las experiencias. La incorporación de acciones de Educación Ambiental es un importante método de sensibilización y cambios de percepción y de actitudes ligadas al aprovechamiento del agua de lluvia, tiene potencial de generar condiciones de sustentabilidad para experiencias de incentivo y cambiar la realidad vivencial de aquellos que están en situación de vulnerabilidad hídrica. The present research has the objective of verifying the contributions of the Environmental Education in initiatives for the use of rainwater. It was observed that the experiments used contributed mainly to knowledge of the correct management of captured water, in order to provide access to water quality to the beneficiaries and generate conditions of sustainability for the experiences. The incorporation of Environmental Education actions is an important method of sensitizing and changing perceptions and attitudes, linked to the use of rainwater, has the potential to generate sustainability conditions for incentive experiences and to change the experiential reality of those who are in a situation of water vulnerability.Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/772010.14295/remea.v35i2.7720REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 173-1921517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720/5381Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Milene PereiraMendes, Ronaldo Lopes RodriguesCristino, Maria da Glória Gomes2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7720Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
title As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
spellingShingle As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
Mendes, Milene Pereira
Aproveitamento da água de chuva
Educação Ambiental
Experiências de Incentivo
title_short As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
title_full As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
title_fullStr As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
title_full_unstemmed As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
title_sort As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
author Mendes, Milene Pereira
author_facet Mendes, Milene Pereira
Mendes, Ronaldo Lopes Rodrigues
Cristino, Maria da Glória Gomes
author_role author
author2 Mendes, Ronaldo Lopes Rodrigues
Cristino, Maria da Glória Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Milene Pereira
Mendes, Ronaldo Lopes Rodrigues
Cristino, Maria da Glória Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Aproveitamento da água de chuva
Educação Ambiental
Experiências de Incentivo
topic Aproveitamento da água de chuva
Educação Ambiental
Experiências de Incentivo
description A presente pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva. Neste sentido, observou-se que as experiências de incentivo que utilizaram o aporte da Educação Ambiental buscaram contribuir, principalmente, para construções de conhecimentos voltados ao manejo correto da água captada, a fim de proporcionar o acesso à água de qualidade aos beneficiados e gerar condições de sustentabilidade para as experiências. A incorporação de ações de Educação Ambiental é um importante método de sensibilização e mudanças de percepção e de atitudes, ligadas ao aproveitamento da água de chuva, tem potencial de gerar condições de sustentabilidade para experiências de incentivo e mudar a realidade vivencial daqueles que estão em situação de vulnerabilidade hídrica. La presente investigación tiene por objetivo verificar las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia. En este sentido, se observó que las experiencias de incentivo que utilizaron el aporte de la Educación Ambiental buscaron contribuir, principalmente, a construcciones de conocimientos dirigidos al manejo correcto del agua captada, a fin de proporcionar el acceso al agua de calidad a los beneficiados y generar condiciones de sostenibilidad para las experiencias. La incorporación de acciones de Educación Ambiental es un importante método de sensibilización y cambios de percepción y de actitudes ligadas al aprovechamiento del agua de lluvia, tiene potencial de generar condiciones de sustentabilidad para experiencias de incentivo y cambiar la realidad vivencial de aquellos que están en situación de vulnerabilidad hídrica. The present research has the objective of verifying the contributions of the Environmental Education in initiatives for the use of rainwater. It was observed that the experiments used contributed mainly to knowledge of the correct management of captured water, in order to provide access to water quality to the beneficiaries and generate conditions of sustainability for the experiences. The incorporation of Environmental Education actions is an important method of sensitizing and changing perceptions and attitudes, linked to the use of rainwater, has the potential to generate sustainability conditions for incentive experiences and to change the experiential reality of those who are in a situation of water vulnerability.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720
10.14295/remea.v35i2.7720
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i2.7720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720/5381
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 173-192
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786162511872