As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva. Neste sentido, observou-se que as experiências de incentivo que utilizaram o aporte da Educação Ambiental buscaram contribuir, principalmente, para construções de conhecimentos voltados ao manejo correto da água captada, a fim de proporcionar o acesso à água de qualidade aos beneficiados e gerar condições de sustentabilidade para as experiências. A incorporação de ações de Educação Ambiental é um importante método de sensibilização e mudanças de percepção e de atitudes, ligadas ao aproveitamento da água de chuva, tem potencial de gerar condições de sustentabilidade para experiências de incentivo e mudar a realidade vivencial daqueles que estão em situação de vulnerabilidade hídrica. La presente investigación tiene por objetivo verificar las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia. En este sentido, se observó que las experiencias de incentivo que utilizaron el aporte de la Educación Ambiental buscaron contribuir, principalmente, a construcciones de conocimientos dirigidos al manejo correcto del agua captada, a fin de proporcionar el acceso al agua de calidad a los beneficiados y generar condiciones de sostenibilidad para las experiencias. La incorporación de acciones de Educación Ambiental es un importante método de sensibilización y cambios de percepción y de actitudes ligadas al aprovechamiento del agua de lluvia, tiene potencial de generar condiciones de sustentabilidad para experiencias de incentivo y cambiar la realidad vivencial de aquellos que están en situación de vulnerabilidad hídrica. The present research has the objective of verifying the contributions of the Environmental Education in initiatives for the use of rainwater. It was observed that the experiments used contributed mainly to knowledge of the correct management of captured water, in order to provide access to water quality to the beneficiaries and generate conditions of sustainability for the experiences. The incorporation of Environmental Education actions is an important method of sensitizing and changing perceptions and attitudes, linked to the use of rainwater, has the potential to generate sustainability conditions for incentive experiences and to change the experiential reality of those who are in a situation of water vulnerability. |
id |
FURG-9_f04241c437b238e0991ebeb2e977eab9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7720 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwaterAproveitamento da água de chuvaEducação AmbientalExperiências de IncentivoA presente pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva. Neste sentido, observou-se que as experiências de incentivo que utilizaram o aporte da Educação Ambiental buscaram contribuir, principalmente, para construções de conhecimentos voltados ao manejo correto da água captada, a fim de proporcionar o acesso à água de qualidade aos beneficiados e gerar condições de sustentabilidade para as experiências. A incorporação de ações de Educação Ambiental é um importante método de sensibilização e mudanças de percepção e de atitudes, ligadas ao aproveitamento da água de chuva, tem potencial de gerar condições de sustentabilidade para experiências de incentivo e mudar a realidade vivencial daqueles que estão em situação de vulnerabilidade hídrica. La presente investigación tiene por objetivo verificar las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia. En este sentido, se observó que las experiencias de incentivo que utilizaron el aporte de la Educación Ambiental buscaron contribuir, principalmente, a construcciones de conocimientos dirigidos al manejo correcto del agua captada, a fin de proporcionar el acceso al agua de calidad a los beneficiados y generar condiciones de sostenibilidad para las experiencias. La incorporación de acciones de Educación Ambiental es un importante método de sensibilización y cambios de percepción y de actitudes ligadas al aprovechamiento del agua de lluvia, tiene potencial de generar condiciones de sustentabilidad para experiencias de incentivo y cambiar la realidad vivencial de aquellos que están en situación de vulnerabilidad hídrica. The present research has the objective of verifying the contributions of the Environmental Education in initiatives for the use of rainwater. It was observed that the experiments used contributed mainly to knowledge of the correct management of captured water, in order to provide access to water quality to the beneficiaries and generate conditions of sustainability for the experiences. The incorporation of Environmental Education actions is an important method of sensitizing and changing perceptions and attitudes, linked to the use of rainwater, has the potential to generate sustainability conditions for incentive experiences and to change the experiential reality of those who are in a situation of water vulnerability.Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/772010.14295/remea.v35i2.7720REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 173-1921517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720/5381Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Milene PereiraMendes, Ronaldo Lopes RodriguesCristino, Maria da Glória Gomes2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7720Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater |
title |
As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater |
spellingShingle |
As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater Mendes, Milene Pereira Aproveitamento da água de chuva Educação Ambiental Experiências de Incentivo |
title_short |
As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater |
title_full |
As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater |
title_fullStr |
As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater |
title_full_unstemmed |
As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater |
title_sort |
As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuvaLas contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluviaThe contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater |
author |
Mendes, Milene Pereira |
author_facet |
Mendes, Milene Pereira Mendes, Ronaldo Lopes Rodrigues Cristino, Maria da Glória Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Ronaldo Lopes Rodrigues Cristino, Maria da Glória Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Milene Pereira Mendes, Ronaldo Lopes Rodrigues Cristino, Maria da Glória Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aproveitamento da água de chuva Educação Ambiental Experiências de Incentivo |
topic |
Aproveitamento da água de chuva Educação Ambiental Experiências de Incentivo |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva. Neste sentido, observou-se que as experiências de incentivo que utilizaram o aporte da Educação Ambiental buscaram contribuir, principalmente, para construções de conhecimentos voltados ao manejo correto da água captada, a fim de proporcionar o acesso à água de qualidade aos beneficiados e gerar condições de sustentabilidade para as experiências. A incorporação de ações de Educação Ambiental é um importante método de sensibilização e mudanças de percepção e de atitudes, ligadas ao aproveitamento da água de chuva, tem potencial de gerar condições de sustentabilidade para experiências de incentivo e mudar a realidade vivencial daqueles que estão em situação de vulnerabilidade hídrica. La presente investigación tiene por objetivo verificar las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia. En este sentido, se observó que las experiencias de incentivo que utilizaron el aporte de la Educación Ambiental buscaron contribuir, principalmente, a construcciones de conocimientos dirigidos al manejo correcto del agua captada, a fin de proporcionar el acceso al agua de calidad a los beneficiados y generar condiciones de sostenibilidad para las experiencias. La incorporación de acciones de Educación Ambiental es un importante método de sensibilización y cambios de percepción y de actitudes ligadas al aprovechamiento del agua de lluvia, tiene potencial de generar condiciones de sustentabilidad para experiencias de incentivo y cambiar la realidad vivencial de aquellos que están en situación de vulnerabilidad hídrica. The present research has the objective of verifying the contributions of the Environmental Education in initiatives for the use of rainwater. It was observed that the experiments used contributed mainly to knowledge of the correct management of captured water, in order to provide access to water quality to the beneficiaries and generate conditions of sustainability for the experiences. The incorporation of Environmental Education actions is an important method of sensitizing and changing perceptions and attitudes, linked to the use of rainwater, has the potential to generate sustainability conditions for incentive experiences and to change the experiential reality of those who are in a situation of water vulnerability. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720 10.14295/remea.v35i2.7720 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v35i2.7720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720/5381 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 173-192 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786162511872 |