Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560 |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que temáticas permeiam as pesquisas que se propõe a tratar da produção de conhecimento na – ou sobre a – Educação Ambiental? E teve como objetivos: i) Conhecer as temáticas que compõe a produção de conhecimento na, e sobre a, Educação Ambiental e; ii) Dialogar com tais temáticas com a finalidade de tecer apontamentos sobre o movimento de produção de conhecimentos na – e sobre a – Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a Leitura Imanente (LESSA, 2011), que resultou em quatro temáticas: Ética; Conhecimento científico; Exigências do modo de produção capitalista e; Relação ser humano – natureza. Concluiu-se que o trabalho com as temáticas pode servir como forma de elo entre a produção acadêmica e a vida cotidiana (LUKÁCS, 2013). This research was developed from the following question: What themes permeate the researches that study the knowledge production in – or about – Environmental Education? It had as goals: i) To know the themes that compose the knowledge production in and about the Environmental Education and; ii) To dialogue with themes with the propose to weave notes about the knowledge production movement in – and about the – Environmental Education. The methodology used was the Immanent Reading (LESSA, 2011), that resulted in four themes: Ethics; Scientific knowledge; Requirements of the capitalist mode of production and; Human-nature relationship. It was concluded that the work with the themes can serve as a link between academic production and daily life (LUKÁCS, 2013). Esta investigación fue desarrollada a partir del siguiente cuestionamiento: ¿Qué temáticas permean las investigaciones que se propone a tratar de la producción de conocimiento en la Educación Ambiental? Tuvo como objetivos: i) Conocer las temáticas que componen la producción de conocimiento en la, y sobre la, Educación Ambiental; ii) Dialogar con las temáticas con la finalidad de producir apuntes sobre el movimiento de producción de conocimientos en - y sobre la - Educación Ambiental. La metodología utilizada fue la Lectura Inmanente (LESSA, 2011), que resultó en cuatro temáticas: Ética; Conocimiento científico; Exigencias del modo de producción capitalista y; Relación ser humano - naturaleza. Se concluyó que el trabajo con las temáticas puede servir como forma de conexión entre la producción académica y la vida cotidiana (LUKÁCS, 2013). |
id |
FURG-9_f11c64418aef128b9ee57904035ebad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8560 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y EpistemologíaEducação Ambiental. Elaboração do saber. Fundamentos da Educação.Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que temáticas permeiam as pesquisas que se propõe a tratar da produção de conhecimento na – ou sobre a – Educação Ambiental? E teve como objetivos: i) Conhecer as temáticas que compõe a produção de conhecimento na, e sobre a, Educação Ambiental e; ii) Dialogar com tais temáticas com a finalidade de tecer apontamentos sobre o movimento de produção de conhecimentos na – e sobre a – Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a Leitura Imanente (LESSA, 2011), que resultou em quatro temáticas: Ética; Conhecimento científico; Exigências do modo de produção capitalista e; Relação ser humano – natureza. Concluiu-se que o trabalho com as temáticas pode servir como forma de elo entre a produção acadêmica e a vida cotidiana (LUKÁCS, 2013). This research was developed from the following question: What themes permeate the researches that study the knowledge production in – or about – Environmental Education? It had as goals: i) To know the themes that compose the knowledge production in and about the Environmental Education and; ii) To dialogue with themes with the propose to weave notes about the knowledge production movement in – and about the – Environmental Education. The methodology used was the Immanent Reading (LESSA, 2011), that resulted in four themes: Ethics; Scientific knowledge; Requirements of the capitalist mode of production and; Human-nature relationship. It was concluded that the work with the themes can serve as a link between academic production and daily life (LUKÁCS, 2013). Esta investigación fue desarrollada a partir del siguiente cuestionamiento: ¿Qué temáticas permean las investigaciones que se propone a tratar de la producción de conocimiento en la Educación Ambiental? Tuvo como objetivos: i) Conocer las temáticas que componen la producción de conocimiento en la, y sobre la, Educación Ambiental; ii) Dialogar con las temáticas con la finalidad de producir apuntes sobre el movimiento de producción de conocimientos en - y sobre la - Educación Ambiental. La metodología utilizada fue la Lectura Inmanente (LESSA, 2011), que resultó en cuatro temáticas: Ética; Conocimiento científico; Exigencias del modo de producción capitalista y; Relación ser humano - naturaleza. Se concluyó que el trabajo con las temáticas puede servir como forma de conexión entre la producción académica y la vida cotidiana (LUKÁCS, 2013).Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/856010.14295/remea.v0i1.8560REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 20-341517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560/5498Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPodewils, Tamires LopesPedruzzi, Alana das NevesMinasi, Luis Fernando2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8560Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología |
title |
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología |
spellingShingle |
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología Podewils, Tamires Lopes Educação Ambiental. Elaboração do saber. Fundamentos da Educação. |
title_short |
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología |
title_full |
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología |
title_fullStr |
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología |
title_full_unstemmed |
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología |
title_sort |
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología |
author |
Podewils, Tamires Lopes |
author_facet |
Podewils, Tamires Lopes Pedruzzi, Alana das Neves Minasi, Luis Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Pedruzzi, Alana das Neves Minasi, Luis Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Podewils, Tamires Lopes Pedruzzi, Alana das Neves Minasi, Luis Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Elaboração do saber. Fundamentos da Educação. |
topic |
Educação Ambiental. Elaboração do saber. Fundamentos da Educação. |
description |
Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que temáticas permeiam as pesquisas que se propõe a tratar da produção de conhecimento na – ou sobre a – Educação Ambiental? E teve como objetivos: i) Conhecer as temáticas que compõe a produção de conhecimento na, e sobre a, Educação Ambiental e; ii) Dialogar com tais temáticas com a finalidade de tecer apontamentos sobre o movimento de produção de conhecimentos na – e sobre a – Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a Leitura Imanente (LESSA, 2011), que resultou em quatro temáticas: Ética; Conhecimento científico; Exigências do modo de produção capitalista e; Relação ser humano – natureza. Concluiu-se que o trabalho com as temáticas pode servir como forma de elo entre a produção acadêmica e a vida cotidiana (LUKÁCS, 2013). This research was developed from the following question: What themes permeate the researches that study the knowledge production in – or about – Environmental Education? It had as goals: i) To know the themes that compose the knowledge production in and about the Environmental Education and; ii) To dialogue with themes with the propose to weave notes about the knowledge production movement in – and about the – Environmental Education. The methodology used was the Immanent Reading (LESSA, 2011), that resulted in four themes: Ethics; Scientific knowledge; Requirements of the capitalist mode of production and; Human-nature relationship. It was concluded that the work with the themes can serve as a link between academic production and daily life (LUKÁCS, 2013). Esta investigación fue desarrollada a partir del siguiente cuestionamiento: ¿Qué temáticas permean las investigaciones que se propone a tratar de la producción de conocimiento en la Educación Ambiental? Tuvo como objetivos: i) Conocer las temáticas que componen la producción de conocimiento en la, y sobre la, Educación Ambiental; ii) Dialogar con las temáticas con la finalidad de producir apuntes sobre el movimiento de producción de conocimientos en - y sobre la - Educación Ambiental. La metodología utilizada fue la Lectura Inmanente (LESSA, 2011), que resultó en cuatro temáticas: Ética; Conocimiento científico; Exigencias del modo de producción capitalista y; Relación ser humano - naturaleza. Se concluyó que el trabajo con las temáticas puede servir como forma de conexión entre la producción académica y la vida cotidiana (LUKÁCS, 2013). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560 10.14295/remea.v0i1.8560 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i1.8560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560/5498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 20-34 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786227523584 |