Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Podewils, Tamires Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pedruzzi, Alana das Neves, Minasi, Luis Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que temáticas permeiam as pesquisas que se propõe a tratar da produção de conhecimento na – ou sobre a – Educação Ambiental? E teve como objetivos: i) Conhecer as temáticas que compõe a produção de conhecimento na, e sobre a, Educação Ambiental e; ii) Dialogar com tais temáticas com a finalidade de tecer apontamentos sobre o movimento de produção de conhecimentos na – e sobre a – Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a Leitura Imanente (LESSA, 2011), que resultou em quatro temáticas: Ética; Conhecimento científico; Exigências do modo de produção capitalista e; Relação ser humano – natureza. Concluiu-se que o trabalho com as temáticas pode servir como forma de elo entre a produção acadêmica e a vida cotidiana (LUKÁCS, 2013). This research was developed from the following question: What themes permeate the researches that study the knowledge production in – or about – Environmental Education? It had as goals: i) To know the themes that compose the knowledge production in and about the Environmental Education and; ii) To dialogue with themes with the propose to weave notes about the knowledge production movement in – and about the – Environmental Education. The methodology used was the Immanent Reading (LESSA, 2011), that resulted in four themes: Ethics; Scientific knowledge; Requirements of the capitalist mode of production and; Human-nature relationship. It was concluded that the work with the themes can serve as a link between academic production and daily life (LUKÁCS, 2013). Esta investigación fue desarrollada a partir del siguiente cuestionamiento: ¿Qué temáticas permean las investigaciones que se propone a tratar de la producción de conocimiento en la Educación Ambiental? Tuvo como objetivos: i) Conocer las temáticas que componen la producción de conocimiento en la, y sobre la, Educación Ambiental; ii) Dialogar con las temáticas con la finalidad de producir apuntes sobre el movimiento de producción de conocimientos en - y sobre la - Educación Ambiental. La metodología utilizada fue la Lectura Inmanente (LESSA, 2011), que resultó en cuatro temáticas: Ética; Conocimiento científico; Exigencias del modo de producción capitalista y; Relación ser humano - naturaleza. Se concluyó que el trabajo con las temáticas puede servir como forma de conexión entre la producción académica y la vida cotidiana (LUKÁCS, 2013).
id FURG-9_f11c64418aef128b9ee57904035ebad5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8560
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y EpistemologíaEducação Ambiental. Elaboração do saber. Fundamentos da Educação.Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que temáticas permeiam as pesquisas que se propõe a tratar da produção de conhecimento na – ou sobre a – Educação Ambiental? E teve como objetivos: i) Conhecer as temáticas que compõe a produção de conhecimento na, e sobre a, Educação Ambiental e; ii) Dialogar com tais temáticas com a finalidade de tecer apontamentos sobre o movimento de produção de conhecimentos na – e sobre a – Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a Leitura Imanente (LESSA, 2011), que resultou em quatro temáticas: Ética; Conhecimento científico; Exigências do modo de produção capitalista e; Relação ser humano – natureza. Concluiu-se que o trabalho com as temáticas pode servir como forma de elo entre a produção acadêmica e a vida cotidiana (LUKÁCS, 2013). This research was developed from the following question: What themes permeate the researches that study the knowledge production in – or about – Environmental Education? It had as goals: i) To know the themes that compose the knowledge production in and about the Environmental Education and; ii) To dialogue with themes with the propose to weave notes about the knowledge production movement in – and about the – Environmental Education. The methodology used was the Immanent Reading (LESSA, 2011), that resulted in four themes: Ethics; Scientific knowledge; Requirements of the capitalist mode of production and; Human-nature relationship. It was concluded that the work with the themes can serve as a link between academic production and daily life (LUKÁCS, 2013). Esta investigación fue desarrollada a partir del siguiente cuestionamiento: ¿Qué temáticas permean las investigaciones que se propone a tratar de la producción de conocimiento en la Educación Ambiental? Tuvo como objetivos: i) Conocer las temáticas que componen la producción de conocimiento en la, y sobre la, Educación Ambiental; ii) Dialogar con las temáticas con la finalidad de producir apuntes sobre el movimiento de producción de conocimientos en - y sobre la - Educación Ambiental. La metodología utilizada fue la Lectura Inmanente (LESSA, 2011), que resultó en cuatro temáticas: Ética; Conocimiento científico; Exigencias del modo de producción capitalista y; Relación ser humano - naturaleza. Se concluyó que el trabajo con las temáticas puede servir como forma de conexión entre la producción académica y la vida cotidiana (LUKÁCS, 2013).Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/856010.14295/remea.v0i1.8560REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 20-341517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560/5498Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPodewils, Tamires LopesPedruzzi, Alana das NevesMinasi, Luis Fernando2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8560Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
title Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
spellingShingle Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
Podewils, Tamires Lopes
Educação Ambiental. Elaboração do saber. Fundamentos da Educação.
title_short Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
title_full Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
title_fullStr Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
title_full_unstemmed Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
title_sort Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e EpistemologiaAn immanent reading of texts that comment about Environmental Education and EpistemologyUna lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
author Podewils, Tamires Lopes
author_facet Podewils, Tamires Lopes
Pedruzzi, Alana das Neves
Minasi, Luis Fernando
author_role author
author2 Pedruzzi, Alana das Neves
Minasi, Luis Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Podewils, Tamires Lopes
Pedruzzi, Alana das Neves
Minasi, Luis Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Elaboração do saber. Fundamentos da Educação.
topic Educação Ambiental. Elaboração do saber. Fundamentos da Educação.
description Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que temáticas permeiam as pesquisas que se propõe a tratar da produção de conhecimento na – ou sobre a – Educação Ambiental? E teve como objetivos: i) Conhecer as temáticas que compõe a produção de conhecimento na, e sobre a, Educação Ambiental e; ii) Dialogar com tais temáticas com a finalidade de tecer apontamentos sobre o movimento de produção de conhecimentos na – e sobre a – Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a Leitura Imanente (LESSA, 2011), que resultou em quatro temáticas: Ética; Conhecimento científico; Exigências do modo de produção capitalista e; Relação ser humano – natureza. Concluiu-se que o trabalho com as temáticas pode servir como forma de elo entre a produção acadêmica e a vida cotidiana (LUKÁCS, 2013). This research was developed from the following question: What themes permeate the researches that study the knowledge production in – or about – Environmental Education? It had as goals: i) To know the themes that compose the knowledge production in and about the Environmental Education and; ii) To dialogue with themes with the propose to weave notes about the knowledge production movement in – and about the – Environmental Education. The methodology used was the Immanent Reading (LESSA, 2011), that resulted in four themes: Ethics; Scientific knowledge; Requirements of the capitalist mode of production and; Human-nature relationship. It was concluded that the work with the themes can serve as a link between academic production and daily life (LUKÁCS, 2013). Esta investigación fue desarrollada a partir del siguiente cuestionamiento: ¿Qué temáticas permean las investigaciones que se propone a tratar de la producción de conocimiento en la Educación Ambiental? Tuvo como objetivos: i) Conocer las temáticas que componen la producción de conocimiento en la, y sobre la, Educación Ambiental; ii) Dialogar con las temáticas con la finalidad de producir apuntes sobre el movimiento de producción de conocimientos en - y sobre la - Educación Ambiental. La metodología utilizada fue la Lectura Inmanente (LESSA, 2011), que resultó en cuatro temáticas: Ética; Conocimiento científico; Exigencias del modo de producción capitalista y; Relación ser humano - naturaleza. Se concluyó que el trabajo con las temáticas puede servir como forma de conexión entre la producción académica y la vida cotidiana (LUKÁCS, 2013).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560
10.14295/remea.v0i1.8560
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8560/5498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 20-34
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786227523584