Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Átila Bruno De Moraes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Joedla Rodrigues De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6948
Resumo: O trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma Escola Estadual no semiárido pernambucano. Aplicou-se um questionário semiestruturado contendo cinquenta questões distribuídas em três dimensões, D1 – Resíduos Sólidos, D2 – Recursos Hídricos, e D3 – Meio Ambiente e Sustentabilidade na Escola. Cada questão continha cinco alternativas, sendo ‘1’ a reposta mais negativa e ‘5’ a mais positiva. As alternativas ‘3’ e ‘4’ obtiveram 46,36% das respostas, apontando atitude conflitante por parte dos alunos, com tendência negativa. Os discentes demonstraram um interesse maior e conhecimento mais aprofundado sobre a importância da coleta seletiva, a economia de água e a importância da arborização da cidade. El trabajo tuvo como objetivo realizar un diagnóstico de la percepción ambiental de los discentes de la enseñanza media en una Escuela Estadual del semiárido pernambucano. Se aplicó un cuestionario semiestructurado que contenía cincuenta cuestiones distribuidas en tres dimensiones, D1 - Residuos Sólidos, D2 - Recursos Hídricos, y D3 - Medio Ambiente y Sostenibilidad en la Escuela. Cada cuestión contenía cinco alternativas, siendo '1' la respuesta más negativa y '5' la más positiva. Las alternativas '3' y '4' obtuvieron el 46,36% de las respuestas, apuntando actitud conflictiva por parte de los alumnos, con un sesgo más negativo. Los discursos demostraron un interés mayor y conocimiento más profundo sobre la importancia de la recolección selectiva, destacaron la economía de agua y la importancia de la arborización de la ciudad. The objective of this study was to make a diagnosis of the environmental perception of secondary school students in a State School of the semi - arid region of Pernambuco. A semi - structured questionnaire containing fifty questions distributed in three dimensions was applied, D1 - Solid Waste, D2 - Water Resources, and D3 - Environment and Sustainability in the School. Each question contained five alternatives, with '1' being the most negative and '5' being the most positive. Alternatives '3' and '4' obtained 46.36% of the answers, indicating a conflictive attitude on the part of the students, however, with a bias negative. The discourses showed a greater interest and deeper knowledge about the importance of the selective collection, the water economy and the importance of the arborization of the city.
id FURG-9_f1e169bd5ad65ba9e75c10e07ffc6376
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6948
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambienteEducação AmbientalEscola PúblicaSemiárido.O trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma Escola Estadual no semiárido pernambucano. Aplicou-se um questionário semiestruturado contendo cinquenta questões distribuídas em três dimensões, D1 – Resíduos Sólidos, D2 – Recursos Hídricos, e D3 – Meio Ambiente e Sustentabilidade na Escola. Cada questão continha cinco alternativas, sendo ‘1’ a reposta mais negativa e ‘5’ a mais positiva. As alternativas ‘3’ e ‘4’ obtiveram 46,36% das respostas, apontando atitude conflitante por parte dos alunos, com tendência negativa. Os discentes demonstraram um interesse maior e conhecimento mais aprofundado sobre a importância da coleta seletiva, a economia de água e a importância da arborização da cidade. El trabajo tuvo como objetivo realizar un diagnóstico de la percepción ambiental de los discentes de la enseñanza media en una Escuela Estadual del semiárido pernambucano. Se aplicó un cuestionario semiestructurado que contenía cincuenta cuestiones distribuidas en tres dimensiones, D1 - Residuos Sólidos, D2 - Recursos Hídricos, y D3 - Medio Ambiente y Sostenibilidad en la Escuela. Cada cuestión contenía cinco alternativas, siendo '1' la respuesta más negativa y '5' la más positiva. Las alternativas '3' y '4' obtuvieron el 46,36% de las respuestas, apuntando actitud conflictiva por parte de los alumnos, con un sesgo más negativo. Los discursos demostraron un interés mayor y conocimiento más profundo sobre la importancia de la recolección selectiva, destacaron la economía de agua y la importancia de la arborización de la ciudad. The objective of this study was to make a diagnosis of the environmental perception of secondary school students in a State School of the semi - arid region of Pernambuco. A semi - structured questionnaire containing fifty questions distributed in three dimensions was applied, D1 - Solid Waste, D2 - Water Resources, and D3 - Environment and Sustainability in the School. Each question contained five alternatives, with '1' being the most negative and '5' being the most positive. Alternatives '3' and '4' obtained 46.36% of the answers, indicating a conflictive attitude on the part of the students, however, with a bias negative. The discourses showed a greater interest and deeper knowledge about the importance of the selective collection, the water economy and the importance of the arborization of the city.Lepidus2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/694810.14295/remea.v34i3.6948REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 166-1851517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6948/4899Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Átila Bruno De MoraesLima, Joedla Rodrigues De2018-03-22T21:47:02Zoai:periodicos.furg.br:article/6948Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-22T21:47:02Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente
title Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente
spellingShingle Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente
Almeida, Átila Bruno De Moraes
Educação Ambiental
Escola Pública
Semiárido.
title_short Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente
title_full Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente
title_fullStr Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente
title_full_unstemmed Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente
title_sort Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente
author Almeida, Átila Bruno De Moraes
author_facet Almeida, Átila Bruno De Moraes
Lima, Joedla Rodrigues De
author_role author
author2 Lima, Joedla Rodrigues De
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Átila Bruno De Moraes
Lima, Joedla Rodrigues De
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Escola Pública
Semiárido.
topic Educação Ambiental
Escola Pública
Semiárido.
description O trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma Escola Estadual no semiárido pernambucano. Aplicou-se um questionário semiestruturado contendo cinquenta questões distribuídas em três dimensões, D1 – Resíduos Sólidos, D2 – Recursos Hídricos, e D3 – Meio Ambiente e Sustentabilidade na Escola. Cada questão continha cinco alternativas, sendo ‘1’ a reposta mais negativa e ‘5’ a mais positiva. As alternativas ‘3’ e ‘4’ obtiveram 46,36% das respostas, apontando atitude conflitante por parte dos alunos, com tendência negativa. Os discentes demonstraram um interesse maior e conhecimento mais aprofundado sobre a importância da coleta seletiva, a economia de água e a importância da arborização da cidade. El trabajo tuvo como objetivo realizar un diagnóstico de la percepción ambiental de los discentes de la enseñanza media en una Escuela Estadual del semiárido pernambucano. Se aplicó un cuestionario semiestructurado que contenía cincuenta cuestiones distribuidas en tres dimensiones, D1 - Residuos Sólidos, D2 - Recursos Hídricos, y D3 - Medio Ambiente y Sostenibilidad en la Escuela. Cada cuestión contenía cinco alternativas, siendo '1' la respuesta más negativa y '5' la más positiva. Las alternativas '3' y '4' obtuvieron el 46,36% de las respuestas, apuntando actitud conflictiva por parte de los alumnos, con un sesgo más negativo. Los discursos demostraron un interés mayor y conocimiento más profundo sobre la importancia de la recolección selectiva, destacaron la economía de agua y la importancia de la arborización de la ciudad. The objective of this study was to make a diagnosis of the environmental perception of secondary school students in a State School of the semi - arid region of Pernambuco. A semi - structured questionnaire containing fifty questions distributed in three dimensions was applied, D1 - Solid Waste, D2 - Water Resources, and D3 - Environment and Sustainability in the School. Each question contained five alternatives, with '1' being the most negative and '5' being the most positive. Alternatives '3' and '4' obtained 46.36% of the answers, indicating a conflictive attitude on the part of the students, however, with a bias negative. The discourses showed a greater interest and deeper knowledge about the importance of the selective collection, the water economy and the importance of the arborization of the city.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6948
10.14295/remea.v34i3.6948
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6948
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i3.6948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6948/4899
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 166-185
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785551192064