A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Antonio Fernando Silveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zen, Carolini, Figueiredo, Mara Lúcia, Souza, Débora Ferreira de, Carletto, Denise Lemke, Silva, Marcia Pereira da, Ceni, Juliana Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de projetos de iniciação científica dos Programas do Artigo da Lei 170, ProBIC e PIBIC vinculados a um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali que teve por finalidade investigar o processo de ambientalização curricular nos Cursos de Graduação da Univali. Teve como objetivos elaborar um diagnóstico dos documentos curriculares dos cursos de graduação da Univali, identificar ações e projetos relativos à questão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, sugerir subsídios à proposta de política institucional de ambientalização e estratégias para o Programa “Univali Sustentável”. Os sujeitos da pesquisa foram 38 professores e 10 coordenadores (as) de 12 cursos de Graduação da Univali. A abordagem metodológica caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo e o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), com aplicação de questionário utilizando um formulário eletrônico. Como indicadores para análise a pesquisa utilizou como base as 10 características de um curso ambientalizado da Rede ACES (GELI, 2002; GELI at. al., 2003, 2004; AMORIM et. al, 2004; FREITAS, OLIVEIRA et. al, 2003, dentre outros) e o “Teste da Sustentabilidade” da USP. Os resultados estão sendo utilizados para geração de subsídios à política institucional de ambientalização curricular e na proposta do Programa “Univali Sustentável”.
id FURG-9_f24ae9c87cddc3bb638e923f95c9fce8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4435
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidadeambientalizaçãosustentabilidadepolíticas institucionais.Este artigo apresenta os resultados de projetos de iniciação científica dos Programas do Artigo da Lei 170, ProBIC e PIBIC vinculados a um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali que teve por finalidade investigar o processo de ambientalização curricular nos Cursos de Graduação da Univali. Teve como objetivos elaborar um diagnóstico dos documentos curriculares dos cursos de graduação da Univali, identificar ações e projetos relativos à questão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, sugerir subsídios à proposta de política institucional de ambientalização e estratégias para o Programa “Univali Sustentável”. Os sujeitos da pesquisa foram 38 professores e 10 coordenadores (as) de 12 cursos de Graduação da Univali. A abordagem metodológica caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo e o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), com aplicação de questionário utilizando um formulário eletrônico. Como indicadores para análise a pesquisa utilizou como base as 10 características de um curso ambientalizado da Rede ACES (GELI, 2002; GELI at. al., 2003, 2004; AMORIM et. al, 2004; FREITAS, OLIVEIRA et. al, 2003, dentre outros) e o “Teste da Sustentabilidade” da USP. Os resultados estão sendo utilizados para geração de subsídios à política institucional de ambientalização curricular e na proposta do Programa “Univali Sustentável”.Lepidus2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/443510.14295/remea.v0i0.4435REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 121-1341517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435/2788Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Antonio Fernando SilveiraZen, CaroliniFigueiredo, Mara LúciaSouza, Débora Ferreira deCarletto, Denise LemkeSilva, Marcia Pereira daCeni, Juliana Caroline2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4435Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
spellingShingle A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
Guerra, Antonio Fernando Silveira
ambientalização
sustentabilidade
políticas institucionais.
title_short A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title_full A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title_fullStr A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title_full_unstemmed A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title_sort A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
author Guerra, Antonio Fernando Silveira
author_facet Guerra, Antonio Fernando Silveira
Zen, Carolini
Figueiredo, Mara Lúcia
Souza, Débora Ferreira de
Carletto, Denise Lemke
Silva, Marcia Pereira da
Ceni, Juliana Caroline
author_role author
author2 Zen, Carolini
Figueiredo, Mara Lúcia
Souza, Débora Ferreira de
Carletto, Denise Lemke
Silva, Marcia Pereira da
Ceni, Juliana Caroline
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Antonio Fernando Silveira
Zen, Carolini
Figueiredo, Mara Lúcia
Souza, Débora Ferreira de
Carletto, Denise Lemke
Silva, Marcia Pereira da
Ceni, Juliana Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv ambientalização
sustentabilidade
políticas institucionais.
topic ambientalização
sustentabilidade
políticas institucionais.
description Este artigo apresenta os resultados de projetos de iniciação científica dos Programas do Artigo da Lei 170, ProBIC e PIBIC vinculados a um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali que teve por finalidade investigar o processo de ambientalização curricular nos Cursos de Graduação da Univali. Teve como objetivos elaborar um diagnóstico dos documentos curriculares dos cursos de graduação da Univali, identificar ações e projetos relativos à questão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, sugerir subsídios à proposta de política institucional de ambientalização e estratégias para o Programa “Univali Sustentável”. Os sujeitos da pesquisa foram 38 professores e 10 coordenadores (as) de 12 cursos de Graduação da Univali. A abordagem metodológica caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo e o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), com aplicação de questionário utilizando um formulário eletrônico. Como indicadores para análise a pesquisa utilizou como base as 10 características de um curso ambientalizado da Rede ACES (GELI, 2002; GELI at. al., 2003, 2004; AMORIM et. al, 2004; FREITAS, OLIVEIRA et. al, 2003, dentre outros) e o “Teste da Sustentabilidade” da USP. Os resultados estão sendo utilizados para geração de subsídios à política institucional de ambientalização curricular e na proposta do Programa “Univali Sustentável”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435
10.14295/remea.v0i0.4435
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435/2788
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 121-134
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784407195648