A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Antonio Fernando Silveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zen, Carolini, Figueiredo, Mara Lúcia, Souza, Débora Ferreira de, Carletto, Denise Lemke, Silva, Marcia Pereira da, Ceni, Juliana Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
DOI: 10.14295/remea.v0i0.4435
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de projetos de iniciação científica dos Programas do Artigo da Lei 170, ProBIC e PIBIC vinculados a um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali que teve por finalidade investigar o processo de ambientalização curricular nos Cursos de Graduação da Univali. Teve como objetivos elaborar um diagnóstico dos documentos curriculares dos cursos de graduação da Univali, identificar ações e projetos relativos à questão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, sugerir subsídios à proposta de política institucional de ambientalização e estratégias para o Programa “Univali Sustentável”. Os sujeitos da pesquisa foram 38 professores e 10 coordenadores (as) de 12 cursos de Graduação da Univali. A abordagem metodológica caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo e o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), com aplicação de questionário utilizando um formulário eletrônico. Como indicadores para análise a pesquisa utilizou como base as 10 características de um curso ambientalizado da Rede ACES (GELI, 2002; GELI at. al., 2003, 2004; AMORIM et. al, 2004; FREITAS, OLIVEIRA et. al, 2003, dentre outros) e o “Teste da Sustentabilidade” da USP. Os resultados estão sendo utilizados para geração de subsídios à política institucional de ambientalização curricular e na proposta do Programa “Univali Sustentável”.
id FURG-9_f24ae9c87cddc3bb638e923f95c9fce8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4435
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
spelling A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidadeambientalizaçãosustentabilidadepolíticas institucionais.Este artigo apresenta os resultados de projetos de iniciação científica dos Programas do Artigo da Lei 170, ProBIC e PIBIC vinculados a um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali que teve por finalidade investigar o processo de ambientalização curricular nos Cursos de Graduação da Univali. Teve como objetivos elaborar um diagnóstico dos documentos curriculares dos cursos de graduação da Univali, identificar ações e projetos relativos à questão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, sugerir subsídios à proposta de política institucional de ambientalização e estratégias para o Programa “Univali Sustentável”. Os sujeitos da pesquisa foram 38 professores e 10 coordenadores (as) de 12 cursos de Graduação da Univali. A abordagem metodológica caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo e o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), com aplicação de questionário utilizando um formulário eletrônico. Como indicadores para análise a pesquisa utilizou como base as 10 características de um curso ambientalizado da Rede ACES (GELI, 2002; GELI at. al., 2003, 2004; AMORIM et. al, 2004; FREITAS, OLIVEIRA et. al, 2003, dentre outros) e o “Teste da Sustentabilidade” da USP. Os resultados estão sendo utilizados para geração de subsídios à política institucional de ambientalização curricular e na proposta do Programa “Univali Sustentável”.Lepidus2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/443510.14295/remea.v0i0.4435REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 121-1341517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435/2788Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Antonio Fernando SilveiraZen, CaroliniFigueiredo, Mara LúciaSouza, Débora Ferreira deCarletto, Denise LemkeSilva, Marcia Pereira daCeni, Juliana Caroline2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4435Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
spellingShingle A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
Guerra, Antonio Fernando Silveira
ambientalização
sustentabilidade
políticas institucionais.
Guerra, Antonio Fernando Silveira
ambientalização
sustentabilidade
políticas institucionais.
title_short A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title_full A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title_fullStr A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title_full_unstemmed A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
title_sort A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
author Guerra, Antonio Fernando Silveira
author_facet Guerra, Antonio Fernando Silveira
Guerra, Antonio Fernando Silveira
Zen, Carolini
Figueiredo, Mara Lúcia
Souza, Débora Ferreira de
Carletto, Denise Lemke
Silva, Marcia Pereira da
Ceni, Juliana Caroline
Zen, Carolini
Figueiredo, Mara Lúcia
Souza, Débora Ferreira de
Carletto, Denise Lemke
Silva, Marcia Pereira da
Ceni, Juliana Caroline
author_role author
author2 Zen, Carolini
Figueiredo, Mara Lúcia
Souza, Débora Ferreira de
Carletto, Denise Lemke
Silva, Marcia Pereira da
Ceni, Juliana Caroline
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Antonio Fernando Silveira
Zen, Carolini
Figueiredo, Mara Lúcia
Souza, Débora Ferreira de
Carletto, Denise Lemke
Silva, Marcia Pereira da
Ceni, Juliana Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv ambientalização
sustentabilidade
políticas institucionais.
topic ambientalização
sustentabilidade
políticas institucionais.
description Este artigo apresenta os resultados de projetos de iniciação científica dos Programas do Artigo da Lei 170, ProBIC e PIBIC vinculados a um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali que teve por finalidade investigar o processo de ambientalização curricular nos Cursos de Graduação da Univali. Teve como objetivos elaborar um diagnóstico dos documentos curriculares dos cursos de graduação da Univali, identificar ações e projetos relativos à questão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, sugerir subsídios à proposta de política institucional de ambientalização e estratégias para o Programa “Univali Sustentável”. Os sujeitos da pesquisa foram 38 professores e 10 coordenadores (as) de 12 cursos de Graduação da Univali. A abordagem metodológica caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo e o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), com aplicação de questionário utilizando um formulário eletrônico. Como indicadores para análise a pesquisa utilizou como base as 10 características de um curso ambientalizado da Rede ACES (GELI, 2002; GELI at. al., 2003, 2004; AMORIM et. al, 2004; FREITAS, OLIVEIRA et. al, 2003, dentre outros) e o “Teste da Sustentabilidade” da USP. Os resultados estão sendo utilizados para geração de subsídios à política institucional de ambientalização curricular e na proposta do Programa “Univali Sustentável”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435
10.14295/remea.v0i0.4435
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4435/2788
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 121-134
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1822182026815471616
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4435