SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3964 |
Resumo: | Na atualidade, a temática ambiental tem seu espaço ampliado para além do âmbito da Educação, onde vários setores e instituições assumem esse desafio, de modo que, até mesmo instituições financeiras estão engajadas nas demandas advindas da referida temática e, na mídia, apresentam campanhas publicitárias com base no desafio da preservação do ambiente e da sustentabilidade. Este texto constitui-se como um pequeno recorte de uma pesquisa de Mestrado que toma como objetivo analisar os Programas de Responsabilidade Socioambientais como marketing das instituições financeiras, utilizando como exemplar o Banco Real. O texto procura mostrar os modos pelos quais as estratégias e marketing do Banco Real, ao tomarem a sustentabilidade como recurso, operam na condução das condutas de seus públicos e podem ser lidas enquanto ações micropolíticas de governamento. |
id |
FURG-9_f388954cd0dad9e7068e033a3dda1c7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3964 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMOSustentabilidadeGovernamentalidadeCapitalismo Contemporâneo.Na atualidade, a temática ambiental tem seu espaço ampliado para além do âmbito da Educação, onde vários setores e instituições assumem esse desafio, de modo que, até mesmo instituições financeiras estão engajadas nas demandas advindas da referida temática e, na mídia, apresentam campanhas publicitárias com base no desafio da preservação do ambiente e da sustentabilidade. Este texto constitui-se como um pequeno recorte de uma pesquisa de Mestrado que toma como objetivo analisar os Programas de Responsabilidade Socioambientais como marketing das instituições financeiras, utilizando como exemplar o Banco Real. O texto procura mostrar os modos pelos quais as estratégias e marketing do Banco Real, ao tomarem a sustentabilidade como recurso, operam na condução das condutas de seus públicos e podem ser lidas enquanto ações micropolíticas de governamento.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396410.14295/remea.v23i0.3964REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3964/2360Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessViel, Vitória Regina CasagrandeSilva, Roberto Rafael Dias da2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3964Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO |
title |
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO |
spellingShingle |
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO Viel, Vitória Regina Casagrande Sustentabilidade Governamentalidade Capitalismo Contemporâneo. |
title_short |
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO |
title_full |
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO |
title_fullStr |
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO |
title_full_unstemmed |
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO |
title_sort |
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO |
author |
Viel, Vitória Regina Casagrande |
author_facet |
Viel, Vitória Regina Casagrande Silva, Roberto Rafael Dias da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Roberto Rafael Dias da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viel, Vitória Regina Casagrande Silva, Roberto Rafael Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Governamentalidade Capitalismo Contemporâneo. |
topic |
Sustentabilidade Governamentalidade Capitalismo Contemporâneo. |
description |
Na atualidade, a temática ambiental tem seu espaço ampliado para além do âmbito da Educação, onde vários setores e instituições assumem esse desafio, de modo que, até mesmo instituições financeiras estão engajadas nas demandas advindas da referida temática e, na mídia, apresentam campanhas publicitárias com base no desafio da preservação do ambiente e da sustentabilidade. Este texto constitui-se como um pequeno recorte de uma pesquisa de Mestrado que toma como objetivo analisar os Programas de Responsabilidade Socioambientais como marketing das instituições financeiras, utilizando como exemplar o Banco Real. O texto procura mostrar os modos pelos quais as estratégias e marketing do Banco Real, ao tomarem a sustentabilidade como recurso, operam na condução das condutas de seus públicos e podem ser lidas enquanto ações micropolíticas de governamento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3964 10.14295/remea.v23i0.3964 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3964 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3964/2360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783993008128 |