Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Allan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Carvalho Lamas, Nadja, Westphal, Euler Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148
Resumo: A abordagem teórica metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos” criada pelo artista e educador ambiental José Matarezi, em 1999, foi concebida com um dos objetivos de se discutir ciência através de uma educação sensível, frente à excessiva racionalização científica. O objetivo desse estudo é discutir as relações que a Trilha da Vida tem com a fenomenologia, a partir do pensamento de Merleau-Ponty (1974) e quais as possíveis contribuições que a fenomenologia estabelece com a Educação Ambiental. Assim, identificaram-se aproximações radicais entre esses dois campos, principalmente pelo enraizamento da Trilha da Vida nas perspectivas da Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, na priorização da experiência vivida pelo corpo próprio.
id FURG-9_f3d0ae65792c9ae3690f89f1e4a4a5fa
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9148
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológicaTrilha da Vidafenomenologiaeducação ambientalA abordagem teórica metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos” criada pelo artista e educador ambiental José Matarezi, em 1999, foi concebida com um dos objetivos de se discutir ciência através de uma educação sensível, frente à excessiva racionalização científica. O objetivo desse estudo é discutir as relações que a Trilha da Vida tem com a fenomenologia, a partir do pensamento de Merleau-Ponty (1974) e quais as possíveis contribuições que a fenomenologia estabelece com a Educação Ambiental. Assim, identificaram-se aproximações radicais entre esses dois campos, principalmente pelo enraizamento da Trilha da Vida nas perspectivas da Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, na priorização da experiência vivida pelo corpo próprio.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiondocumentalapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/914810.14295/remea.v36i2.9148REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 342-3581517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148/5927Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann, Allande Carvalho Lamas, NadjaWestphal, Euler Renato2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/9148Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
title Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
spellingShingle Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
Hoffmann, Allan
Trilha da Vida
fenomenologia
educação ambiental
title_short Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
title_full Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
title_fullStr Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
title_full_unstemmed Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
title_sort Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
author Hoffmann, Allan
author_facet Hoffmann, Allan
de Carvalho Lamas, Nadja
Westphal, Euler Renato
author_role author
author2 de Carvalho Lamas, Nadja
Westphal, Euler Renato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Allan
de Carvalho Lamas, Nadja
Westphal, Euler Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Trilha da Vida
fenomenologia
educação ambiental
topic Trilha da Vida
fenomenologia
educação ambiental
description A abordagem teórica metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos” criada pelo artista e educador ambiental José Matarezi, em 1999, foi concebida com um dos objetivos de se discutir ciência através de uma educação sensível, frente à excessiva racionalização científica. O objetivo desse estudo é discutir as relações que a Trilha da Vida tem com a fenomenologia, a partir do pensamento de Merleau-Ponty (1974) e quais as possíveis contribuições que a fenomenologia estabelece com a Educação Ambiental. Assim, identificaram-se aproximações radicais entre esses dois campos, principalmente pelo enraizamento da Trilha da Vida nas perspectivas da Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, na priorização da experiência vivida pelo corpo próprio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148
10.14295/remea.v36i2.9148
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i2.9148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148/5927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 342-358
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786822066176