Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148 |
Resumo: | A abordagem teórica metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos” criada pelo artista e educador ambiental José Matarezi, em 1999, foi concebida com um dos objetivos de se discutir ciência através de uma educação sensível, frente à excessiva racionalização científica. O objetivo desse estudo é discutir as relações que a Trilha da Vida tem com a fenomenologia, a partir do pensamento de Merleau-Ponty (1974) e quais as possíveis contribuições que a fenomenologia estabelece com a Educação Ambiental. Assim, identificaram-se aproximações radicais entre esses dois campos, principalmente pelo enraizamento da Trilha da Vida nas perspectivas da Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, na priorização da experiência vivida pelo corpo próprio. |
id |
FURG-9_f3d0ae65792c9ae3690f89f1e4a4a5fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9148 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológicaTrilha da Vidafenomenologiaeducação ambientalA abordagem teórica metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos” criada pelo artista e educador ambiental José Matarezi, em 1999, foi concebida com um dos objetivos de se discutir ciência através de uma educação sensível, frente à excessiva racionalização científica. O objetivo desse estudo é discutir as relações que a Trilha da Vida tem com a fenomenologia, a partir do pensamento de Merleau-Ponty (1974) e quais as possíveis contribuições que a fenomenologia estabelece com a Educação Ambiental. Assim, identificaram-se aproximações radicais entre esses dois campos, principalmente pelo enraizamento da Trilha da Vida nas perspectivas da Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, na priorização da experiência vivida pelo corpo próprio.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiondocumentalapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/914810.14295/remea.v36i2.9148REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 342-3581517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148/5927Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann, Allande Carvalho Lamas, NadjaWestphal, Euler Renato2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/9148Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica |
title |
Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica |
spellingShingle |
Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica Hoffmann, Allan Trilha da Vida fenomenologia educação ambiental |
title_short |
Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica |
title_full |
Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica |
title_fullStr |
Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica |
title_full_unstemmed |
Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica |
title_sort |
Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica |
author |
Hoffmann, Allan |
author_facet |
Hoffmann, Allan de Carvalho Lamas, Nadja Westphal, Euler Renato |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho Lamas, Nadja Westphal, Euler Renato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann, Allan de Carvalho Lamas, Nadja Westphal, Euler Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trilha da Vida fenomenologia educação ambiental |
topic |
Trilha da Vida fenomenologia educação ambiental |
description |
A abordagem teórica metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos” criada pelo artista e educador ambiental José Matarezi, em 1999, foi concebida com um dos objetivos de se discutir ciência através de uma educação sensível, frente à excessiva racionalização científica. O objetivo desse estudo é discutir as relações que a Trilha da Vida tem com a fenomenologia, a partir do pensamento de Merleau-Ponty (1974) e quais as possíveis contribuições que a fenomenologia estabelece com a Educação Ambiental. Assim, identificaram-se aproximações radicais entre esses dois campos, principalmente pelo enraizamento da Trilha da Vida nas perspectivas da Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, na priorização da experiência vivida pelo corpo próprio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148 10.14295/remea.v36i2.9148 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i2.9148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9148/5927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 342-358 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786822066176 |