EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509 |
Resumo: | A educação ambiental, no ensino formal enfrenta inúmeros desafios, como construir seu lugar e legitimidade na prática educativa. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi promover reflexões sobre o manguezal no ensino fundamental de uma escola pública e outra particular. Específico: fazer análise qualiquantitativa sobre a visão dos alunos quanto temática manguezal, apresentar de forma geral o cenário de degradação do manguezal que margeia o Rio Sergipe, em Aracaju (SE) e conscientizar os alunos dessas escolas sobre a conservação do ecossistema manguezal. A metodologia baseou-se em discussão com os alunos sobre a importância do mesmo, onde a estratégia empregada foi abordagem dos problemas locais como atividade-fim; o registro fotográfico através do método denominado percepção ambiental e aplicação de questionários, em sala de aula. No total 155 pessoas fizeram parte desta atividade, tendo sido realizados em média 20 questionários por turma e comparações por sexo e série. Portanto como indicativo de sucesso e em termos de processo educativo a importância em curto prazo é trazer um tema para os alunos e visualizar o grau de entendimento; em médio prazo um envolvimento interdisciplinar entre os professores da escola e em longo prazo realizar visitas ao ecossistema e estabelecer um cronograma didático. |
id |
FURG-9_f6488cb52895a9f9b563c3b541f9941e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3509 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTALeducação ambientario Sergipemanguezalensino.A educação ambiental, no ensino formal enfrenta inúmeros desafios, como construir seu lugar e legitimidade na prática educativa. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi promover reflexões sobre o manguezal no ensino fundamental de uma escola pública e outra particular. Específico: fazer análise qualiquantitativa sobre a visão dos alunos quanto temática manguezal, apresentar de forma geral o cenário de degradação do manguezal que margeia o Rio Sergipe, em Aracaju (SE) e conscientizar os alunos dessas escolas sobre a conservação do ecossistema manguezal. A metodologia baseou-se em discussão com os alunos sobre a importância do mesmo, onde a estratégia empregada foi abordagem dos problemas locais como atividade-fim; o registro fotográfico através do método denominado percepção ambiental e aplicação de questionários, em sala de aula. No total 155 pessoas fizeram parte desta atividade, tendo sido realizados em média 20 questionários por turma e comparações por sexo e série. Portanto como indicativo de sucesso e em termos de processo educativo a importância em curto prazo é trazer um tema para os alunos e visualizar o grau de entendimento; em médio prazo um envolvimento interdisciplinar entre os professores da escola e em longo prazo realizar visitas ao ecossistema e estabelecer um cronograma didático.Lepidus2013-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/350910.14295/remea.v25i0.3509REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509/2086Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Karynne LemosAndrade, Regina Célia Bastos de2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3509Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Farias, Karynne Lemos educação ambienta rio Sergipe manguezal ensino. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Farias, Karynne Lemos |
author_facet |
Farias, Karynne Lemos Andrade, Regina Célia Bastos de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Regina Célia Bastos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Karynne Lemos Andrade, Regina Célia Bastos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambienta rio Sergipe manguezal ensino. |
topic |
educação ambienta rio Sergipe manguezal ensino. |
description |
A educação ambiental, no ensino formal enfrenta inúmeros desafios, como construir seu lugar e legitimidade na prática educativa. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi promover reflexões sobre o manguezal no ensino fundamental de uma escola pública e outra particular. Específico: fazer análise qualiquantitativa sobre a visão dos alunos quanto temática manguezal, apresentar de forma geral o cenário de degradação do manguezal que margeia o Rio Sergipe, em Aracaju (SE) e conscientizar os alunos dessas escolas sobre a conservação do ecossistema manguezal. A metodologia baseou-se em discussão com os alunos sobre a importância do mesmo, onde a estratégia empregada foi abordagem dos problemas locais como atividade-fim; o registro fotográfico através do método denominado percepção ambiental e aplicação de questionários, em sala de aula. No total 155 pessoas fizeram parte desta atividade, tendo sido realizados em média 20 questionários por turma e comparações por sexo e série. Portanto como indicativo de sucesso e em termos de processo educativo a importância em curto prazo é trazer um tema para os alunos e visualizar o grau de entendimento; em médio prazo um envolvimento interdisciplinar entre os professores da escola e em longo prazo realizar visitas ao ecossistema e estabelecer um cronograma didático. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509 10.14295/remea.v25i0.3509 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v25i0.3509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509/2086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783462428672 |