EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Karynne Lemos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Andrade, Regina Célia Bastos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509
Resumo: A educação ambiental, no ensino formal enfrenta inúmeros desafios, como construir seu lugar e legitimidade na prática educativa. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi promover reflexões sobre o manguezal no ensino fundamental de uma escola pública e outra particular. Específico: fazer análise qualiquantitativa sobre a visão dos alunos quanto temática manguezal, apresentar de forma geral o cenário de degradação do manguezal que margeia o Rio Sergipe, em Aracaju (SE) e conscientizar os alunos dessas escolas sobre a conservação do ecossistema manguezal. A metodologia baseou-se em discussão com os alunos sobre a importância do mesmo, onde a estratégia empregada foi abordagem dos problemas locais como atividade-fim; o registro fotográfico através do método denominado percepção ambiental e aplicação de questionários, em sala de aula. No total 155 pessoas fizeram parte desta atividade, tendo sido realizados em média 20 questionários por turma e comparações por sexo e série. Portanto como indicativo de sucesso e em termos de processo educativo a importância em curto prazo é trazer um tema para os alunos e visualizar o grau de entendimento; em médio prazo um envolvimento interdisciplinar entre os professores da escola e em longo prazo realizar visitas ao ecossistema e estabelecer um cronograma didático.
id FURG-9_f6488cb52895a9f9b563c3b541f9941e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3509
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTALeducação ambientario Sergipemanguezalensino.A educação ambiental, no ensino formal enfrenta inúmeros desafios, como construir seu lugar e legitimidade na prática educativa. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi promover reflexões sobre o manguezal no ensino fundamental de uma escola pública e outra particular. Específico: fazer análise qualiquantitativa sobre a visão dos alunos quanto temática manguezal, apresentar de forma geral o cenário de degradação do manguezal que margeia o Rio Sergipe, em Aracaju (SE) e conscientizar os alunos dessas escolas sobre a conservação do ecossistema manguezal. A metodologia baseou-se em discussão com os alunos sobre a importância do mesmo, onde a estratégia empregada foi abordagem dos problemas locais como atividade-fim; o registro fotográfico através do método denominado percepção ambiental e aplicação de questionários, em sala de aula. No total 155 pessoas fizeram parte desta atividade, tendo sido realizados em média 20 questionários por turma e comparações por sexo e série. Portanto como indicativo de sucesso e em termos de processo educativo a importância em curto prazo é trazer um tema para os alunos e visualizar o grau de entendimento; em médio prazo um envolvimento interdisciplinar entre os professores da escola e em longo prazo realizar visitas ao ecossistema e estabelecer um cronograma didático.Lepidus2013-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/350910.14295/remea.v25i0.3509REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509/2086Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Karynne LemosAndrade, Regina Célia Bastos de2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3509Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Farias, Karynne Lemos
educação ambienta
rio Sergipe
manguezal
ensino.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Farias, Karynne Lemos
author_facet Farias, Karynne Lemos
Andrade, Regina Célia Bastos de
author_role author
author2 Andrade, Regina Célia Bastos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Karynne Lemos
Andrade, Regina Célia Bastos de
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambienta
rio Sergipe
manguezal
ensino.
topic educação ambienta
rio Sergipe
manguezal
ensino.
description A educação ambiental, no ensino formal enfrenta inúmeros desafios, como construir seu lugar e legitimidade na prática educativa. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi promover reflexões sobre o manguezal no ensino fundamental de uma escola pública e outra particular. Específico: fazer análise qualiquantitativa sobre a visão dos alunos quanto temática manguezal, apresentar de forma geral o cenário de degradação do manguezal que margeia o Rio Sergipe, em Aracaju (SE) e conscientizar os alunos dessas escolas sobre a conservação do ecossistema manguezal. A metodologia baseou-se em discussão com os alunos sobre a importância do mesmo, onde a estratégia empregada foi abordagem dos problemas locais como atividade-fim; o registro fotográfico através do método denominado percepção ambiental e aplicação de questionários, em sala de aula. No total 155 pessoas fizeram parte desta atividade, tendo sido realizados em média 20 questionários por turma e comparações por sexo e série. Portanto como indicativo de sucesso e em termos de processo educativo a importância em curto prazo é trazer um tema para os alunos e visualizar o grau de entendimento; em médio prazo um envolvimento interdisciplinar entre os professores da escola e em longo prazo realizar visitas ao ecossistema e estabelecer um cronograma didático.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509
10.14295/remea.v25i0.3509
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509
identifier_str_mv 10.14295/remea.v25i0.3509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3509/2086
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783462428672