A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ricardo Gauterio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bigliardi, Rossane Vinhas, Minasi, Luis Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4623
Resumo: No contexto da crise do modo de produção em que vivemos, que tem na crise ambiental uma de suas manifestações, e entendendo a Educação Ambiental como uma tentativa de apresentar as respostas necessárias à superação de tal problemática, compreendemos necessário distinguir que tipo de saberes acerca da Educação Ambiental estão sendo trabalhados em nível de pós-graduação. Procedemos, assim, a análise de algumas dissertações defendidas junto ao PPGEA-FURG, de modo a revelar as representações dos sujeitos em face da realidade, movimento que nos possibilitou compreender a ideologia – enquanto conjunto de ideias, crenças e valores que conduzem os indivíduos a desenvolverem uma compreensão de mundo determinada a partir dos interesses de classe dos intelectuais que a produzem – um forte componente da constituição destes pesquisadores.
id FURG-9_f68888a6585694c7af76eea215df6032
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4623
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologiaEducação AmbientalCrise CivilizatóriaIdeologiaNo contexto da crise do modo de produção em que vivemos, que tem na crise ambiental uma de suas manifestações, e entendendo a Educação Ambiental como uma tentativa de apresentar as respostas necessárias à superação de tal problemática, compreendemos necessário distinguir que tipo de saberes acerca da Educação Ambiental estão sendo trabalhados em nível de pós-graduação. Procedemos, assim, a análise de algumas dissertações defendidas junto ao PPGEA-FURG, de modo a revelar as representações dos sujeitos em face da realidade, movimento que nos possibilitou compreender a ideologia – enquanto conjunto de ideias, crenças e valores que conduzem os indivíduos a desenvolverem uma compreensão de mundo determinada a partir dos interesses de classe dos intelectuais que a produzem – um forte componente da constituição destes pesquisadores.Lepidus2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/462310.14295/remea.v31i2.4623REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 39-571517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4623/3079Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Ricardo GauterioBigliardi, Rossane VinhasMinasi, Luis Fernando2020-08-14T19:56:44Zoai:periodicos.furg.br:article/4623Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
title A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
spellingShingle A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
Cruz, Ricardo Gauterio
Educação Ambiental
Crise Civilizatória
Ideologia
title_short A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
title_full A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
title_fullStr A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
title_full_unstemmed A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
title_sort A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
author Cruz, Ricardo Gauterio
author_facet Cruz, Ricardo Gauterio
Bigliardi, Rossane Vinhas
Minasi, Luis Fernando
author_role author
author2 Bigliardi, Rossane Vinhas
Minasi, Luis Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Ricardo Gauterio
Bigliardi, Rossane Vinhas
Minasi, Luis Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Crise Civilizatória
Ideologia
topic Educação Ambiental
Crise Civilizatória
Ideologia
description No contexto da crise do modo de produção em que vivemos, que tem na crise ambiental uma de suas manifestações, e entendendo a Educação Ambiental como uma tentativa de apresentar as respostas necessárias à superação de tal problemática, compreendemos necessário distinguir que tipo de saberes acerca da Educação Ambiental estão sendo trabalhados em nível de pós-graduação. Procedemos, assim, a análise de algumas dissertações defendidas junto ao PPGEA-FURG, de modo a revelar as representações dos sujeitos em face da realidade, movimento que nos possibilitou compreender a ideologia – enquanto conjunto de ideias, crenças e valores que conduzem os indivíduos a desenvolverem uma compreensão de mundo determinada a partir dos interesses de classe dos intelectuais que a produzem – um forte componente da constituição destes pesquisadores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4623
10.14295/remea.v31i2.4623
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4623
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i2.4623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4623/3079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 39-57
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784483741696