A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Berenice Feitosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Suanno, João Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822
Resumo: Este artigo visa apresentar e discutir os resultados de um trabalho inovador, desenvolvido em Projetos Transdisciplinares de Educação Ambiental (EA) do Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG), aplicados na Escola Municipal João Paulo I, em Goiânia, GO. Para a análise dos discursos que impregnam as práticas de EA em Projetos Transdisciplinares, desenvolvidos entre 2013 e 2016, foram realizadas entrevistas com grupos focais compostos por estagiárias do curso de Pedagogia-UFG e a análise documental dos relatórios finais de estágio que apresentam os resultados das práticas aplicadas nos projetos transdisciplinares: Projeto Cooperação Internacional pelas Águas (2013); Projeto Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável (2014); Projeto Sustentabilidade e Consciência Integral (2015) e Projeto Hortas Urbanas e Hortas Escolares (2016). Baseamos a nossa argumentação nas teorias e propostas paradigmáticas dos seguintes autores: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) e outros. Pretendeu-se problematizar como o processo formativo de professores articula pensamento complexo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na ação das estagiárias nas práticas pedagógicas de EA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os entrevistados consideram relevante a inserção da EA por meio de Projetos Transdisciplinares no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. This article aims to present and discuss the results of an innovative study developed in Transdisciplinary Projects of Environmental Education (EE) of the Curricular Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of Goiás (UFG), applied at the João Paulo I Municipal School in Goiânia, GO. For the analysis of the speeches that permeate the EE practices in Transdisciplinary Projects, developed between 2013 and 2016, interviews were conducted with focus groups composed of trainees of the Pedagogy-UFG course and the documentary analysis of the final reports of the stage that present the results of the Practices applied in transdisciplinary projects: International Cooperation for Waters Project (2013); Solidarity Economy and Sustainable Development Project (2014); Sustainability and Integral Consciousness Project (2015) and Urban Gardens and School Gardens Project (2016). We base our argument in the theories and paradigmatic proposals of the following authors: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) and others. It was intended to problematize how the teacher training process articulates complex thinking, interdisciplinarity and transdisciplinarity in the action of the trainees in the pedagogical practices of EE in the initial years of Elementary Education. It was found that the interviewees consider the insertion of EE through Transdisciplinary Projects in the curriculum of the initial years of Elementary School to be relevant.
id FURG-9_fa21867f3491b780c4346f6afeef9b02
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6822
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação BásicaEducação AmbientalProjetos TransdisciplinaresComplexidade.Este artigo visa apresentar e discutir os resultados de um trabalho inovador, desenvolvido em Projetos Transdisciplinares de Educação Ambiental (EA) do Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG), aplicados na Escola Municipal João Paulo I, em Goiânia, GO. Para a análise dos discursos que impregnam as práticas de EA em Projetos Transdisciplinares, desenvolvidos entre 2013 e 2016, foram realizadas entrevistas com grupos focais compostos por estagiárias do curso de Pedagogia-UFG e a análise documental dos relatórios finais de estágio que apresentam os resultados das práticas aplicadas nos projetos transdisciplinares: Projeto Cooperação Internacional pelas Águas (2013); Projeto Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável (2014); Projeto Sustentabilidade e Consciência Integral (2015) e Projeto Hortas Urbanas e Hortas Escolares (2016). Baseamos a nossa argumentação nas teorias e propostas paradigmáticas dos seguintes autores: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) e outros. Pretendeu-se problematizar como o processo formativo de professores articula pensamento complexo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na ação das estagiárias nas práticas pedagógicas de EA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os entrevistados consideram relevante a inserção da EA por meio de Projetos Transdisciplinares no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. This article aims to present and discuss the results of an innovative study developed in Transdisciplinary Projects of Environmental Education (EE) of the Curricular Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of Goiás (UFG), applied at the João Paulo I Municipal School in Goiânia, GO. For the analysis of the speeches that permeate the EE practices in Transdisciplinary Projects, developed between 2013 and 2016, interviews were conducted with focus groups composed of trainees of the Pedagogy-UFG course and the documentary analysis of the final reports of the stage that present the results of the Practices applied in transdisciplinary projects: International Cooperation for Waters Project (2013); Solidarity Economy and Sustainable Development Project (2014); Sustainability and Integral Consciousness Project (2015) and Urban Gardens and School Gardens Project (2016). We base our argument in the theories and paradigmatic proposals of the following authors: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) and others. It was intended to problematize how the teacher training process articulates complex thinking, interdisciplinarity and transdisciplinarity in the action of the trainees in the pedagogical practices of EE in the initial years of Elementary Education. It was found that the interviewees consider the insertion of EE through Transdisciplinary Projects in the curriculum of the initial years of Elementary School to be relevant.Lepidus2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/682210.14295/remea.v34i2.6822REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 42-561517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822/4679Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAires, Berenice FeitosaSuanno, João Henrique2018-03-20T22:31:51Zoai:periodicos.furg.br:article/6822Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T22:31:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica
title A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica
spellingShingle A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica
Aires, Berenice Feitosa
Educação Ambiental
Projetos Transdisciplinares
Complexidade.
title_short A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica
title_full A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica
title_fullStr A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica
title_full_unstemmed A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica
title_sort A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica
author Aires, Berenice Feitosa
author_facet Aires, Berenice Feitosa
Suanno, João Henrique
author_role author
author2 Suanno, João Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Berenice Feitosa
Suanno, João Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Projetos Transdisciplinares
Complexidade.
topic Educação Ambiental
Projetos Transdisciplinares
Complexidade.
description Este artigo visa apresentar e discutir os resultados de um trabalho inovador, desenvolvido em Projetos Transdisciplinares de Educação Ambiental (EA) do Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG), aplicados na Escola Municipal João Paulo I, em Goiânia, GO. Para a análise dos discursos que impregnam as práticas de EA em Projetos Transdisciplinares, desenvolvidos entre 2013 e 2016, foram realizadas entrevistas com grupos focais compostos por estagiárias do curso de Pedagogia-UFG e a análise documental dos relatórios finais de estágio que apresentam os resultados das práticas aplicadas nos projetos transdisciplinares: Projeto Cooperação Internacional pelas Águas (2013); Projeto Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável (2014); Projeto Sustentabilidade e Consciência Integral (2015) e Projeto Hortas Urbanas e Hortas Escolares (2016). Baseamos a nossa argumentação nas teorias e propostas paradigmáticas dos seguintes autores: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) e outros. Pretendeu-se problematizar como o processo formativo de professores articula pensamento complexo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na ação das estagiárias nas práticas pedagógicas de EA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os entrevistados consideram relevante a inserção da EA por meio de Projetos Transdisciplinares no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. This article aims to present and discuss the results of an innovative study developed in Transdisciplinary Projects of Environmental Education (EE) of the Curricular Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of Goiás (UFG), applied at the João Paulo I Municipal School in Goiânia, GO. For the analysis of the speeches that permeate the EE practices in Transdisciplinary Projects, developed between 2013 and 2016, interviews were conducted with focus groups composed of trainees of the Pedagogy-UFG course and the documentary analysis of the final reports of the stage that present the results of the Practices applied in transdisciplinary projects: International Cooperation for Waters Project (2013); Solidarity Economy and Sustainable Development Project (2014); Sustainability and Integral Consciousness Project (2015) and Urban Gardens and School Gardens Project (2016). We base our argument in the theories and paradigmatic proposals of the following authors: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) and others. It was intended to problematize how the teacher training process articulates complex thinking, interdisciplinarity and transdisciplinarity in the action of the trainees in the pedagogical practices of EE in the initial years of Elementary Education. It was found that the interviewees consider the insertion of EE through Transdisciplinary Projects in the curriculum of the initial years of Elementary School to be relevant.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822
10.14295/remea.v34i2.6822
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i2.6822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822/4679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 42-56
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785521831936