A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar e discutir os resultados de um trabalho inovador, desenvolvido em Projetos Transdisciplinares de Educação Ambiental (EA) do Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG), aplicados na Escola Municipal João Paulo I, em Goiânia, GO. Para a análise dos discursos que impregnam as práticas de EA em Projetos Transdisciplinares, desenvolvidos entre 2013 e 2016, foram realizadas entrevistas com grupos focais compostos por estagiárias do curso de Pedagogia-UFG e a análise documental dos relatórios finais de estágio que apresentam os resultados das práticas aplicadas nos projetos transdisciplinares: Projeto Cooperação Internacional pelas Águas (2013); Projeto Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável (2014); Projeto Sustentabilidade e Consciência Integral (2015) e Projeto Hortas Urbanas e Hortas Escolares (2016). Baseamos a nossa argumentação nas teorias e propostas paradigmáticas dos seguintes autores: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) e outros. Pretendeu-se problematizar como o processo formativo de professores articula pensamento complexo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na ação das estagiárias nas práticas pedagógicas de EA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os entrevistados consideram relevante a inserção da EA por meio de Projetos Transdisciplinares no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. This article aims to present and discuss the results of an innovative study developed in Transdisciplinary Projects of Environmental Education (EE) of the Curricular Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of Goiás (UFG), applied at the João Paulo I Municipal School in Goiânia, GO. For the analysis of the speeches that permeate the EE practices in Transdisciplinary Projects, developed between 2013 and 2016, interviews were conducted with focus groups composed of trainees of the Pedagogy-UFG course and the documentary analysis of the final reports of the stage that present the results of the Practices applied in transdisciplinary projects: International Cooperation for Waters Project (2013); Solidarity Economy and Sustainable Development Project (2014); Sustainability and Integral Consciousness Project (2015) and Urban Gardens and School Gardens Project (2016). We base our argument in the theories and paradigmatic proposals of the following authors: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) and others. It was intended to problematize how the teacher training process articulates complex thinking, interdisciplinarity and transdisciplinarity in the action of the trainees in the pedagogical practices of EE in the initial years of Elementary Education. It was found that the interviewees consider the insertion of EE through Transdisciplinary Projects in the curriculum of the initial years of Elementary School to be relevant. |
id |
FURG-9_fa21867f3491b780c4346f6afeef9b02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6822 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação BásicaEducação AmbientalProjetos TransdisciplinaresComplexidade.Este artigo visa apresentar e discutir os resultados de um trabalho inovador, desenvolvido em Projetos Transdisciplinares de Educação Ambiental (EA) do Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG), aplicados na Escola Municipal João Paulo I, em Goiânia, GO. Para a análise dos discursos que impregnam as práticas de EA em Projetos Transdisciplinares, desenvolvidos entre 2013 e 2016, foram realizadas entrevistas com grupos focais compostos por estagiárias do curso de Pedagogia-UFG e a análise documental dos relatórios finais de estágio que apresentam os resultados das práticas aplicadas nos projetos transdisciplinares: Projeto Cooperação Internacional pelas Águas (2013); Projeto Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável (2014); Projeto Sustentabilidade e Consciência Integral (2015) e Projeto Hortas Urbanas e Hortas Escolares (2016). Baseamos a nossa argumentação nas teorias e propostas paradigmáticas dos seguintes autores: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) e outros. Pretendeu-se problematizar como o processo formativo de professores articula pensamento complexo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na ação das estagiárias nas práticas pedagógicas de EA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os entrevistados consideram relevante a inserção da EA por meio de Projetos Transdisciplinares no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. This article aims to present and discuss the results of an innovative study developed in Transdisciplinary Projects of Environmental Education (EE) of the Curricular Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of Goiás (UFG), applied at the João Paulo I Municipal School in Goiânia, GO. For the analysis of the speeches that permeate the EE practices in Transdisciplinary Projects, developed between 2013 and 2016, interviews were conducted with focus groups composed of trainees of the Pedagogy-UFG course and the documentary analysis of the final reports of the stage that present the results of the Practices applied in transdisciplinary projects: International Cooperation for Waters Project (2013); Solidarity Economy and Sustainable Development Project (2014); Sustainability and Integral Consciousness Project (2015) and Urban Gardens and School Gardens Project (2016). We base our argument in the theories and paradigmatic proposals of the following authors: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) and others. It was intended to problematize how the teacher training process articulates complex thinking, interdisciplinarity and transdisciplinarity in the action of the trainees in the pedagogical practices of EE in the initial years of Elementary Education. It was found that the interviewees consider the insertion of EE through Transdisciplinary Projects in the curriculum of the initial years of Elementary School to be relevant.Lepidus2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/682210.14295/remea.v34i2.6822REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 42-561517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822/4679Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAires, Berenice FeitosaSuanno, João Henrique2018-03-20T22:31:51Zoai:periodicos.furg.br:article/6822Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T22:31:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica |
title |
A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica |
spellingShingle |
A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica Aires, Berenice Feitosa Educação Ambiental Projetos Transdisciplinares Complexidade. |
title_short |
A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica |
title_full |
A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica |
title_fullStr |
A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica |
title_sort |
A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica |
author |
Aires, Berenice Feitosa |
author_facet |
Aires, Berenice Feitosa Suanno, João Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Suanno, João Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aires, Berenice Feitosa Suanno, João Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Projetos Transdisciplinares Complexidade. |
topic |
Educação Ambiental Projetos Transdisciplinares Complexidade. |
description |
Este artigo visa apresentar e discutir os resultados de um trabalho inovador, desenvolvido em Projetos Transdisciplinares de Educação Ambiental (EA) do Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG), aplicados na Escola Municipal João Paulo I, em Goiânia, GO. Para a análise dos discursos que impregnam as práticas de EA em Projetos Transdisciplinares, desenvolvidos entre 2013 e 2016, foram realizadas entrevistas com grupos focais compostos por estagiárias do curso de Pedagogia-UFG e a análise documental dos relatórios finais de estágio que apresentam os resultados das práticas aplicadas nos projetos transdisciplinares: Projeto Cooperação Internacional pelas Águas (2013); Projeto Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável (2014); Projeto Sustentabilidade e Consciência Integral (2015) e Projeto Hortas Urbanas e Hortas Escolares (2016). Baseamos a nossa argumentação nas teorias e propostas paradigmáticas dos seguintes autores: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) e outros. Pretendeu-se problematizar como o processo formativo de professores articula pensamento complexo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na ação das estagiárias nas práticas pedagógicas de EA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os entrevistados consideram relevante a inserção da EA por meio de Projetos Transdisciplinares no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. This article aims to present and discuss the results of an innovative study developed in Transdisciplinary Projects of Environmental Education (EE) of the Curricular Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of Goiás (UFG), applied at the João Paulo I Municipal School in Goiânia, GO. For the analysis of the speeches that permeate the EE practices in Transdisciplinary Projects, developed between 2013 and 2016, interviews were conducted with focus groups composed of trainees of the Pedagogy-UFG course and the documentary analysis of the final reports of the stage that present the results of the Practices applied in transdisciplinary projects: International Cooperation for Waters Project (2013); Solidarity Economy and Sustainable Development Project (2014); Sustainability and Integral Consciousness Project (2015) and Urban Gardens and School Gardens Project (2016). We base our argument in the theories and paradigmatic proposals of the following authors: Hernández (1998), Boff (2000), Mallart (2008), Gadotti (2009), Morin (2011), Suanno, J.H. (2012, 2014), Suanno, M.V.R. (2014, 2015a, 2015b), Moraes (2015) and others. It was intended to problematize how the teacher training process articulates complex thinking, interdisciplinarity and transdisciplinarity in the action of the trainees in the pedagogical practices of EE in the initial years of Elementary Education. It was found that the interviewees consider the insertion of EE through Transdisciplinary Projects in the curriculum of the initial years of Elementary School to be relevant. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822 10.14295/remea.v34i2.6822 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v34i2.6822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822/4679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 42-56 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785521831936 |