UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2819 |
Resumo: | Neste artigo, são enfatizadas algumas possibilidades de intercâmbio entre conceitos relativos à educação ambiental e à educação libertária, a partir das quais possam ser criadas diversas maneiras de pensar e fazer educação ambiental sob uma perspectiva libertária. Por supor subversão e desconstrução de conceitos e representações, a educação libertaria é considerada como potencializadora de singularidades, já que busca freqüentemente a diferenciação como prática de resistência e tomada de decisões. Ela envolve o conceito de risco, e se desenvolve em redes de saberes, pois supõe que a construção de conhecimento sempre se dá de forma coletiva. |
id |
FURG-9_fbd1434de30583743c6097701a0639f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2819 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIAEducação ambientaleducação libertáriasingularidadesriscoredes de saberes.Neste artigo, são enfatizadas algumas possibilidades de intercâmbio entre conceitos relativos à educação ambiental e à educação libertária, a partir das quais possam ser criadas diversas maneiras de pensar e fazer educação ambiental sob uma perspectiva libertária. Por supor subversão e desconstrução de conceitos e representações, a educação libertaria é considerada como potencializadora de singularidades, já que busca freqüentemente a diferenciação como prática de resistência e tomada de decisões. Ela envolve o conceito de risco, e se desenvolve em redes de saberes, pois supõe que a construção de conhecimento sempre se dá de forma coletiva.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/281910.14295/remea.v22i0.2819REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2819/1582Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarchi, Rodrigo2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2819Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA |
title |
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA |
spellingShingle |
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA Barchi, Rodrigo Educação ambiental educação libertária singularidades risco redes de saberes. |
title_short |
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA |
title_full |
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA |
title_fullStr |
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA |
title_full_unstemmed |
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA |
title_sort |
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA |
author |
Barchi, Rodrigo |
author_facet |
Barchi, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barchi, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental educação libertária singularidades risco redes de saberes. |
topic |
Educação ambiental educação libertária singularidades risco redes de saberes. |
description |
Neste artigo, são enfatizadas algumas possibilidades de intercâmbio entre conceitos relativos à educação ambiental e à educação libertária, a partir das quais possam ser criadas diversas maneiras de pensar e fazer educação ambiental sob uma perspectiva libertária. Por supor subversão e desconstrução de conceitos e representações, a educação libertaria é considerada como potencializadora de singularidades, já que busca freqüentemente a diferenciação como prática de resistência e tomada de decisões. Ela envolve o conceito de risco, e se desenvolve em redes de saberes, pois supõe que a construção de conhecimento sempre se dá de forma coletiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2819 10.14295/remea.v22i0.2819 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2819 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v22i0.2819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2819/1582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781848670208 |