Territorio, trabajo y género: mujeres rompedoras de babasú en la Educación Ambiental Crítica: mulheres quebradeiras de coco babaçu na Educação Ambiental Crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14413 |
Resumo: | In the current socio-environmental crisis, experiences and sociability of “babassu coconut breakers women” inspired the proposition of this study, which uses critical environmental education as a tool to counteract the intensification of capitalist economic development processes. Texts by Barbosa (2014), Na Terra das Palmeiras: Gênero, Trabalho e Identidades no Universo das Quebradeiras de Coco Babaçu no Maranhão, were analyzed based on the Critical Theory in Environmental Education and on the assumptions of Marxist ecology. The results reveal: the existence of elements that enable the representation of traditional peoples in critical socio-environmental approaches; the extractives as drivers of approaches to environmental issues in all their complexity, including the dimensions of work and gender in the capitalist development model; the role of extractives in the struggle for a just, culturally diverse and ecologically sustainable society, especially when mediated by environmental education. |
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Territorio, trabajo y género: mujeres rompedoras de babasú en la Educación Ambiental Crítica: mulheres quebradeiras de coco babaçu na Educação Ambiental CríticaTerritorio, trabajo y género: mujeres rompedoras de babasú en la Educación Ambiental Crítica: mulheres quebradeiras de coco babaçu na Educação Ambiental CríticaTerritório, trabalho e gênero: mulheres quebradeiras de coco babaçu na Educação Ambiental CríticaTraditional PeoplesSocial and Environmental CrisisCritical TheoryMarx's EcologyMaranhãoPueblos TraditionalesCrisis Social y MedioambientalLa Teoría CríticaEcología de MarxMaranhãoPovos TradicionaisCrise SocioambientalTeoria CríticaEcologia de MarxMaranhãoIn the current socio-environmental crisis, experiences and sociability of “babassu coconut breakers women” inspired the proposition of this study, which uses critical environmental education as a tool to counteract the intensification of capitalist economic development processes. Texts by Barbosa (2014), Na Terra das Palmeiras: Gênero, Trabalho e Identidades no Universo das Quebradeiras de Coco Babaçu no Maranhão, were analyzed based on the Critical Theory in Environmental Education and on the assumptions of Marxist ecology. The results reveal: the existence of elements that enable the representation of traditional peoples in critical socio-environmental approaches; the extractives as drivers of approaches to environmental issues in all their complexity, including the dimensions of work and gender in the capitalist development model; the role of extractives in the struggle for a just, culturally diverse and ecologically sustainable society, especially when mediated by environmental education.En la actual crisis socioambiental, las experiencias y la sociabilidad de las “mujeres rompedoras de babasú” inspiraron la propuesta de este estudio, que utiliza la educación ambiental crítica como herramienta para contrarrestar la intensificación de los procesos de desarrollo económico capitalista. Los textos de Barbosa (2014), Na Terra das Palmeiras: Gênero, Trabalho e Identidades no Universo das Quebradeiras de Coco Babaçu no Maranhão, fueron analizados a partir de la Teoría Crítica en Educación Ambiental y los supuestos de la ecología marxista. Los resultados revelan: la existencia de elementos que posibilitan la representación de los pueblos tradicionales en enfoques socioambientales críticos; los rompedores como impulsores de enfoques de los problemas ambientales en toda su complejidad, incluidas las dimensiones del trabajo y el género en el modelo de desarrollo capitalista; el papel de los extractivistas en la lucha por una sociedad justa, culturalmente diversa y ecológicamente sostenible, especialmente cuando está mediada por la educación ambiental.Na atual crise socioambiental, vivências e sociabilidades das mulheres quebradeiras de coco babaçu inspiraram a proposição deste estudo, que tem a Educação Ambiental Crítica como ferramenta de contraposição à intensificação dos processos de desenvolvimento econômico capitalista. Capítulos de Na Terra das Palmeiras: gênero, trabalho e identidades no universo das quebradeiras de coco babaçu no Maranhão (BARBOSA, 2014) foram analisados com base na Teoria Crítica na Educação Ambiental e nos pressupostos da ecologia marxista. Os resultados revelam: a existência de elementos que viabilizam a representação dos povos tradicionais em abordagens socioambientais críticas; as quebradeiras como propulsoras em abordagens da dimensão ambiental em toda sua complexidade, incluindo as dimensões de trabalho e gênero no modelo de desenvolvimento capitalista; e o papel das extrativistas na luta por uma sociedade justa, culturalmente diversa e ecologicamente sustentável, especialmente quando mediadas pela Educação Ambiental.Lepidus2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1441310.14295/remea.v40i1.14413REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 367-3881517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14413/10164http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, GrazielaAlves Lima, Maria Consuelo2023-04-14T20:46:47Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14413Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-04-14T20:46:47Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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