A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Josineide Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dolci, Luciana Netto, Czarneski Rezende, Pauline Apolinário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8872
Resumo: Este estudo analisou como a Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental poderia corroborar para o desenvolvimento da leitura, da escrita e do senso crítico dos discentes dos Anos Iniciais. Esta pesquisa quanto à abordagem é qualitativa, exploratória, classificada como uma pesquisa participante, desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental da cidade do Rio Grande. Os sujeitos da pesquisa são vinte e três alunos de uma turma de quarto ano. Escolhemos a análise de conteúdo para realizar análise dos dados, emergindo duas categorias: A Literatura de Cordel e o desenvolvimento da leitura e escrita e Aspectos desenvolvidos com a Literatura de Cordel. Os resultados foram a aquisição da leitura de mundo crítica, o desenvolvimento da emoção, da sensibilidade, da capacidade de questionar, de fazer rimas e de ler poesias. This study analyzed how the Cordel Literature in the perspective of Aesthetic- Environmental Education could corroborate for the development of the reading, the writing and the critical sense of the students of the Initial Years. This research on the approach is qualitative, exploratory, classified as a participant research, developed in a primary school in the city of Rio Grande. The subjects of the survey are twenty-three students of a fourth grade class. We chose content analysis to perform data analysis, emerging two categories: Cordel Literature and the development of reading and writing and Aspects developed with Cordel Literature. The results were the acquisition of critical world reading, the development of emotion, sensitivity, the ability to question, to make rhymes and to read poetry. Este estudio analizó cómo la Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental podría corroborar para el desarrollo de la lectura, de la escritura y del sentido crítico de los discentes de los Años Iniciales. Esta investigación en cuanto al abordaje es cualitativa, exploratoria, clasificada como una investigación participante, desarrollada en una escuela de Enseñanza Fundamental de la ciudad de Rio Grande. Los sujetos de la investigación son veintitrés alumnos de una clase de cuarto año. Hemos escogido el análisis de contenido para realizar análisis de los datos, emergiendo dos categorías: La Literatura de Cordel y el desarrollo de la lectura y escritura y Aspectos desarrollados con la Literatura de Cordel. Los resultados fueron la adquisición de la lectura del mundo crítico, el desarrollo de la emoción, la sensibilidad, la capacidad de cuestionar, de hacer rimas y de leer poesías.
id FURG-9_fffa0ce8678e610ce76474bde274861d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8872
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años inicialesLiteratura de Cordel. Educação Estético-Ambiental. Desenvolvimento das habilidades.Este estudo analisou como a Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental poderia corroborar para o desenvolvimento da leitura, da escrita e do senso crítico dos discentes dos Anos Iniciais. Esta pesquisa quanto à abordagem é qualitativa, exploratória, classificada como uma pesquisa participante, desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental da cidade do Rio Grande. Os sujeitos da pesquisa são vinte e três alunos de uma turma de quarto ano. Escolhemos a análise de conteúdo para realizar análise dos dados, emergindo duas categorias: A Literatura de Cordel e o desenvolvimento da leitura e escrita e Aspectos desenvolvidos com a Literatura de Cordel. Os resultados foram a aquisição da leitura de mundo crítica, o desenvolvimento da emoção, da sensibilidade, da capacidade de questionar, de fazer rimas e de ler poesias. This study analyzed how the Cordel Literature in the perspective of Aesthetic- Environmental Education could corroborate for the development of the reading, the writing and the critical sense of the students of the Initial Years. This research on the approach is qualitative, exploratory, classified as a participant research, developed in a primary school in the city of Rio Grande. The subjects of the survey are twenty-three students of a fourth grade class. We chose content analysis to perform data analysis, emerging two categories: Cordel Literature and the development of reading and writing and Aspects developed with Cordel Literature. The results were the acquisition of critical world reading, the development of emotion, sensitivity, the ability to question, to make rhymes and to read poetry. Este estudio analizó cómo la Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental podría corroborar para el desarrollo de la lectura, de la escritura y del sentido crítico de los discentes de los Años Iniciales. Esta investigación en cuanto al abordaje es cualitativa, exploratoria, clasificada como una investigación participante, desarrollada en una escuela de Enseñanza Fundamental de la ciudad de Rio Grande. Los sujetos de la investigación son veintitrés alumnos de una clase de cuarto año. Hemos escogido el análisis de contenido para realizar análisis de los datos, emergiendo dos categorías: La Literatura de Cordel y el desarrollo de la lectura y escritura y Aspectos desarrollados con la Literatura de Cordel. Los resultados fueron la adquisición de la lectura del mundo crítico, el desarrollo de la emoción, la sensibilidad, la capacidad de cuestionar, de hacer rimas y de leer poesías.Lepidus2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/887210.14295/remea.v0i2.8872REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 4-181517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8872/5698Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Josineide RibeiroDolci, Luciana NettoCzarneski Rezende, Pauline Apolinário2019-04-17T12:15:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8872Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-04-17T12:15:20Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales
title A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales
spellingShingle A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales
da Silva, Josineide Ribeiro
Literatura de Cordel. Educação Estético-Ambiental. Desenvolvimento das habilidades.
title_short A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales
title_full A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales
title_fullStr A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales
title_full_unstemmed A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales
title_sort A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciaisCordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early yearsLa Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales
author da Silva, Josineide Ribeiro
author_facet da Silva, Josineide Ribeiro
Dolci, Luciana Netto
Czarneski Rezende, Pauline Apolinário
author_role author
author2 Dolci, Luciana Netto
Czarneski Rezende, Pauline Apolinário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Josineide Ribeiro
Dolci, Luciana Netto
Czarneski Rezende, Pauline Apolinário
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de Cordel. Educação Estético-Ambiental. Desenvolvimento das habilidades.
topic Literatura de Cordel. Educação Estético-Ambiental. Desenvolvimento das habilidades.
description Este estudo analisou como a Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental poderia corroborar para o desenvolvimento da leitura, da escrita e do senso crítico dos discentes dos Anos Iniciais. Esta pesquisa quanto à abordagem é qualitativa, exploratória, classificada como uma pesquisa participante, desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental da cidade do Rio Grande. Os sujeitos da pesquisa são vinte e três alunos de uma turma de quarto ano. Escolhemos a análise de conteúdo para realizar análise dos dados, emergindo duas categorias: A Literatura de Cordel e o desenvolvimento da leitura e escrita e Aspectos desenvolvidos com a Literatura de Cordel. Os resultados foram a aquisição da leitura de mundo crítica, o desenvolvimento da emoção, da sensibilidade, da capacidade de questionar, de fazer rimas e de ler poesias. This study analyzed how the Cordel Literature in the perspective of Aesthetic- Environmental Education could corroborate for the development of the reading, the writing and the critical sense of the students of the Initial Years. This research on the approach is qualitative, exploratory, classified as a participant research, developed in a primary school in the city of Rio Grande. The subjects of the survey are twenty-three students of a fourth grade class. We chose content analysis to perform data analysis, emerging two categories: Cordel Literature and the development of reading and writing and Aspects developed with Cordel Literature. The results were the acquisition of critical world reading, the development of emotion, sensitivity, the ability to question, to make rhymes and to read poetry. Este estudio analizó cómo la Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental podría corroborar para el desarrollo de la lectura, de la escritura y del sentido crítico de los discentes de los Años Iniciales. Esta investigación en cuanto al abordaje es cualitativa, exploratoria, clasificada como una investigación participante, desarrollada en una escuela de Enseñanza Fundamental de la ciudad de Rio Grande. Los sujetos de la investigación son veintitrés alumnos de una clase de cuarto año. Hemos escogido el análisis de contenido para realizar análisis de los datos, emergiendo dos categorías: La Literatura de Cordel y el desarrollo de la lectura y escritura y Aspectos desarrollados con la Literatura de Cordel. Los resultados fueron la adquisición de la lectura del mundo crítico, el desarrollo de la emoción, la sensibilidad, la capacidad de cuestionar, de hacer rimas y de leer poesías.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8872
10.14295/remea.v0i2.8872
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8872
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i2.8872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8872/5698
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 4-18
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786728742912