Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Bruna da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8795
Resumo: Este trabalho tem o intuito de estudar o conceito de memória nos livros didáticos de história, especificamente na coleção "Projeto Araribá", da editora Moderna, do 6º ano do ensino fundamental, componente curricular de história, juntamente com outras coleções, das escolas públicas, estaduais e municipais, e particulares desde que foi aprovado pelo PNLD de 2014. O livro didático de história é um importante instrumento didático-pedagógico, no seu sentido mais complexo, ele exprime e perpetua as ideologias, as relações sociais, econômicas, políticas, identitárias, memorísticas, etc. Primeiramente, a pesquisa foca-se em como a memória se constrói e se articula dentro da historiografia; para, então, problematizá-la no livro didático selecionado. O capítulo número 1, é responsável por apresentar o objeto da pesquisa, no caso, o projeto Araribá e conversar sobre a importância do livro didático dentro do ambiente escolar. O capítulo número 2, possui um caráter mais teórico e visa dialogar sobre o conceito de memória na história a partir dos escritos de Jacques Le Goff, Pierre Nora e François Hartog, historiadores quepossuem seus trabalhos focados na historiografia e na memória, entre outros autores que de uma forma ou outra, complementa e corroboram com autores citados. O capítulo 3, tem o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa, relacionando as concepções sobre a memória e as abordagens apresentadas na fonte.
id FURG_001fe9457961a4e1c0b65d1e786e21b6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8795
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° anoHistoriografiaMemóriaEnsino de históriaHistoriographieMémoireEnseignement de lhistoireEste trabalho tem o intuito de estudar o conceito de memória nos livros didáticos de história, especificamente na coleção "Projeto Araribá", da editora Moderna, do 6º ano do ensino fundamental, componente curricular de história, juntamente com outras coleções, das escolas públicas, estaduais e municipais, e particulares desde que foi aprovado pelo PNLD de 2014. O livro didático de história é um importante instrumento didático-pedagógico, no seu sentido mais complexo, ele exprime e perpetua as ideologias, as relações sociais, econômicas, políticas, identitárias, memorísticas, etc. Primeiramente, a pesquisa foca-se em como a memória se constrói e se articula dentro da historiografia; para, então, problematizá-la no livro didático selecionado. O capítulo número 1, é responsável por apresentar o objeto da pesquisa, no caso, o projeto Araribá e conversar sobre a importância do livro didático dentro do ambiente escolar. O capítulo número 2, possui um caráter mais teórico e visa dialogar sobre o conceito de memória na história a partir dos escritos de Jacques Le Goff, Pierre Nora e François Hartog, historiadores quepossuem seus trabalhos focados na historiografia e na memória, entre outros autores que de uma forma ou outra, complementa e corroboram com autores citados. O capítulo 3, tem o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa, relacionando as concepções sobre a memória e as abordagens apresentadas na fonte.Ce travail vise à étudier le concept de la mémoire dans les manuels d'histoire, en particulier la collection "Projet Arariba" de l'édition moderne, la 6e année de l'école primaire, composante du curriculum de histoire, ainsi que d'autres collections, les écoles publique, étatique et local, et privé depuis qu'il a été approuvé par 2014 PNLD le manuel d'histoire est un outil didactique et pédagogique important dans son sens le plus complexe, elle exprime et perpétue les idéologies, sociales, économiques, politiques , identité, memorísticas, etc. Premièrement, la recherche se concentre sur la façon dont la mémoire est construite et articulée au sein de l'historiographie; pour ensuite en discute dans le manuel sélectionné. Le numéro de chapitre 1, est responsable de la présentation de l'objet de recherche, dans ce cas, le projet Arariba et de parler de l'importance des manuels scolaires dans le milieu scolaire. Chapitre n° 2 a une plus théorique et vise à parler du concept de mémoire dans l'histoire des écrits de Jacques Le Goff, Pierre Nora et François Hartog, les historiens qui ont leur travail ciblé dans l'historiographie et de la mémoire, entre autres auteurs qui d'une façon ou d'une autre, se complètent et corroborent avec auteurs cités. Chapitre 3, vise à présenter les résultats de la recherche, concernant les notions de mémoire et approches présentées dans la source.Gonçalves, Jussemar WeissGarcia, Bruna da Silva2020-06-09T16:54:41Z2020-06-09T16:54:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARCIA, Bruna da Silva. Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano. 2016. 142 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/8795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-12-20T17:09:24Zoai:repositorio.furg.br:1/8795Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-12-20T17:09:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano
title Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano
spellingShingle Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano
Garcia, Bruna da Silva
Historiografia
Memória
Ensino de história
Historiographie
Mémoire
Enseignement de lhistoire
title_short Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano
title_full Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano
title_fullStr Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano
title_full_unstemmed Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano
title_sort Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano
author Garcia, Bruna da Silva
author_facet Garcia, Bruna da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Jussemar Weiss
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Bruna da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia
Memória
Ensino de história
Historiographie
Mémoire
Enseignement de lhistoire
topic Historiografia
Memória
Ensino de história
Historiographie
Mémoire
Enseignement de lhistoire
description Este trabalho tem o intuito de estudar o conceito de memória nos livros didáticos de história, especificamente na coleção "Projeto Araribá", da editora Moderna, do 6º ano do ensino fundamental, componente curricular de história, juntamente com outras coleções, das escolas públicas, estaduais e municipais, e particulares desde que foi aprovado pelo PNLD de 2014. O livro didático de história é um importante instrumento didático-pedagógico, no seu sentido mais complexo, ele exprime e perpetua as ideologias, as relações sociais, econômicas, políticas, identitárias, memorísticas, etc. Primeiramente, a pesquisa foca-se em como a memória se constrói e se articula dentro da historiografia; para, então, problematizá-la no livro didático selecionado. O capítulo número 1, é responsável por apresentar o objeto da pesquisa, no caso, o projeto Araribá e conversar sobre a importância do livro didático dentro do ambiente escolar. O capítulo número 2, possui um caráter mais teórico e visa dialogar sobre o conceito de memória na história a partir dos escritos de Jacques Le Goff, Pierre Nora e François Hartog, historiadores quepossuem seus trabalhos focados na historiografia e na memória, entre outros autores que de uma forma ou outra, complementa e corroboram com autores citados. O capítulo 3, tem o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa, relacionando as concepções sobre a memória e as abordagens apresentadas na fonte.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-06-09T16:54:41Z
2020-06-09T16:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Bruna da Silva. Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano. 2016. 142 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8795
identifier_str_mv GARCIA, Bruna da Silva. Uma pitada de memória, duas colheres de história : um estudo da relação entre memória e história no livro "Projeto Araribá" do 6° ano. 2016. 142 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187238486343680