Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ores, Julian Mussi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10489
Resumo: Dissertação de Mestrado.
id FURG_00234c5008caa20574a379e2058c41ed
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/10489
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.LetramentosLetramento multimidiáticoRPGsNeverwinter Nights: Enhanced EditionLiteracyMultimedia literacyDissertação de Mestrado.Essa dissertação se propõe a discutir e analisar, sob o viés dos Novos Estudos de Letramento (Street, 2014), o potencial pedagógico da prática de jogar o RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition para a aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, o trabalho considera o RPG como um espaço para prática de letramento; uma prática social, múltipla e diversificada que constitui a identidade e a personalidade dos que o jogam. A análise do potencial pedagógico da prática de jogar RPG é feita através da observação de seis princípios de boa aprendizagem de Gee (2004, 2005 e 2013), os princípios da Identidade, Interação, Produção, Riscos, Customização e Agência. Esses princípios são encontrados em “bons jogos” e na boa aprendizagem. A pesquisa é de cunho etnográfico-qualitativo e caracteriza-se pelo enfoque interpretativo (Teis D. T. e Teis M. A., 2006) ao analisar os dados de cinco sujeitos que participaram da pesquisa em busca desses princípios. Os sujeitos gravaram suas sessões de jogos e compartilharam as múltiplas conexões multimidiáticas que realizaram durante o estudo. Ao final da pesquisa empreendida, foram encontrados todos os princípios de boa aprendizagem de Gee na prática social de jogar e em todas outras práticas multimidiáticas relacionadas a ela, o que atesta fortemente o potencial pedagógico dos RPGs devido ao enorme interesse e imersão dos sujeitos em contextos multimidiáticos que têm a língua inglesa como um dos principais recursos para construção de sentido. O potencial pedagógico do RPG dá-se devido aos caminhos multimidiáticos que os sujeitos perpassam, e é uma consequência das identidades que os sujeitos criam ao interagir, conviver e produzir nesses ambientes ricos em língua inglesa.This dissertation aims to discuss and analyze, through the perspective of the New Literacy Studies (Street, 2014), the pedagogical potential of playing the RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition. For this purpose, the work considers the RPG as a space for the literacy practice; a social, multiple and diversified practice that constitutes the identity and personality of those who play it. The analysis of the pedagogical potential of the practice of playing RPG is performed through the observation of six principles of good learning by Gee (2004, 2005 and 2013), the principles of Identity, Interaction, Production, Risks, Customization and Agency. These principles are found in “good games” and good learning. The research is of an ethnographic-qualitative nature and is characterized by an interpretive approach (Teis D. T. and Teis M. A., 2006) when analyzing data from five subjects who participated in the research in search of these principles. Subjects recorded their gaming sessions and shared the multiple multimedia connections they had during the study. At the end of the research, all of Gee's principles of good learning were found in the social practice of playing and in all other multimedia practices related to it, which strongly attests to the pedagogical potential of RPGs due to the enormous interest and immersion of the subjects in multimedia contexts that use the English language as a way of constructing meaning. The pedagogical potential of the RPG is due to the multimedia paths that the subjects go through, and it is a consequence of the identities that the subjects create while interacting, living and producing in these environments filled with the English language.Scheifer, Camila LawsonOres, Julian Mussi2022-06-08T20:15:06Z2022-06-08T20:15:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfORES, Julian Mussi. Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition. 2021. 85 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2021.http://repositorio.furg.br/handle/1/10489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-06-08T20:15:06Zoai:repositorio.furg.br:1/10489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-06-08T20:15:06Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.
title Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.
spellingShingle Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.
Ores, Julian Mussi
Letramentos
Letramento multimidiático
RPGs
Neverwinter Nights: Enhanced Edition
Literacy
Multimedia literacy
title_short Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.
title_full Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.
title_fullStr Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.
title_full_unstemmed Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.
title_sort Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition.
author Ores, Julian Mussi
author_facet Ores, Julian Mussi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheifer, Camila Lawson
dc.contributor.author.fl_str_mv Ores, Julian Mussi
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos
Letramento multimidiático
RPGs
Neverwinter Nights: Enhanced Edition
Literacy
Multimedia literacy
topic Letramentos
Letramento multimidiático
RPGs
Neverwinter Nights: Enhanced Edition
Literacy
Multimedia literacy
description Dissertação de Mestrado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-08T20:15:06Z
2022-06-08T20:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORES, Julian Mussi. Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition. 2021. 85 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2021.
http://repositorio.furg.br/handle/1/10489
identifier_str_mv ORES, Julian Mussi. Letramento Multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition. 2021. 85 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2021.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/10489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187246736539648