Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1573 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso onde se utiliza uma abordagem orientada pelos conceitos de traffic calming, ainda pouco difundidos no Brasil, porém de eficácia comprovada na humanização do trânsito em países do exterior. O estudo é realizado sobre o cenário urbano do município de Rio Grande – RS, o qual se apresenta bastante inadequado, repercutindo na qualidade de vida das pessoas e, promovendo inclusive a exclusão social de certos grupos, como pedestres e portadores de necessidades especiais. A interface do acesso a um shopping é avaliada e é sugerida uma medida atenuadora, na tentativa de proporcionar maior segurança e mobilidade aos freqüentadores do local. |
id |
FURG_021d24491c0201f6bce4f355b6b66282 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1573 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de casoSpot treatment seeking to the trip generating poles accessibility through the traffic calming: a case studyEste artigo apresenta um estudo de caso onde se utiliza uma abordagem orientada pelos conceitos de traffic calming, ainda pouco difundidos no Brasil, porém de eficácia comprovada na humanização do trânsito em países do exterior. O estudo é realizado sobre o cenário urbano do município de Rio Grande – RS, o qual se apresenta bastante inadequado, repercutindo na qualidade de vida das pessoas e, promovendo inclusive a exclusão social de certos grupos, como pedestres e portadores de necessidades especiais. A interface do acesso a um shopping é avaliada e é sugerida uma medida atenuadora, na tentativa de proporcionar maior segurança e mobilidade aos freqüentadores do local.This paper presents a case study that uses an approach leaded by traffic calming concepts, not well known in Brazil yet, however succesfully used in foreign countries to traffic humanization. The study is accomplished at Rio Grande City – RS urban scenario, wich is not adequated, affecting the people´s quality of life, socially excluding certain groups, as pedestrians and people with some kind of disability. A shopping center access interface is evalueted and a countermeasure is sugested in the sense of providing the local costumers safety and mobility.2011-12-01T18:14:29Z2011-12-01T18:14:29Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIEIRA, Heitor et al.Tratamento pontual visando a acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego:um estudo de caso. Teoria e Prática na Engenharia Civil, Rio Grande, n.10, p.11-18, jul. 2007. Disponível em: <http://www.editoradunas.com.br/revistatpec/Art2_N10.pdf >. Acesso em: 30 nov. 2011.1677-3047http://repositorio.furg.br/handle/1/1573porVieira, HeitorBastos, Jorge TiagoCamargo, Karina RetzlaffValente, Amir Mattarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-01T18:14:29Zoai:repositorio.furg.br:1/1573Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-01T18:14:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de caso Spot treatment seeking to the trip generating poles accessibility through the traffic calming: a case study |
title |
Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de caso |
spellingShingle |
Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de caso Vieira, Heitor |
title_short |
Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de caso |
title_full |
Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de caso |
title_fullStr |
Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de caso |
title_sort |
Tratamento pontual visando à acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego: um estudo de caso |
author |
Vieira, Heitor |
author_facet |
Vieira, Heitor Bastos, Jorge Tiago Camargo, Karina Retzlaff Valente, Amir Mattar |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Jorge Tiago Camargo, Karina Retzlaff Valente, Amir Mattar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Heitor Bastos, Jorge Tiago Camargo, Karina Retzlaff Valente, Amir Mattar |
description |
Este artigo apresenta um estudo de caso onde se utiliza uma abordagem orientada pelos conceitos de traffic calming, ainda pouco difundidos no Brasil, porém de eficácia comprovada na humanização do trânsito em países do exterior. O estudo é realizado sobre o cenário urbano do município de Rio Grande – RS, o qual se apresenta bastante inadequado, repercutindo na qualidade de vida das pessoas e, promovendo inclusive a exclusão social de certos grupos, como pedestres e portadores de necessidades especiais. A interface do acesso a um shopping é avaliada e é sugerida uma medida atenuadora, na tentativa de proporcionar maior segurança e mobilidade aos freqüentadores do local. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2011-12-01T18:14:29Z 2011-12-01T18:14:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Heitor et al.Tratamento pontual visando a acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego:um estudo de caso. Teoria e Prática na Engenharia Civil, Rio Grande, n.10, p.11-18, jul. 2007. Disponível em: <http://www.editoradunas.com.br/revistatpec/Art2_N10.pdf >. Acesso em: 30 nov. 2011. 1677-3047 http://repositorio.furg.br/handle/1/1573 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Heitor et al.Tratamento pontual visando a acessibilidade a pólos geradores de viagem através da moderação de tráfego:um estudo de caso. Teoria e Prática na Engenharia Civil, Rio Grande, n.10, p.11-18, jul. 2007. Disponível em: <http://www.editoradunas.com.br/revistatpec/Art2_N10.pdf >. Acesso em: 30 nov. 2011. 1677-3047 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187254857760768 |