A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albani, Ionara Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10010
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG que buscou compreender quais princípios da Educação Ambiental emergiram no processo de formação de educadores do Projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra - CSJR, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul - FETRAF-SUL/CUT. Teve como objetivo geral analisar e compreender como a inserção da Educação Ambiental permeou o processo de formação dos educadores do projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra e a contribuição da mesma para tal processo, tendo como objetivos específicos: a) analisar como aconteceu a inserção da Educação Ambiental no processo de formação dos educadores do projeto; b) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Formação de Educadores e suas contradições; c) analisar quais princípios da Educação Ambiental emergiram e de que forma perpassaram o processo de formação dos educadores do CSJR; e d) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Educação Ambiental e como permeou o processo de formação de educadores. A pesquisa foi de cunho qualitativo e constituiu-se num Estudo de Caso. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados produzidos forma analisados, usando como ferramenta a Análise Textual Discursiva - ATD, que tem, como pretensão, aprofundar a compreensão acerca dos fenômenos investigados. As categorias emergentes deram origem a quatro metatextos intitulados: "Da Educação a Educação Ambiental"; "A Educação Ambiental como Prática de Liberdade"; "A Participação no Movimento Social como forma de Pertencimento" e; "Dialogando com da Princípios da Educação Ambiental". A pesquisa permitiu concluir que a Formação de Educadores do CSJR foi alicerçada nos princípios da Educação Popular e a formação dos educadores deste projeto estava permeada pela Educação Ambiental, dialogando com vários princípios da mesma, porém os educadores, dirigentes e o coordenador envolvido no processo não tinham esse entendimento.
id FURG_02362a00d474dff7df62691e51ec29f1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/10010
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.Agricultura familiarEducação ambientalEducação popularFormação de educadoresProjeto consórcio social da juventude rural - sementes na terraFamiliar agricultureEnvironmental educationPopular educationEducators' training social conssortium of rural outh project - seeds in the groundEsta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG que buscou compreender quais princípios da Educação Ambiental emergiram no processo de formação de educadores do Projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra - CSJR, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul - FETRAF-SUL/CUT. Teve como objetivo geral analisar e compreender como a inserção da Educação Ambiental permeou o processo de formação dos educadores do projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra e a contribuição da mesma para tal processo, tendo como objetivos específicos: a) analisar como aconteceu a inserção da Educação Ambiental no processo de formação dos educadores do projeto; b) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Formação de Educadores e suas contradições; c) analisar quais princípios da Educação Ambiental emergiram e de que forma perpassaram o processo de formação dos educadores do CSJR; e d) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Educação Ambiental e como permeou o processo de formação de educadores. A pesquisa foi de cunho qualitativo e constituiu-se num Estudo de Caso. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados produzidos forma analisados, usando como ferramenta a Análise Textual Discursiva - ATD, que tem, como pretensão, aprofundar a compreensão acerca dos fenômenos investigados. As categorias emergentes deram origem a quatro metatextos intitulados: "Da Educação a Educação Ambiental"; "A Educação Ambiental como Prática de Liberdade"; "A Participação no Movimento Social como forma de Pertencimento" e; "Dialogando com da Princípios da Educação Ambiental". A pesquisa permitiu concluir que a Formação de Educadores do CSJR foi alicerçada nos princípios da Educação Popular e a formação dos educadores deste projeto estava permeada pela Educação Ambiental, dialogando com vários princípios da mesma, porém os educadores, dirigentes e o coordenador envolvido no processo não tinham esse entendimento.This masters thesis presents a research developed at the Post-Graduate Program in Environmental Education of the Federal University of Rio Grande - FURG, aimed to understand which Environmental Education fundaments emerged in the training process of the Social Consortium of Rural Youth Project - Seeds in the Ground - CSJR educators, promoted by the Federation of Familiar Agriculture Workers of the Southern Region - FETRAF-SUL/CUT. Its general goal was to analyze and understand how the insertion of Environmental Education permeated the training process of the Social Consortium of Rural Youth Project - Seeds in the Ground educators and its contribution to such process, with the specific goals: a) analyze how the insertion of Environmental Education in the training process of the project educators happened; b) understand what is the conception of FETRAFSUL/CUT about Educators Training and its contradictions; c) analyze which Environmental Education principles emerged and how they permeated the training process of CSJR educators; and d) comprehend what is the conception of FETRAF-SUL/CUT about Environmental Education and how it permeated the educators training process. The research is of qualitative nature and constitutes a Case Study. The tools used for data collection were documental research and semi structured interviews. The produced data was analyzed, using as a tool Textual Discursive Analysis - TDA, which has, as a claim, to deepen our understanding the investigated phenomena. The emergent categories yielded four metatexts named: "From Education to Environmental Education"; "Environmental Education as a Freedom Practice"; "Social Movement Participation as a Way of Belonging"; and " Dialogue with the Principles of Environmental Education ". The research allowed to conclude that CSJR Educators Training was built upon principles of Popular Education and that this project educators training was permeated by environmental Education, in a dialogue with many of its principles. However, educators, leaders and the coordinator involved in the process hadnt that knowledge.Cousin, Claudia da SilvaAlbani, Ionara Cristina2021-12-20T12:41:47Z2021-12-20T12:41:47Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALBANI, Ionara Cristina. A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/10010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-20T12:41:47Zoai:repositorio.furg.br:1/10010Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-20T12:41:47Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.
title A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.
spellingShingle A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.
Albani, Ionara Cristina
Agricultura familiar
Educação ambiental
Educação popular
Formação de educadores
Projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra
Familiar agriculture
Environmental education
Popular education
Educators' training social conssortium of rural outh project - seeds in the ground
title_short A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.
title_full A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.
title_fullStr A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.
title_full_unstemmed A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.
title_sort A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.
author Albani, Ionara Cristina
author_facet Albani, Ionara Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cousin, Claudia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Albani, Ionara Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Educação ambiental
Educação popular
Formação de educadores
Projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra
Familiar agriculture
Environmental education
Popular education
Educators' training social conssortium of rural outh project - seeds in the ground
topic Agricultura familiar
Educação ambiental
Educação popular
Formação de educadores
Projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra
Familiar agriculture
Environmental education
Popular education
Educators' training social conssortium of rural outh project - seeds in the ground
description Esta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG que buscou compreender quais princípios da Educação Ambiental emergiram no processo de formação de educadores do Projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra - CSJR, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul - FETRAF-SUL/CUT. Teve como objetivo geral analisar e compreender como a inserção da Educação Ambiental permeou o processo de formação dos educadores do projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra e a contribuição da mesma para tal processo, tendo como objetivos específicos: a) analisar como aconteceu a inserção da Educação Ambiental no processo de formação dos educadores do projeto; b) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Formação de Educadores e suas contradições; c) analisar quais princípios da Educação Ambiental emergiram e de que forma perpassaram o processo de formação dos educadores do CSJR; e d) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Educação Ambiental e como permeou o processo de formação de educadores. A pesquisa foi de cunho qualitativo e constituiu-se num Estudo de Caso. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados produzidos forma analisados, usando como ferramenta a Análise Textual Discursiva - ATD, que tem, como pretensão, aprofundar a compreensão acerca dos fenômenos investigados. As categorias emergentes deram origem a quatro metatextos intitulados: "Da Educação a Educação Ambiental"; "A Educação Ambiental como Prática de Liberdade"; "A Participação no Movimento Social como forma de Pertencimento" e; "Dialogando com da Princípios da Educação Ambiental". A pesquisa permitiu concluir que a Formação de Educadores do CSJR foi alicerçada nos princípios da Educação Popular e a formação dos educadores deste projeto estava permeada pela Educação Ambiental, dialogando com vários princípios da mesma, porém os educadores, dirigentes e o coordenador envolvido no processo não tinham esse entendimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-12-20T12:41:47Z
2021-12-20T12:41:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBANI, Ionara Cristina. A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/10010
identifier_str_mv ALBANI, Ionara Cristina. A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/10010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187238048038912