Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Jean Pablo Guimarães
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Babinski, Marcieli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10856
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 529-544, Jan./Jun. 2020.
id FURG_05bbbce30cd04ee0cf7d6b88da5ffc72
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10856
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência¿Quien puede ser Merida? Estrategias para la educación de género y el empoderamiento femenino: un relato de experienciaWho can be Merida? Strategies for gender education and the female empowerment: an experience reportEducação de gêneroMeridaEmpoderamentoSociedadeEducación de géneroEmpoderamientoSociedadGender educationEmporwermentSocietyRevista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 529-544, Jan./Jun. 2020.Mediante as complexidades vivenciadas no contexto escolar, no que tange a participação, inclusão, práticas não-sexistas e educação de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental I, utilizou-se do longa-metragem: “Valente: A Conquista de Merida”, como uma ferramenta para ampliar as discussões acerca dos estereótipos de gênero e sexualidade, além de ampliar as reflexões sobre a violência de gênero e o empoderamento feminino. Para tanto, o presente trabalho é um recorte de uma experiência pedagógica com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I, de uma escola do Município de Pitanga, interior do Paraná. A metodologia utilizada consiste em práticas dialógicas pautadas nas concepções freireanas, tendo o diálogo como centro da aprendizagem e a problematização como fator fundamental para a mudança.Mediante las complejidades vivenciadas en el contexto escolar, en lo tocante a la participación, inclusión, practicas no-sexistas y educación de género y sexualidad en la Enseñanza Fundamental I, se utilizó el largometraje “Valente: A conquista de Merida”, como una herramienta para ampliar las discusiones acerca de los estereotipos de género y sexualidad, además de ampliar las reflexiones sobre la violencia de género y el empoderamiento femenino. Para tanto, el presente trabajo es un recorte de una experiencia pedagógica con alumnos del 5° Año de la Enseñanza Fundamental I, de una escuela del Municipio de Pitanga, interior de Paraná. La metodología utilizada consiste en prácticas dialógicas pautadas en las concepciones freireanas, teniendo el diálogo como centro del aprendizaje y la problematización como factor fundamental para el cambio.Between complexities experienced in the school context, about participation, inclusion, non-sexist practices and gender and sexuality education in Elementary School I, we used the film: “Valente: A Conquista de Merida” (Brave) as a tool to improve discussions about gender and sexuality stereotypes, also, to improve reflections on gender violence and women's empowerment. Furthermore, the present work is an excerpt from a pedagogical experience with students from the 5th year of elementary school, from a school in the city of Pitanga, in the interior of Paraná. The methodology used consists of dialogic practices based on Freire's conceptions, with dialogue as the center of learning and problematization as a fundamental element for change.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-18T01:27:15Z2023-04-18T01:27:15Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSSI, J. P. G.; BABINSKI, M. Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 529–544, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11411. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11411. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1085610.14295/de.v8i1.11411porRossi, Jean Pablo GuimarãesBabinski, Marcieliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-18T01:27:16Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10856Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-18T01:27:16Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência
¿Quien puede ser Merida? Estrategias para la educación de género y el empoderamiento femenino: un relato de experiencia
Who can be Merida? Strategies for gender education and the female empowerment: an experience report
title Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência
spellingShingle Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência
Rossi, Jean Pablo Guimarães
Educação de gênero
Merida
Empoderamento
Sociedade
Educación de género
Empoderamiento
Sociedad
Gender education
Emporwerment
Society
title_short Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência
title_full Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência
title_fullStr Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência
title_full_unstemmed Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência
title_sort Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência
author Rossi, Jean Pablo Guimarães
author_facet Rossi, Jean Pablo Guimarães
Babinski, Marcieli
author_role author
author2 Babinski, Marcieli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Jean Pablo Guimarães
Babinski, Marcieli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de gênero
Merida
Empoderamento
Sociedade
Educación de género
Empoderamiento
Sociedad
Gender education
Emporwerment
Society
topic Educação de gênero
Merida
Empoderamento
Sociedade
Educación de género
Empoderamiento
Sociedad
Gender education
Emporwerment
Society
description Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 529-544, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-18T01:27:15Z
2023-04-18T01:27:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSI, J. P. G.; BABINSKI, M. Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 529–544, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11411. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11411. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10856
10.14295/de.v8i1.11411
identifier_str_mv ROSSI, J. P. G.; BABINSKI, M. Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 529–544, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11411. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11411. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11411
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187230088298496