Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Pedro Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10494
Resumo: Tese de doutorado.
id FURG_0add7f01a025f7a191de7bbbc426936f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/10494
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Santos, João Pedro RodriguesSouza, Raquel Rolando2022-06-08T20:45:37Z2022-06-08T20:45:37Z2022SANTOS, João Pedro Rodrigues. Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles. 2022. 216 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2022.http://repositorio.furg.br/handle/1/10494Tese de doutorado.Memória, lembrança, reminiscência, rememoração, esquecimento, imaginação. São estas algumas das problemáticas e dos questionamentos que perpassam, interseccionam e norteiam grande parte da ficção da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. Nesta tese defendemos que, essencialmente, a memória, funciona como uma espécie de leitmotiv no romance Ciranda de pedra, o primeiro romance da ficcionista. Perscrutando o romance referido, verificamos que a forma como a protagonista lida com a memória é o elemento que configura a tessitura do texto e a trama narrativa. É a própria memória, tal como Penélope, que tece e destece o tecido narrativo do romance ao sabor de sua angustiante onipresença, seu caráter cíclico e perene na elaboração da obra em questão, fazendo perceber a sua presença através da forma com que as personagens se movimentam. A memória impõe seu ritmo à narrativa, à transformação das personagens e, também, aos temas suscitados e discutidos ao longo da narração. Além disto, o romance é inteiramente perpassado por imagens simbólicas e míticas, sobretudo imagens do elemento água. Fontes, rios, espelhos e outros símbolos que remetem à água fazem parte da forma como a memória é elaborada no romance. Em suma, o que comprovamos ao longo deste estudo foi que a matéria-prima que dá sustentação ao romance Ciranda de pedra é a memória, e a memória é construída dentro do romance a partir do simbolismo evocado pela água e de uma linguagem simbólica como um todo.The memory, remembrance, reminiscence, recollection, forgetting, imagination. These are issues and questions that make up and guide a large part of the fiction of Brazilian writer Lygia Fagundes Telles. In this thesis we defend that, essentially, memory works as a kind of leitmotiv in the novel Ciranda de pedra, the first novel by the writer. Examining the novel, it was found that the way the protagonist deals with memory is the element that configures the texture of the text and the plot of the narrative. It is memory itself, like Penelope, that weaves and unwinds the narrative fabric of the novel in the wake of its anguishing omnipresence, its cyclical and perennial character in the elaboration of the work in question, making its presence felt through the way in which the characters move. Memory imposes its rhythm on the narrative, on the transformation of the characters and also on the themes raised and discussed throughout the narration. The novel is entirely permeated by symbolic images, especially images of the water element. Fountains, rivers, mirrors and other symbols that refer to water are part of the way memory is constructed in the novel. In short, what we proved throughout this study was that the raw material that supports the novel Ciranda de pedra is memory, and memory is built within the novel from the symbolism evoked by water and other symbolism.Memoria, recuerdo, reminiscencia, olvido, imaginación. Estos son algunos de los problemas y preguntas que impregnan, cruzan y orientan gran parte de la ficción de la escritora brasileña Lygia Fagundes Telles. En esta tesis doctoral creemos que, esencialmente, la memoria funciona como una especie de leitmotiv en la novela Ciranda de pedra, la primera novela de Telles. Analizando la narración mencionada, se encontró que la forma en que el protagonista maneja la memoria es el elemento que configura el tejido del texto y la trama narrativa. Es la memoria misma, como Penélope, la que teje y desenreda el tejido narrativo de la novela a la luz de su angustiosa omnipresencia, su carácter cíclico y perenne en la elaboración de la obra en cuestión, haciendo percibir su presencia através de la forma en que los personajes moverse. La memoria impone su ritmo a la narrativa, a la transformación de los personajes y, también, a los temas planteados y discutidos a lo largo de la narración. Además, la novela está impregnada de imágenes simbólicas, especialmente imágenes del elemento agua. Fuentes, ríos, espejos y otros símbolos que hacen referencia al agua forman parte de la forma en que se construye la memoria en la novela. El que demostramos a lo largo de este estudio fue que la materia prima que sustenta la novela Ciranda de pedra es la memoria, y la memoria se construye dentro de la novela a partir del simbolismo que evoca el agua y un lenguaje simbólico en su conjunto.porMemóriaEsquecimentoPersonagemÁguaMemoryForgetfulnessCharacterWaterMemoriaOlvidoPersonajeAguaTravessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINALTESE JOÃO PEDRO.pdfTESE JOÃO PEDRO.pdfTese de doutorado.application/pdf1583198https://repositorio.furg.br/bitstream/1/10494/1/TESE%20JO%c3%83O%20PEDRO.pdf56e5527230f33261eabe484d0c6abe0bMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.furg.br/bitstream/1/10494/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52open access1/104942022-06-08 17:45:37.142open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-06-08T20:45:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.
title Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.
spellingShingle Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.
Santos, João Pedro Rodrigues
Memória
Esquecimento
Personagem
Água
Memory
Forgetfulness
Character
Water
Memoria
Olvido
Personaje
Agua
title_short Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.
title_full Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.
title_fullStr Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.
title_full_unstemmed Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.
title_sort Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles.
author Santos, João Pedro Rodrigues
author_facet Santos, João Pedro Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Pedro Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Raquel Rolando
contributor_str_mv Souza, Raquel Rolando
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Esquecimento
Personagem
Água
Memory
Forgetfulness
Character
Water
Memoria
Olvido
Personaje
Agua
topic Memória
Esquecimento
Personagem
Água
Memory
Forgetfulness
Character
Water
Memoria
Olvido
Personaje
Agua
description Tese de doutorado.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-08T20:45:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-08T20:45:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, João Pedro Rodrigues. Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles. 2022. 216 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/10494
identifier_str_mv SANTOS, João Pedro Rodrigues. Travessias da Memória no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles. 2022. 216 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2022.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/10494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/10494/1/TESE%20JO%c3%83O%20PEDRO.pdf
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/10494/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 56e5527230f33261eabe484d0c6abe0b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313654942171136