Cativeiros de animais para exibição e a Educação Ambiental: implicações éticas contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez, Karine Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10142
Resumo: A presente pesquisa teve por escopo um estudo de caso acerca da vida e permanência de animais em cativeiros, verificando e problematizando em que medida a noção de Educação Ambiental, assim entendida nesses ambientes, pode nos despertar certa perplexidade ao constatarmos a manutenção de ambientes cativos que insistem em servir a uma cultura antropocêntrica que já não se coaduna com os novos paradigmas em curso na atualidade que presumem, dentre outros entendimentos, a responsabilidade moral para com os demais seres vivos, bem como e especialmente, a salvaguarda da ética e dos Direitos Animais. Com efeito, o presente estudo teve como questão central o seguinte enunciado: Como se justifica a permanência do domínio humano sobre a natureza no comportamento contemporâneo de manutenção dos animais em cativeiro e qual a função da Educação Ambiental neste tema? A partir do problema/questão da pesquisa formulou-se a hipótese/Tese de que a Educação Ambiental pode/deve desconstruir noções e conceitos que normatizam/normalizam tanto a permanência quanto a exploração de animais vivos em cativeiros. Para confirmar a referida hipótese, este estudo de caso valeu-se de uma metodologia compatível com os seus propósitos: mapeamento e seleção dos locais a serem estudados; formação de um banco de imagens; observações presenciais; entrevistas com os responsáveis pelos locais; análise dos projetos de Educação Ambiental existentes com suas justificativas e políticas internas. Neste sentido, foram realizados registros de ambientações animais em cativeiros situados no estado do Rio Grande do Sul, tais como zoológicos e criadouros legalizados a seguir discriminados: o Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria; o Criadouro Conservacionista da Quinta da Estância, em Viamão; o GramadoZoo, em Gramado e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul. A hipótese da pesquisa foi confirmada no sentido de que não existem justificativas que estabeleçam a legitimidade da manutenção da cultura de animais em cativeiro para entretenimento, pesquisa, conservação ou Educação Ambiental, sempre que levarmos em conta a consideração ética. Os resultados demonstram que a justificativa de manutenção dos animais cativos, que escape à pura salvaguarda destes animais, ou se aproveite dela para outros fins, ignorando a natureza dos animais, permanece como um “retrocesso moral” na nossa sociedade, sendo agravada pela cumplicidade de determinados enfoques de Educação. Desta forma, postula-se a abolição progressiva desses locais de cativeiro como atitude ética pertinente e adequada ao nosso século. Por outro lado, o referencial teórico foi estabelecido com os conceitos de Ética de Edgar Morin, Albert Schweitzer e Carlos Naconecy; Estudos sobre o Homo sapiens, e sua relação com outros seres a partir de Yuval Harari, Charles Darwin e Keith Thomas, além das considerações fundamentais de Peter Singer, Gary Francione, Tom Reagan e Fernanda de Medeiros acerca dos Direitos Animais. A justificativa da pesquisa se dá na preocupação com a vida de outros seres sencientes – e não somente os humanos – que diariamente se encontram em estado de grande sofrimento.
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Com efeito, o presente estudo teve como questão central o seguinte enunciado: Como se justifica a permanência do domínio humano sobre a natureza no comportamento contemporâneo de manutenção dos animais em cativeiro e qual a função da Educação Ambiental neste tema? A partir do problema/questão da pesquisa formulou-se a hipótese/Tese de que a Educação Ambiental pode/deve desconstruir noções e conceitos que normatizam/normalizam tanto a permanência quanto a exploração de animais vivos em cativeiros. Para confirmar a referida hipótese, este estudo de caso valeu-se de uma metodologia compatível com os seus propósitos: mapeamento e seleção dos locais a serem estudados; formação de um banco de imagens; observações presenciais; entrevistas com os responsáveis pelos locais; análise dos projetos de Educação Ambiental existentes com suas justificativas e políticas internas. Neste sentido, foram realizados registros de ambientações animais em cativeiros situados no estado do Rio Grande do Sul, tais como zoológicos e criadouros legalizados a seguir discriminados: o Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria; o Criadouro Conservacionista da Quinta da Estância, em Viamão; o GramadoZoo, em Gramado e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul. A hipótese da pesquisa foi confirmada no sentido de que não existem justificativas que estabeleçam a legitimidade da manutenção da cultura de animais em cativeiro para entretenimento, pesquisa, conservação ou Educação Ambiental, sempre que levarmos em conta a consideração ética. Os resultados demonstram que a justificativa de manutenção dos animais cativos, que escape à pura salvaguarda destes animais, ou se aproveite dela para outros fins, ignorando a natureza dos animais, permanece como um “retrocesso moral” na nossa sociedade, sendo agravada pela cumplicidade de determinados enfoques de Educação. Desta forma, postula-se a abolição progressiva desses locais de cativeiro como atitude ética pertinente e adequada ao nosso século. Por outro lado, o referencial teórico foi estabelecido com os conceitos de Ética de Edgar Morin, Albert Schweitzer e Carlos Naconecy; Estudos sobre o Homo sapiens, e sua relação com outros seres a partir de Yuval Harari, Charles Darwin e Keith Thomas, além das considerações fundamentais de Peter Singer, Gary Francione, Tom Reagan e Fernanda de Medeiros acerca dos Direitos Animais. A justificativa da pesquisa se dá na preocupação com a vida de outros seres sencientes – e não somente os humanos – que diariamente se encontram em estado de grande sofrimento.The present research had as scope a case study about life and permanence of animals in captivity, checking and questioning to what extent the concept of Environmental Education, thus understood in these environments, can awake us some perplexity when we note the maintenance of captive environments that they insist on serving an anthropocentric culture that no longer fits with the new paradigms currently underway that presume, among other understandings, moral responsibility towards other living beings, as well as, especially, the safeguarding of ethics and Animal Rights. Indeed, the present study had as central question the following statement: How can the permanence of human domination over nature in contemporary behavior of keeping animals in captivity be justified, and what the role of environmental education in this subject? From the problem/research question the hypothesis/Thesis was formulated that Environmental Education can / should deconstruct notions and concepts that normalize / standardize both the permanence as the exploitation of live animals in captivity. In order to confirm this hypothesis, this case study drew on a methodology compatible with its purposes: mapping and selection of sites to be studied; formation of an image bank; observations in person; interviews with those responsible for the sites; analysis of existing Environmental Education projects with their justifications and internal policies. In this sense, records of animal environments were carried out in captives located in the state of Rio Grande do Sul, such as zoos and breeding sites legalized as follows: the Conservationist Breeding Site São Braz, in Santa Maria; the Conservationist Breeding Site Quinta da Estância, in Viamão; the Gramado Zoo, in Gramado; and the Zoo Botanical Foundation of Rio Grande do Sul, in Sapucaia do Sul. The hypothesis of the research was confirmed in the sense that there are no justifications that establish the legitimacy of the continued culture of animals in captivity for entertainment, research, conservation or Environmental Education, whenever we take into account ethical consideration. The results show that the justification for the maintenance of captive animals, which escapes the pure safeguard of these animals, or uses it for other purposes, ignoring the nature of animals, remains a "moral setback" in our society and is aggravated by the complicity of certain education approaches. In this way, it is postulated the progressive abolition of these places of captivity as a pertinent and appropriate ethical attitude to our century. On the other hand, the theoretical framework was established with the concepts of Ethics of Edgar Morin, Albert Schweitzer and Carlos Naconecy; Studies on Homo sapiens, and their relationship with other beings from Yuval Harari, Charles Darwin and Keith Thomas, as well as the fundamental considerations of Peter Singer, Gary Francione, Tom Reagan and Fernanda de Medeiros on Animal Rights. The justification of the research is in concern for the lives of other sentient beings – and not only humans – that are daily in a state of great suffering.Calloni, HumbertoSanchez, Karine Ferreira2021-12-23T17:03:59Z2021-12-23T17:03:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANCHEZ, Karine Ferreira. Cativeiros de animais para exibição e a Educação Ambiental: implicações éticas contemporâneas. 2018. 597 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.http://repositorio.furg.br/handle/1/10142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-23T17:03:59Zoai:repositorio.furg.br:1/10142Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-23T17:03:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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