Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emi, Sheynara Ito Mazza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10017
Resumo: Foi conduzida uma pesquisa epidemiológica de delineamento transversal com estudantes de graduação de uma universidade pública federal, com idade igual ou superior a 18 anos, dos campi de Rio Grande/RS, sendo parte de um Consórcio de Pesquisa (mestrado 2014/2015). Foi utilizada amostragem sistemática, em um único estágio, a partir da relação de todas as turmas. Fizeram parte do questionário autoaplicável, utilizado como instrumento de pesquisa, questões sobre a utilização de suplementação alimentar em associação às atividades físicas, origem da suplementação alimentar, e os tipos de suplementos alimentares utilizados. O objetivo do artigo foi medir a prevalência do uso de suplementos alimentares em associação às atividades físicas e sua distribuição conforme variáveis sociodemográficas e comportamentais. Foi realizada análise descritiva, bivariada e multivariável (com regressão de Poisson). Os resultados apontam que dos 1.401 universitários pesquisados, 29,7% (IC95%: 27,3- 32,1) já utilizaram suplemento alimentar e 25,7% (IC95%: 23,3-28,0) relataram praticar atividade física no ambiente de academia atualmente. O predomínio da orientação para uso de suplementos alimentares vem dos amigos e outros praticantes de musculação. Os grupos mais expostos ao uso de suplementos alimentares foram: estudantes do sexo masculino, com idade entre 20-29 anos, de maior renda familiar e consumidores de álcool. A suplementação alimentar em praticantes de atividade física está bastante difundida entre universitários, especialmente entre os frequentadores de academias de ginástica. Faz-se necessária uma discussão sobre os impactos do mercado de suplementos e as questões estéticas sobre jovens praticantes de atividades físicas e que utilizam suplementos alimentares.
id FURG_0f1565048e70c88d10293621de9f10a7
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/10017
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.Suplementação alimentarEstudantesPrevalênciaFatores de RiscoUniversidadeFoi conduzida uma pesquisa epidemiológica de delineamento transversal com estudantes de graduação de uma universidade pública federal, com idade igual ou superior a 18 anos, dos campi de Rio Grande/RS, sendo parte de um Consórcio de Pesquisa (mestrado 2014/2015). Foi utilizada amostragem sistemática, em um único estágio, a partir da relação de todas as turmas. Fizeram parte do questionário autoaplicável, utilizado como instrumento de pesquisa, questões sobre a utilização de suplementação alimentar em associação às atividades físicas, origem da suplementação alimentar, e os tipos de suplementos alimentares utilizados. O objetivo do artigo foi medir a prevalência do uso de suplementos alimentares em associação às atividades físicas e sua distribuição conforme variáveis sociodemográficas e comportamentais. Foi realizada análise descritiva, bivariada e multivariável (com regressão de Poisson). Os resultados apontam que dos 1.401 universitários pesquisados, 29,7% (IC95%: 27,3- 32,1) já utilizaram suplemento alimentar e 25,7% (IC95%: 23,3-28,0) relataram praticar atividade física no ambiente de academia atualmente. O predomínio da orientação para uso de suplementos alimentares vem dos amigos e outros praticantes de musculação. Os grupos mais expostos ao uso de suplementos alimentares foram: estudantes do sexo masculino, com idade entre 20-29 anos, de maior renda familiar e consumidores de álcool. A suplementação alimentar em praticantes de atividade física está bastante difundida entre universitários, especialmente entre os frequentadores de academias de ginástica. Faz-se necessária uma discussão sobre os impactos do mercado de suplementos e as questões estéticas sobre jovens praticantes de atividades físicas e que utilizam suplementos alimentares.Knuth, Alan GoularteEmi, Sheynara Ito Mazza2021-12-20T13:06:45Z2021-12-20T13:06:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAZZA, Sheynara Emi Ito. Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/10017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-12-06T14:54:30Zoai:repositorio.furg.br:1/10017Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-12-06T14:54:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.
title Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.
spellingShingle Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.
Emi, Sheynara Ito Mazza
Suplementação alimentar
Estudantes
Prevalência
Fatores de Risco
Universidade
title_short Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.
title_full Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.
title_fullStr Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.
title_full_unstemmed Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.
title_sort Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil.
author Emi, Sheynara Ito Mazza
author_facet Emi, Sheynara Ito Mazza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Knuth, Alan Goularte
dc.contributor.author.fl_str_mv Emi, Sheynara Ito Mazza
dc.subject.por.fl_str_mv Suplementação alimentar
Estudantes
Prevalência
Fatores de Risco
Universidade
topic Suplementação alimentar
Estudantes
Prevalência
Fatores de Risco
Universidade
description Foi conduzida uma pesquisa epidemiológica de delineamento transversal com estudantes de graduação de uma universidade pública federal, com idade igual ou superior a 18 anos, dos campi de Rio Grande/RS, sendo parte de um Consórcio de Pesquisa (mestrado 2014/2015). Foi utilizada amostragem sistemática, em um único estágio, a partir da relação de todas as turmas. Fizeram parte do questionário autoaplicável, utilizado como instrumento de pesquisa, questões sobre a utilização de suplementação alimentar em associação às atividades físicas, origem da suplementação alimentar, e os tipos de suplementos alimentares utilizados. O objetivo do artigo foi medir a prevalência do uso de suplementos alimentares em associação às atividades físicas e sua distribuição conforme variáveis sociodemográficas e comportamentais. Foi realizada análise descritiva, bivariada e multivariável (com regressão de Poisson). Os resultados apontam que dos 1.401 universitários pesquisados, 29,7% (IC95%: 27,3- 32,1) já utilizaram suplemento alimentar e 25,7% (IC95%: 23,3-28,0) relataram praticar atividade física no ambiente de academia atualmente. O predomínio da orientação para uso de suplementos alimentares vem dos amigos e outros praticantes de musculação. Os grupos mais expostos ao uso de suplementos alimentares foram: estudantes do sexo masculino, com idade entre 20-29 anos, de maior renda familiar e consumidores de álcool. A suplementação alimentar em praticantes de atividade física está bastante difundida entre universitários, especialmente entre os frequentadores de academias de ginástica. Faz-se necessária uma discussão sobre os impactos do mercado de suplementos e as questões estéticas sobre jovens praticantes de atividades físicas e que utilizam suplementos alimentares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-12-20T13:06:45Z
2021-12-20T13:06:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAZZA, Sheynara Emi Ito. Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/10017
identifier_str_mv MAZZA, Sheynara Emi Ito. Uso de suplementos alimentares entre universitários praticantes de atividade físicas do extremo sul do Brasil. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/10017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384366137999360