Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1490 |
Resumo: | O presente trabalho discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP n. 1/06 – expedidas em 15 de maio de 2006. Buscou-se compreender o processo que culminou na aprovação das novas diretrizes, bem como verificar o perfil de pedagogo proposto pelo documento. Apresenta-se uma análise dos documentos norteadores do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação acerca da formação no curso de Pedagogia. As Diretrizes para o curso de Pedagogia organizam-se em torno de três conceitos, quais sejam: docência, gestão e conhecimento. A docência ocupa posição hegemônica, não apenas por ser a sua base, mas por apresentar uma nova concepção de pedagogo. Desse modo, constatou-se que o perfil de pedagogo apresentado assume uma concepção de docência alargada e atende às demandas da sociedade capitalista ao tomar como princípios norteadores a adaptabilidade, a polivalência e a flexibilidade. |
id |
FURG_0f8f67709deb9e0d262479e45644bcd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1490 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogiaPedagogiaFormação de educadoresDiretrizes curricularesPedagogyEducators formationsCurricular guidelinesO presente trabalho discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP n. 1/06 – expedidas em 15 de maio de 2006. Buscou-se compreender o processo que culminou na aprovação das novas diretrizes, bem como verificar o perfil de pedagogo proposto pelo documento. Apresenta-se uma análise dos documentos norteadores do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação acerca da formação no curso de Pedagogia. As Diretrizes para o curso de Pedagogia organizam-se em torno de três conceitos, quais sejam: docência, gestão e conhecimento. A docência ocupa posição hegemônica, não apenas por ser a sua base, mas por apresentar uma nova concepção de pedagogo. Desse modo, constatou-se que o perfil de pedagogo apresentado assume uma concepção de docência alargada e atende às demandas da sociedade capitalista ao tomar como princípios norteadores a adaptabilidade, a polivalência e a flexibilidade.The present work discuss National Curricular Guidelines to Pedagogy Courses - Resolution CNE/CP n. 1/06 - expedited in May, 15, 2006. It was searched to know the process that culminated in approving new guidelines, as well to verify the new pedagogue profile proposed in the document. It is presented a documents analysis that guided the Education Ministry and Education National Counsel about the formation in Pedagogy Course. The Guidelines to Pedagogy Course are organized through tree concepts: teaching, management and knowledge. Teaching occupy hegemonic position, not only because it is the base, but because it presents a new pedagogue conception. In this way, it was verified that the present pedagogue profile assume a enlarge teaching conception and serve to capitalism society demands once it has as guidelines adaptability, versatility and flexibility.2011-11-30T06:57:26Z2011-11-30T06:57:26Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIEIRA, Suzane da Rocha. Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia. Didática Sistêmica, v. 9, p. 99-112, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1168/464>. Acesso em: 21 nov. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/1490porVieira, Suzane da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-30T06:57:26Zoai:repositorio.furg.br:1/1490Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T06:57:26Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia |
title |
Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia |
spellingShingle |
Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia Vieira, Suzane da Rocha Pedagogia Formação de educadores Diretrizes curriculares Pedagogy Educators formations Curricular guidelines |
title_short |
Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia |
title_full |
Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia |
title_fullStr |
Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia |
title_sort |
Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia |
author |
Vieira, Suzane da Rocha |
author_facet |
Vieira, Suzane da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Suzane da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Formação de educadores Diretrizes curriculares Pedagogy Educators formations Curricular guidelines |
topic |
Pedagogia Formação de educadores Diretrizes curriculares Pedagogy Educators formations Curricular guidelines |
description |
O presente trabalho discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP n. 1/06 – expedidas em 15 de maio de 2006. Buscou-se compreender o processo que culminou na aprovação das novas diretrizes, bem como verificar o perfil de pedagogo proposto pelo documento. Apresenta-se uma análise dos documentos norteadores do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação acerca da formação no curso de Pedagogia. As Diretrizes para o curso de Pedagogia organizam-se em torno de três conceitos, quais sejam: docência, gestão e conhecimento. A docência ocupa posição hegemônica, não apenas por ser a sua base, mas por apresentar uma nova concepção de pedagogo. Desse modo, constatou-se que o perfil de pedagogo apresentado assume uma concepção de docência alargada e atende às demandas da sociedade capitalista ao tomar como princípios norteadores a adaptabilidade, a polivalência e a flexibilidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-11-30T06:57:26Z 2011-11-30T06:57:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Suzane da Rocha. Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia. Didática Sistêmica, v. 9, p. 99-112, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1168/464>. Acesso em: 21 nov. 2011. 1809-3108 http://repositorio.furg.br/handle/1/1490 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Suzane da Rocha. Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia. Didática Sistêmica, v. 9, p. 99-112, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1168/464>. Acesso em: 21 nov. 2011. 1809-3108 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187253918236672 |