Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Suzane da Rocha
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1490
Resumo: O presente trabalho discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP n. 1/06 – expedidas em 15 de maio de 2006. Buscou-se compreender o processo que culminou na aprovação das novas diretrizes, bem como verificar o perfil de pedagogo proposto pelo documento. Apresenta-se uma análise dos documentos norteadores do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação acerca da formação no curso de Pedagogia. As Diretrizes para o curso de Pedagogia organizam-se em torno de três conceitos, quais sejam: docência, gestão e conhecimento. A docência ocupa posição hegemônica, não apenas por ser a sua base, mas por apresentar uma nova concepção de pedagogo. Desse modo, constatou-se que o perfil de pedagogo apresentado assume uma concepção de docência alargada e atende às demandas da sociedade capitalista ao tomar como princípios norteadores a adaptabilidade, a polivalência e a flexibilidade.
id FURG_0f8f67709deb9e0d262479e45644bcd6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1490
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogiaPedagogiaFormação de educadoresDiretrizes curricularesPedagogyEducators formationsCurricular guidelinesO presente trabalho discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP n. 1/06 – expedidas em 15 de maio de 2006. Buscou-se compreender o processo que culminou na aprovação das novas diretrizes, bem como verificar o perfil de pedagogo proposto pelo documento. Apresenta-se uma análise dos documentos norteadores do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação acerca da formação no curso de Pedagogia. As Diretrizes para o curso de Pedagogia organizam-se em torno de três conceitos, quais sejam: docência, gestão e conhecimento. A docência ocupa posição hegemônica, não apenas por ser a sua base, mas por apresentar uma nova concepção de pedagogo. Desse modo, constatou-se que o perfil de pedagogo apresentado assume uma concepção de docência alargada e atende às demandas da sociedade capitalista ao tomar como princípios norteadores a adaptabilidade, a polivalência e a flexibilidade.The present work discuss National Curricular Guidelines to Pedagogy Courses - Resolution CNE/CP n. 1/06 - expedited in May, 15, 2006. It was searched to know the process that culminated in approving new guidelines, as well to verify the new pedagogue profile proposed in the document. It is presented a documents analysis that guided the Education Ministry and Education National Counsel about the formation in Pedagogy Course. The Guidelines to Pedagogy Course are organized through tree concepts: teaching, management and knowledge. Teaching occupy hegemonic position, not only because it is the base, but because it presents a new pedagogue conception. In this way, it was verified that the present pedagogue profile assume a enlarge teaching conception and serve to capitalism society demands once it has as guidelines adaptability, versatility and flexibility.2011-11-30T06:57:26Z2011-11-30T06:57:26Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIEIRA, Suzane da Rocha. Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia. Didática Sistêmica, v. 9, p. 99-112, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1168/464>. Acesso em: 21 nov. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/1490porVieira, Suzane da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-30T06:57:26Zoai:repositorio.furg.br:1/1490Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T06:57:26Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia
title Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia
spellingShingle Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia
Vieira, Suzane da Rocha
Pedagogia
Formação de educadores
Diretrizes curriculares
Pedagogy
Educators formations
Curricular guidelines
title_short Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia
title_full Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia
title_fullStr Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia
title_full_unstemmed Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia
title_sort Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia
author Vieira, Suzane da Rocha
author_facet Vieira, Suzane da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Suzane da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Formação de educadores
Diretrizes curriculares
Pedagogy
Educators formations
Curricular guidelines
topic Pedagogia
Formação de educadores
Diretrizes curriculares
Pedagogy
Educators formations
Curricular guidelines
description O presente trabalho discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP n. 1/06 – expedidas em 15 de maio de 2006. Buscou-se compreender o processo que culminou na aprovação das novas diretrizes, bem como verificar o perfil de pedagogo proposto pelo documento. Apresenta-se uma análise dos documentos norteadores do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação acerca da formação no curso de Pedagogia. As Diretrizes para o curso de Pedagogia organizam-se em torno de três conceitos, quais sejam: docência, gestão e conhecimento. A docência ocupa posição hegemônica, não apenas por ser a sua base, mas por apresentar uma nova concepção de pedagogo. Desse modo, constatou-se que o perfil de pedagogo apresentado assume uma concepção de docência alargada e atende às demandas da sociedade capitalista ao tomar como princípios norteadores a adaptabilidade, a polivalência e a flexibilidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-11-30T06:57:26Z
2011-11-30T06:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Suzane da Rocha. Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia. Didática Sistêmica, v. 9, p. 99-112, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1168/464>. Acesso em: 21 nov. 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/1490
identifier_str_mv VIEIRA, Suzane da Rocha. Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia. Didática Sistêmica, v. 9, p. 99-112, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1168/464>. Acesso em: 21 nov. 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187253918236672