Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4779 |
Resumo: | Este artigo traz a tona resultados sobre interações discentes nas redes sociais como suporte aos ambientes de aprendizagem à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, entretida e com a participação dialógica e ativa dos estudantes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os estudantes carregam sobre a sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativa e quantitativa. Os dados de forma qualitativa foram analisados por meio da Análise Textual Descritiva e os dados de forma quantitativa analisados por meio da Teoria de Grafo. O presente estudo constatou a solicitude e a abertura dos saberes dos estudantes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças devem prover de projetos e ações educacionais que usufruam dos recursos tecnológicos dentro das instituições de ensino, a fim de envolverem os diferentes mecanismos para a amplitude e proliferação das ações e dos processos ambientais, indicando a iniciativa e o incentivo dos estudantes em trabalharem ativamente e criticamente na teia das tecnologias. |
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Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociaisTechnology information and communication in context school: interactions of light environmental sustainability in the bias social networksRede socialSustentabilidade ambientalInteraçãoTecnologias na educação e informaçãoSocial networkEnvironmental sustainabilityInteractionTechnologies in education and informationEste artigo traz a tona resultados sobre interações discentes nas redes sociais como suporte aos ambientes de aprendizagem à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, entretida e com a participação dialógica e ativa dos estudantes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os estudantes carregam sobre a sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativa e quantitativa. Os dados de forma qualitativa foram analisados por meio da Análise Textual Descritiva e os dados de forma quantitativa analisados por meio da Teoria de Grafo. O presente estudo constatou a solicitude e a abertura dos saberes dos estudantes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças devem prover de projetos e ações educacionais que usufruam dos recursos tecnológicos dentro das instituições de ensino, a fim de envolverem os diferentes mecanismos para a amplitude e proliferação das ações e dos processos ambientais, indicando a iniciativa e o incentivo dos estudantes em trabalharem ativamente e criticamente na teia das tecnologias.This article brings fore results on interactions students in social networks as a support for learning environments the light of Sustainability Environmental in Education Average Polytechnic, emphasizing the processes of teaching and Virtual learning mode, entertained and dialogical participation and active student. Was explored, through interactions, the conceptions that students carry on Environmental Sustainability bias in social networks. The methodology adopted was exploratory, based on a survey of qualitative and quantitative perspectives. The data were qualitatively analyzed through Textual Analysis Descriptive data and quantitatively analyzed by means of graph theory. The present study noticed the solicitude and the opening of the knowledge of students in regards to the actions of an environmental nature and that changes should provide educational projects and actions that are beneficiaries of technological resources within the educational institutions, in order to involve different mechanisms for the amplitude and proliferation of actions and environmental processes, indicating the initiative and encouragement of students to actively and critically work on web technologies2015-04-01T16:59:42Z2015-04-01T16:59:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBEDIN, Everton; BARWALDT, Regina. Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, p. 1-10, 2014. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49842/31198>. Acesso em: 26 mar. 2015.1679-1916http://repositorio.furg.br/handle/1/4779porBedin, EvertonBarwaldt, Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-04-01T16:59:42Zoai:repositorio.furg.br:1/4779Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-04-01T16:59:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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