Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedin, Everton
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barwaldt, Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4779
Resumo: Este artigo traz a tona resultados sobre interações discentes nas redes sociais como suporte aos ambientes de aprendizagem à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, entretida e com a participação dialógica e ativa dos estudantes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os estudantes carregam sobre a sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativa e quantitativa. Os dados de forma qualitativa foram analisados por meio da Análise Textual Descritiva e os dados de forma quantitativa analisados por meio da Teoria de Grafo. O presente estudo constatou a solicitude e a abertura dos saberes dos estudantes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças devem prover de projetos e ações educacionais que usufruam dos recursos tecnológicos dentro das instituições de ensino, a fim de envolverem os diferentes mecanismos para a amplitude e proliferação das ações e dos processos ambientais, indicando a iniciativa e o incentivo dos estudantes em trabalharem ativamente e criticamente na teia das tecnologias.
id FURG_1002b179c53b34494e5936073e5c40e6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4779
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociaisTechnology information and communication in context school: interactions of light environmental sustainability in the bias social networksRede socialSustentabilidade ambientalInteraçãoTecnologias na educação e informaçãoSocial networkEnvironmental sustainabilityInteractionTechnologies in education and informationEste artigo traz a tona resultados sobre interações discentes nas redes sociais como suporte aos ambientes de aprendizagem à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, entretida e com a participação dialógica e ativa dos estudantes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os estudantes carregam sobre a sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativa e quantitativa. Os dados de forma qualitativa foram analisados por meio da Análise Textual Descritiva e os dados de forma quantitativa analisados por meio da Teoria de Grafo. O presente estudo constatou a solicitude e a abertura dos saberes dos estudantes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças devem prover de projetos e ações educacionais que usufruam dos recursos tecnológicos dentro das instituições de ensino, a fim de envolverem os diferentes mecanismos para a amplitude e proliferação das ações e dos processos ambientais, indicando a iniciativa e o incentivo dos estudantes em trabalharem ativamente e criticamente na teia das tecnologias.This article brings fore results on interactions students in social networks as a support for learning environments the light of Sustainability Environmental in Education Average Polytechnic, emphasizing the processes of teaching and Virtual learning mode, entertained and dialogical participation and active student. Was explored, through interactions, the conceptions that students carry on Environmental Sustainability bias in social networks. The methodology adopted was exploratory, based on a survey of qualitative and quantitative perspectives. The data were qualitatively analyzed through Textual Analysis Descriptive data and quantitatively analyzed by means of graph theory. The present study noticed the solicitude and the opening of the knowledge of students in regards to the actions of an environmental nature and that changes should provide educational projects and actions that are beneficiaries of technological resources within the educational institutions, in order to involve different mechanisms for the amplitude and proliferation of actions and environmental processes, indicating the initiative and encouragement of students to actively and critically work on web technologies2015-04-01T16:59:42Z2015-04-01T16:59:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBEDIN, Everton; BARWALDT, Regina. Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, p. 1-10, 2014. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49842/31198>. Acesso em: 26 mar. 2015.1679-1916http://repositorio.furg.br/handle/1/4779porBedin, EvertonBarwaldt, Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-04-01T16:59:42Zoai:repositorio.furg.br:1/4779Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-04-01T16:59:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
Technology information and communication in context school: interactions of light environmental sustainability in the bias social networks
title Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
spellingShingle Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
Bedin, Everton
Rede social
Sustentabilidade ambiental
Interação
Tecnologias na educação e informação
Social network
Environmental sustainability
Interaction
Technologies in education and information
title_short Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
title_full Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
title_fullStr Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
title_full_unstemmed Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
title_sort Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
author Bedin, Everton
author_facet Bedin, Everton
Barwaldt, Regina
author_role author
author2 Barwaldt, Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedin, Everton
Barwaldt, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Rede social
Sustentabilidade ambiental
Interação
Tecnologias na educação e informação
Social network
Environmental sustainability
Interaction
Technologies in education and information
topic Rede social
Sustentabilidade ambiental
Interação
Tecnologias na educação e informação
Social network
Environmental sustainability
Interaction
Technologies in education and information
description Este artigo traz a tona resultados sobre interações discentes nas redes sociais como suporte aos ambientes de aprendizagem à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, entretida e com a participação dialógica e ativa dos estudantes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os estudantes carregam sobre a sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativa e quantitativa. Os dados de forma qualitativa foram analisados por meio da Análise Textual Descritiva e os dados de forma quantitativa analisados por meio da Teoria de Grafo. O presente estudo constatou a solicitude e a abertura dos saberes dos estudantes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças devem prover de projetos e ações educacionais que usufruam dos recursos tecnológicos dentro das instituições de ensino, a fim de envolverem os diferentes mecanismos para a amplitude e proliferação das ações e dos processos ambientais, indicando a iniciativa e o incentivo dos estudantes em trabalharem ativamente e criticamente na teia das tecnologias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-01T16:59:42Z
2015-04-01T16:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEDIN, Everton; BARWALDT, Regina. Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, p. 1-10, 2014. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49842/31198>. Acesso em: 26 mar. 2015.
1679-1916
http://repositorio.furg.br/handle/1/4779
identifier_str_mv BEDIN, Everton; BARWALDT, Regina. Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, p. 1-10, 2014. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49842/31198>. Acesso em: 26 mar. 2015.
1679-1916
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187264627343360