Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henz, Jader Luiz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8501
Resumo: Os conceitos de Estatística têm indicado, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, espaço nos currículos das escolas de Educação Básica. Essa presença é reiterada em 2018, com a publicação da Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, os estudantes têm direito à formação Estatística compreendida, também, como Letramento Estatístico. Para compreender elementos da Educação Estatística, escolhemos uma escola de educação básica, da Rede Marista, localizada na região Sul do Brasil, para a realização da pesquisa. Optamos por analisar o trabalho com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. As escolas desta rede de ensino têm como proposta metodológica o trabalho com sequências didáticas que, segundo as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista, visam o desenvolvimento de competências acadêmicas, tecnológicas, ético-estéticas e políticas. Frente a esse cenário, a presente pesquisa, teve como objetivo identificar aspectos que evidenciam a intenção de desenvolver competências ético-estéticas e políticas, a partir da realização de uma Sequência Didática de Estatística, na turma e escola acima referenciada. Utilizamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, a partir da contribuição no planejamento da Sequência Didática, do acompanhamento das aulas, na qual se deram a aplicação da proposta, e de uma entrevista semiestruturada, realizada com a professora. O método de análise seguiu a proposta da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Disso, emergiram duas categorias: i) Relação professor e estudante na Sequência Didática; e ii) Competências ético-estéticas e políticas. As duas categorias identificadas, a partir das análises das intenções das atividades e dos conteúdos que foram desenvolvidos na proposição da Sequência Didática de Estatística, nos mostram evidências do desenvolvimento dessas competências. Com esta investigação, verificamos a possibilidade das sequências didáticas, enquanto metodologia de ensino para a Rede Marista, no que tange as intenções para o desenvolvimento dessas competências.
id FURG_125a958c18f487ac76bb4c49134a54f1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8501
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede MaristaSequência didáticaEducação EstatísticaCompetências ético-estéticasCompetências políticasRede MaristaDidactic sequenceStatistic EducationEthics-aesthetics competencePolitical competenceMarista NetworkOs conceitos de Estatística têm indicado, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, espaço nos currículos das escolas de Educação Básica. Essa presença é reiterada em 2018, com a publicação da Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, os estudantes têm direito à formação Estatística compreendida, também, como Letramento Estatístico. Para compreender elementos da Educação Estatística, escolhemos uma escola de educação básica, da Rede Marista, localizada na região Sul do Brasil, para a realização da pesquisa. Optamos por analisar o trabalho com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. As escolas desta rede de ensino têm como proposta metodológica o trabalho com sequências didáticas que, segundo as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista, visam o desenvolvimento de competências acadêmicas, tecnológicas, ético-estéticas e políticas. Frente a esse cenário, a presente pesquisa, teve como objetivo identificar aspectos que evidenciam a intenção de desenvolver competências ético-estéticas e políticas, a partir da realização de uma Sequência Didática de Estatística, na turma e escola acima referenciada. Utilizamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, a partir da contribuição no planejamento da Sequência Didática, do acompanhamento das aulas, na qual se deram a aplicação da proposta, e de uma entrevista semiestruturada, realizada com a professora. O método de análise seguiu a proposta da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Disso, emergiram duas categorias: i) Relação professor e estudante na Sequência Didática; e ii) Competências ético-estéticas e políticas. As duas categorias identificadas, a partir das análises das intenções das atividades e dos conteúdos que foram desenvolvidos na proposição da Sequência Didática de Estatística, nos mostram evidências do desenvolvimento dessas competências. Com esta investigação, verificamos a possibilidade das sequências didáticas, enquanto metodologia de ensino para a Rede Marista, no que tange as intenções para o desenvolvimento dessas competências.The concepts of statistics have been indicated, since the release of the National Curricular Parameters (PCNss), space in the Basic Education curricula. This presence is repeated in 2018, with the release of the National common curricular base. That way, the students have right to statistics formation, also known as Statistics Literacy. To understand the elements of the Statistics Education, in order to apply this research we chose a basic education school, of Marista Network, located in the southern region of Brazil, choosing to analyze the work with students from the 6th grade. The schools from this teaching network have as a methodological proposal a work with didactic sequences that according to the Curricular matrixes of Maristas Brazil basic education aim the developing of academic, technological, ethics - aesthetics and political competences. Against such a background, the present study, has as an objective to identify the aspects that emphasize the intention of developing ethics-aesthetics and political competences as of the accomplishment of a Statistic Didactic Sequences inside the school and class already mentioned. It was used a qualitative research, from the contribution on the Didactic Sequence planning support and the monitoring of the classes that the proposal took place in addition to a semi-structured interview with the leading teacher. The method of analysis followed the Content Analysis proposal (BARDIN, 2016). From this two categories were led: i) The relationship between teacher and student in the Didactic Sequence; and ii) ethics - aesthetics and political competences. These two identified categories, from the activities intention analysis and the content that were developed in the proposal of the Statistics Didactic Sequence, show us the evidences of the development of these competences. With this investigation, we verified the possibility of didactic sequences, as teaching methodology for the Marist Network, regarding the intentions for the development of these competences.Silva, Mauren Porciúncula Moreira daHenz, Jader Luiz2020-04-01T14:27:13Z2020-04-01T14:27:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHENZ, Jader Luiz . Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-01T14:27:13Zoai:repositorio.furg.br:1/8501Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-01T14:27:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista
title Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista
spellingShingle Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista
Henz, Jader Luiz
Sequência didática
Educação Estatística
Competências ético-estéticas
Competências políticas
Rede Marista
Didactic sequence
Statistic Education
Ethics-aesthetics competence
Political competence
Marista Network
title_short Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista
title_full Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista
title_fullStr Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista
title_full_unstemmed Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista
title_sort Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista
author Henz, Jader Luiz
author_facet Henz, Jader Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mauren Porciúncula Moreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Henz, Jader Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Educação Estatística
Competências ético-estéticas
Competências políticas
Rede Marista
Didactic sequence
Statistic Education
Ethics-aesthetics competence
Political competence
Marista Network
topic Sequência didática
Educação Estatística
Competências ético-estéticas
Competências políticas
Rede Marista
Didactic sequence
Statistic Education
Ethics-aesthetics competence
Political competence
Marista Network
description Os conceitos de Estatística têm indicado, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, espaço nos currículos das escolas de Educação Básica. Essa presença é reiterada em 2018, com a publicação da Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, os estudantes têm direito à formação Estatística compreendida, também, como Letramento Estatístico. Para compreender elementos da Educação Estatística, escolhemos uma escola de educação básica, da Rede Marista, localizada na região Sul do Brasil, para a realização da pesquisa. Optamos por analisar o trabalho com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. As escolas desta rede de ensino têm como proposta metodológica o trabalho com sequências didáticas que, segundo as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista, visam o desenvolvimento de competências acadêmicas, tecnológicas, ético-estéticas e políticas. Frente a esse cenário, a presente pesquisa, teve como objetivo identificar aspectos que evidenciam a intenção de desenvolver competências ético-estéticas e políticas, a partir da realização de uma Sequência Didática de Estatística, na turma e escola acima referenciada. Utilizamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, a partir da contribuição no planejamento da Sequência Didática, do acompanhamento das aulas, na qual se deram a aplicação da proposta, e de uma entrevista semiestruturada, realizada com a professora. O método de análise seguiu a proposta da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Disso, emergiram duas categorias: i) Relação professor e estudante na Sequência Didática; e ii) Competências ético-estéticas e políticas. As duas categorias identificadas, a partir das análises das intenções das atividades e dos conteúdos que foram desenvolvidos na proposição da Sequência Didática de Estatística, nos mostram evidências do desenvolvimento dessas competências. Com esta investigação, verificamos a possibilidade das sequências didáticas, enquanto metodologia de ensino para a Rede Marista, no que tange as intenções para o desenvolvimento dessas competências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-01T14:27:13Z
2020-04-01T14:27:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HENZ, Jader Luiz . Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8501
identifier_str_mv HENZ, Jader Luiz . Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187233231929344