Formação de professores de matemática a partir da experiência de alunos e professores cegos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9217 |
Resumo: | Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa em educação em ciências que visa compreender os processos de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas cegas. Este estudo objetiva investigar como a Matemática se mostra a partir das experiências de alunos e professores cegos que estudaram nas antigas escolas segregadas e trabalham nas atuais escolas inclusivas. Para tanto, apresento, na introdução, meu reconhecimento enquanto professor/pesquisador, no qual abordo meu encontro com a temática da Matemática e da cegueira. Na sequência, no artigo Deficiência Visual no Ensino de Matemática: o Estado da Questão, realizo uma investigação criteriosa e crítica em teses nacionais e internacionais, em que busco conhecer as pesquisas na área e aprofundar os conhecimentos teóricos acerca da temática. A seguir, no ensaio Da Educação Segregada À Inclusiva: O Que Podemos Aprender com a Experiência de Professores Cegos de Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de Matemática, analiso as entrevistas realizadas com três professores cegos. Os entrevistados estudaram nas antigas escolas segregadas e, atualmente, vivenciam as experiências educacionais relacionadas à disciplina de Matemática na escola inclusiva. Na sequência, o texto O Ensino de Matemática para Cegos no Município do Rio Grande aborda, a partir de entrevistas narrativas, as experiências educacionais, relacionadas ao ensino e à aprendizagem dos cegos que atingiram o ensino superior na cidade do Rio Grande. Por fim, no artigo As Experiências com o Ensino e a Aprendizagem de Matemática dos Medalhistas Cegos da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, apresento as percepções dos sujeitos sobre o aprender Matemática. Para análise dos dados, utilizei a Análise Textual Discursiva (ATD), metodologia cuja finalidade é levar o pesquisador a uma visão mais detalhada e sistemática dos dados de pesquisa, geralmente, produções textuais. Como aporte teórico, utilizei, principalmente, as produções sobre defectologia, do pensador Russo Lev Vygotski, e os estudos acerca das temáticas da Fenomenologia e Hermenêutica Filosófica, de Nadja Hermann, Maria Aparecida Bicudo e Hans-Georg Flickinger. Destaco, como resultados, a importância da linguagem nas relações sociais (com ênfase na oralidade e na escrita Braille), abertura à alteridade, a formação docente, o atendimento educacional especializado e a utilização de recursos didáticos enquanto aspectos fundamentais para o sucesso da educação inclusiva na escola regular |
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Formação de professores de matemática a partir da experiência de alunos e professores cegosMathematics teacher education based on blind students' and teachers' experiencesEducação especialFormação de professoresEnsino de matemática para cegosSpecial educationTeacher educationTeaching math for the blindEsta tese apresenta uma pesquisa qualitativa em educação em ciências que visa compreender os processos de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas cegas. Este estudo objetiva investigar como a Matemática se mostra a partir das experiências de alunos e professores cegos que estudaram nas antigas escolas segregadas e trabalham nas atuais escolas inclusivas. Para tanto, apresento, na introdução, meu reconhecimento enquanto professor/pesquisador, no qual abordo meu encontro com a temática da Matemática e da cegueira. Na sequência, no artigo Deficiência Visual no Ensino de Matemática: o Estado da Questão, realizo uma investigação criteriosa e crítica em teses nacionais e internacionais, em que busco conhecer as pesquisas na área e aprofundar os conhecimentos teóricos acerca da temática. A seguir, no ensaio Da Educação Segregada À Inclusiva: O Que Podemos Aprender com a Experiência de Professores Cegos de Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de Matemática, analiso as entrevistas realizadas com três professores cegos. Os entrevistados estudaram nas antigas escolas segregadas e, atualmente, vivenciam as experiências educacionais relacionadas à disciplina de Matemática na escola inclusiva. Na sequência, o texto O Ensino de Matemática para Cegos no Município do Rio Grande aborda, a partir de entrevistas narrativas, as experiências educacionais, relacionadas ao ensino e à aprendizagem dos cegos que atingiram o ensino superior na cidade do Rio Grande. Por fim, no artigo As Experiências com o Ensino e a Aprendizagem de Matemática dos Medalhistas Cegos da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, apresento as percepções dos sujeitos sobre o aprender Matemática. Para análise dos dados, utilizei a Análise Textual Discursiva (ATD), metodologia cuja finalidade é levar o pesquisador a uma visão mais detalhada e sistemática dos dados de pesquisa, geralmente, produções textuais. Como aporte teórico, utilizei, principalmente, as produções sobre defectologia, do pensador Russo Lev Vygotski, e os estudos acerca das temáticas da Fenomenologia e Hermenêutica Filosófica, de Nadja Hermann, Maria Aparecida Bicudo e Hans-Georg Flickinger. Destaco, como resultados, a importância da linguagem nas relações sociais (com ênfase na oralidade e na escrita Braille), abertura à alteridade, a formação docente, o atendimento educacional especializado e a utilização de recursos didáticos enquanto aspectos fundamentais para o sucesso da educação inclusiva na escola regularThis dissertation presents a qualitative research in Science Education that aims to understand the teaching and learning processes of Mathematics for blind people. This study aims to investigate how Mathematics is shown by blind students and teachers experiences who studied in segregated schools and work in current inclusive schools. Therefore, I present my recognition as a teacher / researcher in the introduction, in which I describe my encounter with Mathematics and blindness. Then, in the paper Visual Impairment in Mathematics Teaching: the State of the Question, I conduct a meticulous and critical investigation in national and international dissertations, in which I search for the studies in the area and deepen theoretical knowledge about the subject. After that, in the section From Segregated to Inclusive Education: what we can learn from the blind teachers experience in specialized educational service for Mathematics teaching, I analyze the interviews conducted with three blind teachers. The interviewees studied in the segregated schools and, currently, they are involved in the educational experiences related to the Mathematics teaching in an inclusive school. Finally, the text The Teaching of Mathematics for the Blind in Rio Grande discusses educational experiences related to Mathematics teaching and learning for blind people who reached higher education in Rio Grande. Finally, in the article The Experiences with Teaching and Learning of Mathematics of the Blind Medalists of the Brazilian Olympiad of Mathematics of the Public Schools, I present the subjects' perceptions about learning Mathematics.To analyze the information, I applied Discursive Textual Analysis (DTA), a methodology that aims to lead the researcher to a more detailed and systematic view of research data, usually textual productions. As a theoretical contribution, I mainly articulated productions on defectology, by the Russian thinker Lev Vygotski, and studies of Phenomenology and Philosophical Hermeneutics, by Nadja Hermann, Maria Aparecida Bicudo and Hans-Georg Flickinger. I emphasize, as results, the importance of language in social relations (with emphasis on oral and Braille writing), the openness to otherness, the teacher education, a specialized educational service and the use of didactic resources as fundamental aspects for the success of inclusive education in regular school.Galiazzi, Maria do CarmoMartins, Daner Silva2020-12-28T00:19:11Z2020-12-28T00:19:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARTINS, Daner Silva. Formação de professores de matemática a partir da experiência de alunos e professores cegos. 2019. 193 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências; Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/9217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-12-28T00:19:11Zoai:repositorio.furg.br:1/9217Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-12-28T00:19:11Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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