Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiamenti, Camilla
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fonseca, Adriana Dora da, Fernandes, Geani Farias Machado, Vaghetti, Helena Heidtmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4850
Resumo: Ao longo dos anos o mundo do trabalho passou por grandes transformações, oriundas principalmente das modificações tecnológicas. Nesse contexto, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na sociedade e sua inserção na prática profissional do enfermeiro vem emergindo como um grande desafio. Assim, este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre as tecnologias de informação e comunicação na práxis educativa da Enfermagem no ensino superior e sua interface com a organização do trabalho, apoiando-se em uma revisão bibliográfica pertinente à temática. Com base nas reflexões, percebe-se a importância de introduzir essas tecnologias no processo educativo da enfermagem, potencializando o desenvolvimento de interações educativas amplificadas no método pedagógico e possibilitando a formação de enfermeiros mais críticos e reflexivos, que se apropriem desses conhecimentos e das novas abordagens contextuais e assim contribuam para uma prática de trabalho melhor organizada e gerenciada, comprometida socialmente com a democratização do ensino.
id FURG_1513d34225a02dfa5c624b2d82c6d245
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4850
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalhoTechnological trends in nursing educational praxis and its interface with the labor organizationTendencias tecnológicas en la praxis educativa de la enfermería y su interfaz con la organización del trabajoTecnologia da informaçãoEnfermagemEducação superiorOrganização e administraçãoInformation technologyNursingHigher educationOrganization and administrationTecnología de la informaciónEnfermeríaEducación superiorOrganización y administraciónAo longo dos anos o mundo do trabalho passou por grandes transformações, oriundas principalmente das modificações tecnológicas. Nesse contexto, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na sociedade e sua inserção na prática profissional do enfermeiro vem emergindo como um grande desafio. Assim, este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre as tecnologias de informação e comunicação na práxis educativa da Enfermagem no ensino superior e sua interface com a organização do trabalho, apoiando-se em uma revisão bibliográfica pertinente à temática. Com base nas reflexões, percebe-se a importância de introduzir essas tecnologias no processo educativo da enfermagem, potencializando o desenvolvimento de interações educativas amplificadas no método pedagógico e possibilitando a formação de enfermeiros mais críticos e reflexivos, que se apropriem desses conhecimentos e das novas abordagens contextuais e assim contribuam para uma prática de trabalho melhor organizada e gerenciada, comprometida socialmente com a democratização do ensino.Throughout the years the labor area has shown major changes which has come mainly from the technological transformations. In this context, the Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present into the society and its insertion in the nursing practice has emerged as a great challenge. Therefore, this article has as a goal to promote reflections about the information and communication technologies in the nursing educational praxis at the college level and its interface with the labor organization, based in a bibliographic review. Based on the considerations, the importance of introducing those technologies into the educational process of nursing is noticed, potentiating the development of amplified educational interactions in the pedagogic method, and allowing the formation of more critical and reflexive nurses, who will grasp this knowledge and the new contextual approaches, cooperating to a better organized and managed labor practice, socially compromised with the democratization of education.A lo largo de los años el mundo del trabajo vivió grandes transformaciones oriundas principalmente de las modificaciones tecnológicas. En ese contexto, las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs), están cada vez más presentes en la sociedad y su inserción en la práctica profesional del enfermero viene emergiendo como un gran desafío. Así, este artículo tiene como objetivo promover reflexiones sobre las tecnologías de la información y comunicación en la praxis educativa de la enfermería en la enseñanza superior y su interfaz con la organización del trabajo, apoyándose en una revisión bibliográfica pertinente a la temática. Con base en las reflexiones, se percibe la importancia de introducir estas tecnologías en el proceso educativo de la enfermería, potencializando el desarrollo de interacciones educativas ampliadas en el método pedagógico y posibilitando la formación de enfermeros más críticos y reflexivos que se apropien de esos conocimientos y de los nuevos abordajes contextuales colaborando con una práctica de trabajo mejor organizada y administrada, comprometida socialmente con la democratización de la enseñanza.2015-05-15T00:18:04Z2015-05-15T00:18:04Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCHIAMENTI, Camilla et al. Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 11, n. 4, p. 832-837, out./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/11536>. Acesso em: 10 maio 2015.1984-7513http://repositorio.furg.br/handle/1/485010.4025/cienccuidsaude.v11i4.11536porChiamenti, CamillaFonseca, Adriana Dora daFernandes, Geani Farias MachadoVaghetti, Helena Heidtmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-05-15T00:18:04Zoai:repositorio.furg.br:1/4850Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-05-15T00:18:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho
Technological trends in nursing educational praxis and its interface with the labor organization
Tendencias tecnológicas en la praxis educativa de la enfermería y su interfaz con la organización del trabajo
title Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho
spellingShingle Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho
Chiamenti, Camilla
Tecnologia da informação
Enfermagem
Educação superior
Organização e administração
Information technology
Nursing
Higher education
Organization and administration
Tecnología de la información
Enfermería
Educación superior
Organización y administración
title_short Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho
title_full Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho
title_fullStr Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho
title_full_unstemmed Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho
title_sort Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho
author Chiamenti, Camilla
author_facet Chiamenti, Camilla
Fonseca, Adriana Dora da
Fernandes, Geani Farias Machado
Vaghetti, Helena Heidtmann
author_role author
author2 Fonseca, Adriana Dora da
Fernandes, Geani Farias Machado
Vaghetti, Helena Heidtmann
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiamenti, Camilla
Fonseca, Adriana Dora da
Fernandes, Geani Farias Machado
Vaghetti, Helena Heidtmann
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Enfermagem
Educação superior
Organização e administração
Information technology
Nursing
Higher education
Organization and administration
Tecnología de la información
Enfermería
Educación superior
Organización y administración
topic Tecnologia da informação
Enfermagem
Educação superior
Organização e administração
Information technology
Nursing
Higher education
Organization and administration
Tecnología de la información
Enfermería
Educación superior
Organización y administración
description Ao longo dos anos o mundo do trabalho passou por grandes transformações, oriundas principalmente das modificações tecnológicas. Nesse contexto, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na sociedade e sua inserção na prática profissional do enfermeiro vem emergindo como um grande desafio. Assim, este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre as tecnologias de informação e comunicação na práxis educativa da Enfermagem no ensino superior e sua interface com a organização do trabalho, apoiando-se em uma revisão bibliográfica pertinente à temática. Com base nas reflexões, percebe-se a importância de introduzir essas tecnologias no processo educativo da enfermagem, potencializando o desenvolvimento de interações educativas amplificadas no método pedagógico e possibilitando a formação de enfermeiros mais críticos e reflexivos, que se apropriem desses conhecimentos e das novas abordagens contextuais e assim contribuam para uma prática de trabalho melhor organizada e gerenciada, comprometida socialmente com a democratização do ensino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-05-15T00:18:04Z
2015-05-15T00:18:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHIAMENTI, Camilla et al. Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 11, n. 4, p. 832-837, out./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/11536>. Acesso em: 10 maio 2015.
1984-7513
http://repositorio.furg.br/handle/1/4850
10.4025/cienccuidsaude.v11i4.11536
identifier_str_mv CHIAMENTI, Camilla et al. Tendências tecnológicas na práxis educativa da enfermagem e sua interface com a organização do trabalho. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 11, n. 4, p. 832-837, out./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/11536>. Acesso em: 10 maio 2015.
1984-7513
10.4025/cienccuidsaude.v11i4.11536
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187262081400832