Reflexões sobre mulheres, gênero e aprendizagem histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7002 |
Resumo: | Este artigo enfoca a discussão sobre a implicação do gênero na aprendizagem histórica, particularmente quanto à formação das identidades e consciência histórica de alunas e alunos. Partindo do pressuposto de que há recortes e seleções quanto aos passados acessados em sala de aula, e de que essas memórias são um “elemento essencial do que se costuma chamar identidade individual e coletiva” (MARTINS, 2007: p.17), perguntamo-nos o quanto a indiscutível invisibilização das mulheres e de suas experiências nos conteúdos e livros didáticos de história têm atuado na formação da identidade das alunas. Ou seja, como discentes do gênero feminino constroem um sentimento de si mesmas, de existência e continuidade ao longo do tempo? Como elas se representam? Como um outro, como uma falta? E quanto ao tipo de consciência histórica que desenvolvem? Não sendo comum que se historicize suas identidades e experiências nas aulas de história, tendo em vista a visão de gênero essencialista ainda marcante nos conteúdos, livros didáticos e falas docentes, é possível que elas se concebam, em grande parte, como sujeitos a-históricos. Nesse sentido, como se posicionam e se orientam em relação ao tempo? |
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