Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walter, Silvana Anita
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cruz, Ana Paula Capuano da, Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci, Gassner, Flavia Pozzera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3931
Resumo: Este estudo emprega a perspectiva institucional para análise dos principais agentes envolvidos no campo de pesquisa contábil, ao mesmo tempo em que conjuga a análise de redes sociais, ainda não observada no campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, aos estudos bibliométricos, o que faz com que adquira um caráter inovador. Realizada com o objetivo de analisar os atores mais relevantes na evolução do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil no contexto brasileiro, esta investigação utilizou um estudo bibliométrico, por meio do qual se analisaram 139 artigos oriundos de anais e de periódicos, divididos em três períodos (2004-2005, 2006-2007 e 2008), e um estudo sociométrico (redes sociais), para o qual se empregou o software UCINET® 6. As análises possibilitaram a identificação dos principais agentes individuais (atores) e coletivos (instituições) envolvidos no campo de pesquisa contábil, bem como a percepção de uma relativa evolução no campo no que tange ao número de artigos publicados e à densidade das redes de cooperação. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, no sentido de permitir a identificação de futuras associações entre autores e entre instituições e de fomentar a realização dessas associações de modo a ampliar a troca de informações e a construção de conhecimento no campo. Além disso, espera-se apresentar, para este campo, um novo design de pesquisa que sirva, adicionalmente, como um instrumento de diagnóstico para Programas de Pós-graduação em Contabilidade e que possibilite a averiguação de seu efeito multiplicador, especialmente no que tange à linha de pesquisa de ensino e pesquisa em Contabilidade.
id FURG_1b5174c72b4478a725492b579c4276d6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3931
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redesAn analysis of the education and research field evolution in accounting from the networks perspectiveEnsino e pesquisa em contabilidadeBibliometriaSociometriaTeoria institucionalAtores sociaisTeaching and research in accountingBibliometrySociometryInstitutional theorySocial actorsEste estudo emprega a perspectiva institucional para análise dos principais agentes envolvidos no campo de pesquisa contábil, ao mesmo tempo em que conjuga a análise de redes sociais, ainda não observada no campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, aos estudos bibliométricos, o que faz com que adquira um caráter inovador. Realizada com o objetivo de analisar os atores mais relevantes na evolução do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil no contexto brasileiro, esta investigação utilizou um estudo bibliométrico, por meio do qual se analisaram 139 artigos oriundos de anais e de periódicos, divididos em três períodos (2004-2005, 2006-2007 e 2008), e um estudo sociométrico (redes sociais), para o qual se empregou o software UCINET® 6. As análises possibilitaram a identificação dos principais agentes individuais (atores) e coletivos (instituições) envolvidos no campo de pesquisa contábil, bem como a percepção de uma relativa evolução no campo no que tange ao número de artigos publicados e à densidade das redes de cooperação. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, no sentido de permitir a identificação de futuras associações entre autores e entre instituições e de fomentar a realização dessas associações de modo a ampliar a troca de informações e a construção de conhecimento no campo. Além disso, espera-se apresentar, para este campo, um novo design de pesquisa que sirva, adicionalmente, como um instrumento de diagnóstico para Programas de Pós-graduação em Contabilidade e que possibilite a averiguação de seu efeito multiplicador, especialmente no que tange à linha de pesquisa de ensino e pesquisa em Contabilidade.This study uses the institutional perspective for the analysis of the main agents involved in the accounting research field and by combining the social networks analysis, not yet observed in the scientific production field in education and accounting research, to the bibliometric studies, which is an innovative approach. Having the goal of analyzing the most relevant actors in the scientific production field evolution in education and accounting research in the Brazilian context, this investigation was performed through a bibliometric study, analyzing 139 articles from annals and journals, divided into three periods: 2004-2005, 2006-2007 and 2008; and a sociometric study (social networks), us ing the UCINET ® 6 software. The performed analysis enabled the identification of the main individual actors (agents) and collective (institutions) involved in the accounting research field, as well as apperception of arelative evolution on the field regarding to the nu mber of articles published and the cooperation networks density. The performance of this study is expected to contribute to the scientific production field development in education and accounting research, allowing the identification and fostering the conduct of future associations among authors and among institutions in order to expand the information exchange and the construction of knowledge in the field. Moreover, it aims to provide the presentation of a new design of research for this field, serving, in addition, as a diagnostic tool for Post-Graduation Programs in Accounting, allowing the investigation of its multiplying effect, especially regarding to the education research and Accounting research line.2013-09-27T18:47:38Z2013-09-27T18:47:38Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfWALTER, Silvana Anita et al. Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 4, p. 76-93, 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/1290/1092>. Acesso em: 20 ago. 2012.1809-3337http://repositorio.furg.br/handle/1/393110.4270/ruc.2009432porWalter, Silvana AnitaCruz, Ana Paula Capuano daEspejo, Márcia Maria dos Santos BortolocciGassner, Flavia Pozzerainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-27T18:47:38Zoai:repositorio.furg.br:1/3931Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-27T18:47:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes
An analysis of the education and research field evolution in accounting from the networks perspective
title Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes
spellingShingle Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes
Walter, Silvana Anita
Ensino e pesquisa em contabilidade
Bibliometria
Sociometria
Teoria institucional
Atores sociais
Teaching and research in accounting
Bibliometry
Sociometry
Institutional theory
Social actors
title_short Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes
title_full Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes
title_fullStr Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes
title_full_unstemmed Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes
title_sort Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes
author Walter, Silvana Anita
author_facet Walter, Silvana Anita
Cruz, Ana Paula Capuano da
Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci
Gassner, Flavia Pozzera
author_role author
author2 Cruz, Ana Paula Capuano da
Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci
Gassner, Flavia Pozzera
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Walter, Silvana Anita
Cruz, Ana Paula Capuano da
Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci
Gassner, Flavia Pozzera
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e pesquisa em contabilidade
Bibliometria
Sociometria
Teoria institucional
Atores sociais
Teaching and research in accounting
Bibliometry
Sociometry
Institutional theory
Social actors
topic Ensino e pesquisa em contabilidade
Bibliometria
Sociometria
Teoria institucional
Atores sociais
Teaching and research in accounting
Bibliometry
Sociometry
Institutional theory
Social actors
description Este estudo emprega a perspectiva institucional para análise dos principais agentes envolvidos no campo de pesquisa contábil, ao mesmo tempo em que conjuga a análise de redes sociais, ainda não observada no campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, aos estudos bibliométricos, o que faz com que adquira um caráter inovador. Realizada com o objetivo de analisar os atores mais relevantes na evolução do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil no contexto brasileiro, esta investigação utilizou um estudo bibliométrico, por meio do qual se analisaram 139 artigos oriundos de anais e de periódicos, divididos em três períodos (2004-2005, 2006-2007 e 2008), e um estudo sociométrico (redes sociais), para o qual se empregou o software UCINET® 6. As análises possibilitaram a identificação dos principais agentes individuais (atores) e coletivos (instituições) envolvidos no campo de pesquisa contábil, bem como a percepção de uma relativa evolução no campo no que tange ao número de artigos publicados e à densidade das redes de cooperação. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, no sentido de permitir a identificação de futuras associações entre autores e entre instituições e de fomentar a realização dessas associações de modo a ampliar a troca de informações e a construção de conhecimento no campo. Além disso, espera-se apresentar, para este campo, um novo design de pesquisa que sirva, adicionalmente, como um instrumento de diagnóstico para Programas de Pós-graduação em Contabilidade e que possibilite a averiguação de seu efeito multiplicador, especialmente no que tange à linha de pesquisa de ensino e pesquisa em Contabilidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2013-09-27T18:47:38Z
2013-09-27T18:47:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WALTER, Silvana Anita et al. Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 4, p. 76-93, 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/1290/1092>. Acesso em: 20 ago. 2012.
1809-3337
http://repositorio.furg.br/handle/1/3931
10.4270/ruc.2009432
identifier_str_mv WALTER, Silvana Anita et al. Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 4, p. 76-93, 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/1290/1092>. Acesso em: 20 ago. 2012.
1809-3337
10.4270/ruc.2009432
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187244042747904