Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Waldinéia Antunes de Alcântara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zitkoski, Jaime José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10929
https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7338
Resumo: Artigo de periódico
id FURG_1c1d9810b6717b322a57d2007566b170
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10929
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-AntropológicaEducación escolar indígena en la perspectiva de la educación popular: endefensa de la Pedagogia Cosmo-AntropológicaIndigenous school education in the perspective of popular education: in defense of Cosmo-Anthropological PedagogyEducação Escolar IndígenaPedagogia Cosmo –AntropológicaEducação PopularTramas e ManhasEducación Escolar IndígenaEducación PopularTramas e caminhosIndigenous School EducationCosmo –Anthropological PedagogyPopular EducationPlots and waysArtigo de periódicoA Educação Escolar Indígena na atualidade das Comunidades Mayrob, Apiaká e Kayabi no município de Juara-MT tem vivenciado uma constante ressignificação no intuito de se tornar diferenciada, intercultural e bilíngue. Esse movimento de ressignificação tem como base as tramas e as manhas empreendidas nos movimentos indígenas no contexto da educação popular. Esse processo ocorre com os empoderamentos, diálogos e vivências dos saberes indígenas, sempre na perspectiva da interculturalidade crítica. Pois se dáno esforço da afirmação étnica de cada povo que pelas práticas educativas pedagógicas e na valorização da cultura própria. Uma educação construtora de um currículo articulado à vida, à interculturalidade e a memória da cultura e da língua materna num mundo globalizado e diverso, um currículo negociado com tensões e protagonismo. Em outras palavras, uma educação própria, diferenciada, intercultural, feita pela Pedagogia Cosmo-Antropológica. O referido texto tem origem em uma pesquisa de doutorado realizada no período de 2012 a 2014, no Dinter UFRGS/UNEMAT. O caminho da investigação foi respaldado com as contribuições da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, com as orientações de Geertz (1989) e André (2003). Teve como objeto de estudo a educação escolar indígena e os principais autores que auxiliaram na construção destapesquisa foram: Kusch (2000), Dussel (1993), Paulo Freire (1996; 2005) e Viveiros de Castro (2002).La Educación Escolar Indígena en la actualidad de las Comunidades Mayrob, Apiaká y Kayabi en el municipio de Juara-MT ha vivido una constante resignificación con el fin deconvierterse diferenciada, intercultural y bilingüe. Este movimiento de resignificación tiene como base las tramas y los caminos emprendidos en los movimientos indígenas en el contexto de la educación popular. Este proceso ocurre con los empoderamientos, diálogos y vivencias de los saberes indígenas, siempre en la perspectiva de la interculturalidad crítica. Porque se da en el esfuerzo de la afirmación étnica de cada pueblo que por las prácticas educativas pedagógicas y en la valorización de la culturapropia. Una educación constructora de un currículo articulado a la vida, a la interculturalidad y la memoria de la cultura y de la lengua materna en un mundo globalizado y diverso, un currículo negociado con tensiones y protagonismo. En otras palabras, una educación propia, diferenciada, intercultural, hecha por la Pedagogía Cosmo-Antropológica. El referido texto tiene su origen en una investigación de doctorado realizada en el período de 2012 a 2014, en el Dinter UFRGS / UNEMAT. El camino de la investigación fue respaldado con las contribuciones de la investigación cualitativa del tipo etnográfico, con las orientaciones de Geertz (1989) y André (2003). En el caso de la educación escolar indígena y los principales autores que auxiliaron en la construcción de esta investigación fueron: Kusch (2000), Dussel (1993), Paulo Freire (1996, 2005) y Viveiros de Castro (2002).Indigenous School Education in the present time of the Mayrob, Apiaká and Kayabi Communities in the city of Juara-MT has experienced a constant re-signification in order to become differentiated, intercultural and bilingual. This movement of re-signification is based on the plots and the waysundertaken in the indigenous movements in the context of popular education. This process occurs with the empowerment, dialogues and experiences of indigenous knowledge, always in the perspective of critical interculturality. For it is in the effort of the ethnic affirmation of each people that by the pedagogical educational practices and in the valuation of the own culture. An education that builds a curriculum articulated to life, interculturality and the memory of culture and mother tongue in a globalized and diverse world, a curriculum negotiated with tensions and protagonism. In other words, an own, differentiated, intercultural education, made by the Cosmo-Anthropological Pedagogy. The aforementioned text originates in a doctoral research carried out in the period from 2012 to 2014, at Dinter UFRGS / UNEMAT. The research path was supported by the contributions of the qualitative research of the ethnographic type, with the orientations of Geertz (1989) and André (2003). Indigenous school education was the object of study, and the main authors who assisted in the construction of this research were: Kusch (2000), Dussel (1993), Paulo Freire (1996; 2005) and Viveiros de Castro (2002).2023-05-05T12:48:02Z2023-05-05T12:48:02Z2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, W. A. de A.; ZITKOSKI, J. J. Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 4–20, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7338. Acesso em: 3 out. 2022.1517-1256https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10929https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7338porFerreira, Waldinéia Antunes de AlcântaraZitkoski, Jaime Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-05T12:48:02Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10929Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-05T12:48:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica
Educación escolar indígena en la perspectiva de la educación popular: endefensa de la Pedagogia Cosmo-Antropológica
Indigenous school education in the perspective of popular education: in defense of Cosmo-Anthropological Pedagogy
title Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica
spellingShingle Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica
Ferreira, Waldinéia Antunes de Alcântara
Educação Escolar Indígena
Pedagogia Cosmo –Antropológica
Educação Popular
Tramas e Manhas
Educación Escolar Indígena
Educación Popular
Tramas e caminhos
Indigenous School Education
Cosmo –Anthropological Pedagogy
Popular Education
Plots and ways
title_short Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica
title_full Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica
title_fullStr Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica
title_full_unstemmed Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica
title_sort Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica
author Ferreira, Waldinéia Antunes de Alcântara
author_facet Ferreira, Waldinéia Antunes de Alcântara
Zitkoski, Jaime José
author_role author
author2 Zitkoski, Jaime José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Waldinéia Antunes de Alcântara
Zitkoski, Jaime José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena
Pedagogia Cosmo –Antropológica
Educação Popular
Tramas e Manhas
Educación Escolar Indígena
Educación Popular
Tramas e caminhos
Indigenous School Education
Cosmo –Anthropological Pedagogy
Popular Education
Plots and ways
topic Educação Escolar Indígena
Pedagogia Cosmo –Antropológica
Educação Popular
Tramas e Manhas
Educación Escolar Indígena
Educación Popular
Tramas e caminhos
Indigenous School Education
Cosmo –Anthropological Pedagogy
Popular Education
Plots and ways
description Artigo de periódico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
2023-05-05T12:48:02Z
2023-05-05T12:48:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, W. A. de A.; ZITKOSKI, J. J. Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 4–20, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7338. Acesso em: 3 out. 2022.
1517-1256
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10929
https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7338
identifier_str_mv FERREIRA, W. A. de A.; ZITKOSKI, J. J. Educação escolar indígena na perspectiva da educação popular: em defesa da Pedagogia Cosmo-Antropológica. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 4–20, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7338. Acesso em: 3 out. 2022.
1517-1256
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10929
https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384355854614528