Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7035 |
Resumo: | Neste texto, busco interrogar o processo de enunciação que engendra as formas pelas quais as questões ambientais são capturadas pela mídia e postas em ação nos anúncios publicitários e no marketing ecológico, articulando-se e produzindo determinado tipo de sujeito: o sujeito/consumidor ecológico. Além disso, procuro discutir como essas produções interpelam os discursos ambientais, produzindo determinados modos de pensar a Educação Ambiental. Considero o presente estudo uma possibilidade de, talvez, contribuir com outras formas de olhar e pensar as intencionalidades e os propósitos de certas práticas educacionais denominadas “ambientais”. |
id |
FURG_1c651c8fd9618e0e2f197929db06f3f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/7035 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?Ecological/Cultural Publicity And Marketing – The Construction Of The Ecological Subject/Consumer: What Does Education Have To Do With It?AmbienteEducaçãoPublicidade e marketing ecológicoEnvironmentEducationEcological publicity and marketingNeste texto, busco interrogar o processo de enunciação que engendra as formas pelas quais as questões ambientais são capturadas pela mídia e postas em ação nos anúncios publicitários e no marketing ecológico, articulando-se e produzindo determinado tipo de sujeito: o sujeito/consumidor ecológico. Além disso, procuro discutir como essas produções interpelam os discursos ambientais, produzindo determinados modos de pensar a Educação Ambiental. Considero o presente estudo uma possibilidade de, talvez, contribuir com outras formas de olhar e pensar as intencionalidades e os propósitos de certas práticas educacionais denominadas “ambientais”.In this paper, I have aimed at examining the enunciation process that engenders the ways in which environmental issues are understood by the media and how they are shown in advertisements and in ecological marketing; thus, creating a certain subject, i. e., an ecological consumer. Besides, I have discussed how these productions are addressed in environmental discourses and how certain ways of thinking about Environmental Education are developed. I believe that this study enables new ways to look at and think about the intentionality and purposes of given educational practices, the so-called “environmental” ones.EDGRAF2017-01-24T02:58:45Z2017-01-24T02:58:45Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASPAROTTO, Juliana Schwingel. Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.2, p. 267-284, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1532>. Acesso em: 11 Dez. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/7035porGasparotto, Juliana Schwingelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-01-24T02:58:45Zoai:repositorio.furg.br:1/7035Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-01-24T02:58:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? Ecological/Cultural Publicity And Marketing – The Construction Of The Ecological Subject/Consumer: What Does Education Have To Do With It? |
title |
Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? |
spellingShingle |
Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? Gasparotto, Juliana Schwingel Ambiente Educação Publicidade e marketing ecológico Environment Education Ecological publicity and marketing |
title_short |
Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? |
title_full |
Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? |
title_fullStr |
Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? |
title_full_unstemmed |
Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? |
title_sort |
Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? |
author |
Gasparotto, Juliana Schwingel |
author_facet |
Gasparotto, Juliana Schwingel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparotto, Juliana Schwingel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Educação Publicidade e marketing ecológico Environment Education Ecological publicity and marketing |
topic |
Ambiente Educação Publicidade e marketing ecológico Environment Education Ecological publicity and marketing |
description |
Neste texto, busco interrogar o processo de enunciação que engendra as formas pelas quais as questões ambientais são capturadas pela mídia e postas em ação nos anúncios publicitários e no marketing ecológico, articulando-se e produzindo determinado tipo de sujeito: o sujeito/consumidor ecológico. Além disso, procuro discutir como essas produções interpelam os discursos ambientais, produzindo determinados modos de pensar a Educação Ambiental. Considero o presente estudo uma possibilidade de, talvez, contribuir com outras formas de olhar e pensar as intencionalidades e os propósitos de certas práticas educacionais denominadas “ambientais”. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2017-01-24T02:58:45Z 2017-01-24T02:58:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GASPAROTTO, Juliana Schwingel. Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.2, p. 267-284, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1532>. Acesso em: 11 Dez. 2016. 2238-5533 http://repositorio.furg.br/handle/1/7035 |
identifier_str_mv |
GASPAROTTO, Juliana Schwingel. Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.2, p. 267-284, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1532>. Acesso em: 11 Dez. 2016. 2238-5533 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187269316575232 |