Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparotto, Juliana Schwingel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7035
Resumo: Neste texto, busco interrogar o processo de enunciação que engendra as formas pelas quais as questões ambientais são capturadas pela mídia e postas em ação nos anúncios publicitários e no marketing ecológico, articulando-se e produzindo determinado tipo de sujeito: o sujeito/consumidor ecológico. Além disso, procuro discutir como essas produções interpelam os discursos ambientais, produzindo determinados modos de pensar a Educação Ambiental. Considero o presente estudo uma possibilidade de, talvez, contribuir com outras formas de olhar e pensar as intencionalidades e os propósitos de certas práticas educacionais denominadas “ambientais”.
id FURG_1c651c8fd9618e0e2f197929db06f3f9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7035
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?Ecological/Cultural Publicity And Marketing – The Construction Of The Ecological Subject/Consumer: What Does Education Have To Do With It?AmbienteEducaçãoPublicidade e marketing ecológicoEnvironmentEducationEcological publicity and marketingNeste texto, busco interrogar o processo de enunciação que engendra as formas pelas quais as questões ambientais são capturadas pela mídia e postas em ação nos anúncios publicitários e no marketing ecológico, articulando-se e produzindo determinado tipo de sujeito: o sujeito/consumidor ecológico. Além disso, procuro discutir como essas produções interpelam os discursos ambientais, produzindo determinados modos de pensar a Educação Ambiental. Considero o presente estudo uma possibilidade de, talvez, contribuir com outras formas de olhar e pensar as intencionalidades e os propósitos de certas práticas educacionais denominadas “ambientais”.In this paper, I have aimed at examining the enunciation process that engenders the ways in which environmental issues are understood by the media and how they are shown in advertisements and in ecological marketing; thus, creating a certain subject, i. e., an ecological consumer. Besides, I have discussed how these productions are addressed in environmental discourses and how certain ways of thinking about Environmental Education are developed. I believe that this study enables new ways to look at and think about the intentionality and purposes of given educational practices, the so-called “environmental” ones.EDGRAF2017-01-24T02:58:45Z2017-01-24T02:58:45Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASPAROTTO, Juliana Schwingel. Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.2, p. 267-284, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1532>. Acesso em: 11 Dez. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/7035porGasparotto, Juliana Schwingelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-01-24T02:58:45Zoai:repositorio.furg.br:1/7035Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-01-24T02:58:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?
Ecological/Cultural Publicity And Marketing – The Construction Of The Ecological Subject/Consumer: What Does Education Have To Do With It?
title Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?
spellingShingle Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?
Gasparotto, Juliana Schwingel
Ambiente
Educação
Publicidade e marketing ecológico
Environment
Education
Ecological publicity and marketing
title_short Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?
title_full Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?
title_fullStr Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?
title_full_unstemmed Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?
title_sort Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?
author Gasparotto, Juliana Schwingel
author_facet Gasparotto, Juliana Schwingel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparotto, Juliana Schwingel
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente
Educação
Publicidade e marketing ecológico
Environment
Education
Ecological publicity and marketing
topic Ambiente
Educação
Publicidade e marketing ecológico
Environment
Education
Ecological publicity and marketing
description Neste texto, busco interrogar o processo de enunciação que engendra as formas pelas quais as questões ambientais são capturadas pela mídia e postas em ação nos anúncios publicitários e no marketing ecológico, articulando-se e produzindo determinado tipo de sujeito: o sujeito/consumidor ecológico. Além disso, procuro discutir como essas produções interpelam os discursos ambientais, produzindo determinados modos de pensar a Educação Ambiental. Considero o presente estudo uma possibilidade de, talvez, contribuir com outras formas de olhar e pensar as intencionalidades e os propósitos de certas práticas educacionais denominadas “ambientais”.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-01-24T02:58:45Z
2017-01-24T02:58:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASPAROTTO, Juliana Schwingel. Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.2, p. 267-284, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1532>. Acesso em: 11 Dez. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/7035
identifier_str_mv GASPAROTTO, Juliana Schwingel. Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.2, p. 267-284, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1532>. Acesso em: 11 Dez. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187269316575232