Educação ambiental, toque terapêutico e esquizoanálise : um cuidado anti-atrogênico na enfermagem hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aline Cristina Calçada de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6026
Resumo: Trata-se de uma tese de doutorado junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande, vinculada a linha de Pesquisa Educação Ambiental Não- Formal. Teve como objetivo geral buscar maneiras de minimizar a iatrogenia hospitalar nas práticas da enfermagem através da Esquizoanálise e do Toque Terapêutico. Formularam-se três hipóteses, cada uma com sua respectiva microintervenção, as quais foram epistemologicamente ancoradas na Esquizoanálise e na técnica de imposição de mãos denominada Toque Terapêutico, método Krieger- Kunz, embasando-se em experimentações socioambientais. São elas: 1-A construção de um espaço ecosófico poder ajudar a superar a iatrogenia; 2- O Hospital enquanto ambiente pedagógico pode propiciar a formação de um novo olhar e 3- O Hospital enquanto espaço clínico pode ir além da patologia, valorizando o ser humano de forma integral. Para tanto, utilizou-se da cartografia, método formulado por Deleuze e Guattari, o qual visou acompanhar um processo de produção no campo da subjetividade. Dentro do contexto da Esquizoanálise, ela permitiu a formação de rizomas, caracterizando-se como uma pesquisa experimentação. Esse processo de produção baseiou-se na atenção cartográfica, a qual é formada por pistas que têm em vista descrever, discutir e, sobretudo, coletivizar a experiência da pesquisadora. A pista tomada nesse trabalho diz respeito ao funcionamento da atenção durante o trabalho de campo, a qual foi definida como concentrada e aberta, caracterizando-se por quatro variedades: o rastreio, o toque, o pouso e o reconhecimento atento. As experimentações aconteceram de forma itinerante, em diferentes ambientes. Ora junto à mata atlântica, ora no espaço acadêmico e hospitalar de um Hospital Universitário do Sul do Estado. Algumas experimentações envolveram um grupo de doutorandos constituído por três pesquisadores do Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental, denominado de comunidade pesquisadora. Outras buscaram uma experimentação direta com os profissionais e alunos que participaram da 35ª Semana Riograndina de Enfermagem, bem como com duas pessoas hospitalizadas numa unidade de clínica médica. Na primeira microintervenção ficou claro que a iatrogenia também é fruto do próprio comportamento dos profissionais de saúde e por isso o que precisa ser revisto são as relações de poder dentro da instituição. A partir da segunda e terceira microintervenções infere-se que o hospital, enquanto ambiente pedagógico e clínico pode ser um espaço de clinamen e tem um potencial transformador a ser percebido e valorizado para a aprendizagem mútua. As práticas de ensino precisam vencer o paradigma cartesiano e aproximarem-se de uma percepção ambiental, a qual se aplicada ao cotidiano, oportuniza a construção de novos conhecimentos e maneiras de entender o cuidar através de uma escuta sensível. Após as vivências foi possível pensar nas minhas próprias atitudes e comportamentos iatrogênicos e ressignificá-los sob forma de reverberações, as quais trataram a Educação Ambiental como fluxo inerente da vida e espaço para formação de novos rizomas.
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Formularam-se três hipóteses, cada uma com sua respectiva microintervenção, as quais foram epistemologicamente ancoradas na Esquizoanálise e na técnica de imposição de mãos denominada Toque Terapêutico, método Krieger- Kunz, embasando-se em experimentações socioambientais. São elas: 1-A construção de um espaço ecosófico poder ajudar a superar a iatrogenia; 2- O Hospital enquanto ambiente pedagógico pode propiciar a formação de um novo olhar e 3- O Hospital enquanto espaço clínico pode ir além da patologia, valorizando o ser humano de forma integral. Para tanto, utilizou-se da cartografia, método formulado por Deleuze e Guattari, o qual visou acompanhar um processo de produção no campo da subjetividade. Dentro do contexto da Esquizoanálise, ela permitiu a formação de rizomas, caracterizando-se como uma pesquisa experimentação. Esse processo de produção baseiou-se na atenção cartográfica, a qual é formada por pistas que têm em vista descrever, discutir e, sobretudo, coletivizar a experiência da pesquisadora. A pista tomada nesse trabalho diz respeito ao funcionamento da atenção durante o trabalho de campo, a qual foi definida como concentrada e aberta, caracterizando-se por quatro variedades: o rastreio, o toque, o pouso e o reconhecimento atento. As experimentações aconteceram de forma itinerante, em diferentes ambientes. Ora junto à mata atlântica, ora no espaço acadêmico e hospitalar de um Hospital Universitário do Sul do Estado. Algumas experimentações envolveram um grupo de doutorandos constituído por três pesquisadores do Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental, denominado de comunidade pesquisadora. Outras buscaram uma experimentação direta com os profissionais e alunos que participaram da 35ª Semana Riograndina de Enfermagem, bem como com duas pessoas hospitalizadas numa unidade de clínica médica. Na primeira microintervenção ficou claro que a iatrogenia também é fruto do próprio comportamento dos profissionais de saúde e por isso o que precisa ser revisto são as relações de poder dentro da instituição. A partir da segunda e terceira microintervenções infere-se que o hospital, enquanto ambiente pedagógico e clínico pode ser um espaço de clinamen e tem um potencial transformador a ser percebido e valorizado para a aprendizagem mútua. As práticas de ensino precisam vencer o paradigma cartesiano e aproximarem-se de uma percepção ambiental, a qual se aplicada ao cotidiano, oportuniza a construção de novos conhecimentos e maneiras de entender o cuidar através de uma escuta sensível. Após as vivências foi possível pensar nas minhas próprias atitudes e comportamentos iatrogênicos e ressignificá-los sob forma de reverberações, as quais trataram a Educação Ambiental como fluxo inerente da vida e espaço para formação de novos rizomas.It is a doctoral dissertation by the Graduate Program in Environmental Education at the Federal University of Rio Grande, linked to the line of research Non-Formal Environmental Education. As a general goal, it aimed to seek ways to minimize iatrogenic injury in hospital nursing practices through Schizoanalysis and Therapeutic Touch. Three hypotheses were formulated, each one with its respective micro intervention, all of which were epistemologically anchored in schizoanalysis and the Therapeutic Touch technique, consisting of placing hands, called Krieger ? Kunz method, based on environmental experiments. They are as follows: 1 - The construction of an ecosophic space could help overcome iatrogenics; 2 - The Hospital as a pedagogical environment can favor the formation of a new look and 3 The Hospital as clinical space can go beyond pathology, valuing human being as a whole. Thus, we applied the mapping method formulated by Deleuze and Guattari, which aimed to monitor a production process in the field of subjectivity. Within the context of schizoanalysis, it provided the formation of rhizomes, characterized as an experimentation research.This production process based itself on cartographic attention, which consists of tracks aiming to describe, discuss, and, most of all, collectivize the experience of the researcher. The track made from this work concerns the functioning of attention during the fieldwork, which was defined as concentrated and open, characterized by four varieties: screening, touch, landing and attentive recognition. Experimentations took place on an itinerant basis in different environments, either along the Atlantic forest, or in the academic and hospital space of a university hospital in the southern region of the state. Some experimentation involved a group of doctoral students, consisting of three researchers from the Graduate Program in Environmental Education, called the research community. Other experimentations aimed at a direct study with professionals and students who participated in the 35th Local Week in Nursing, as well as two people hospitalized in a medical unit. In the first micro intervention, it was clear that iatrogenics is also the fruits of the behavior of health professionals, hence, what needs to be revised is the power relations within the institution. From the second and third micro interventions, it is inferred that the hospital, as educational and clinical environment may be a space for clinamen and has a changing potential to be perceived and valued for mutual learning. Teaching practices have to overcome the Cartesian paradigm and approach an environmental perception, which, applied to everyday life, are devices nurturing the construction of new knowledge and ways of understanding the care through sensitive listening. After the experiences, it was possible to think of my own iatrogenic attitudes and behaviours, offering new meaningful behaviors in the form of reverberations, which addressed the environmental education as an inherent flow of life and space for formation of new rhizomes.Gentini, Alfredo Guillermo MartinOliveira, Aline Cristina Calçada de2016-04-03T01:59:19Z2016-04-03T01:59:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Aline Cristina Calçada de. Educação ambiental, toque terapêutico e esquizoanálise : um cuidado anti-atrogênico na enfermagem hospitalar. 2014. 282 f. Tese ( Doutorado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/6026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-23T11:46:08Zoai:repositorio.furg.br:1/6026Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-23T11:46:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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