Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molon, Susana Inês
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1128
Resumo: Neste texto analiso a pesquisa na abordagem sócio-histórica e apresento os seus fundamentos teóricometodológicos na apropriação e construção do conhecimento e na constituição do ser pesquisador na relação com os sujeitos pesquisados e com a realidade. Abordo o método como uma questão central do processo de investigação e como elo epistemológico entre o objeto, o problema, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos e as análises e reflexões. Apresento algumas possibilidades de análise, como o método da análise em unidades, em que a unidade de análise é a produção de sentidos, a análise do subtexto, cuja finalidade é a base afetivo-volitiva, e a análise microgenética e o paradigma indiciário, que buscam os vestígios, resíduos e fragmentos como documentos psicológicos. Para fi nalizar, enfatizo as possibilidades de fazer pesquisa utilizando alguns recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC), tais como câmeras digitais e fi lmadoras (videografi a). Esses recursos qualifi cam e potencializam as contribuições da abordagem sócio-histórica para a pesquisa qualitativa.
id FURG_218a77c9b3afd13f88a58de073a833f7
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1128
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-históricaResearch methodological issues in the socio-historical approachQuestões metodológicasPesquisa qualitativaAbordagem sócio-históricaMétodo de análiseMethodological issuesQualitative researchSocio-historical approachAnalysis methodNeste texto analiso a pesquisa na abordagem sócio-histórica e apresento os seus fundamentos teóricometodológicos na apropriação e construção do conhecimento e na constituição do ser pesquisador na relação com os sujeitos pesquisados e com a realidade. Abordo o método como uma questão central do processo de investigação e como elo epistemológico entre o objeto, o problema, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos e as análises e reflexões. Apresento algumas possibilidades de análise, como o método da análise em unidades, em que a unidade de análise é a produção de sentidos, a análise do subtexto, cuja finalidade é a base afetivo-volitiva, e a análise microgenética e o paradigma indiciário, que buscam os vestígios, resíduos e fragmentos como documentos psicológicos. Para fi nalizar, enfatizo as possibilidades de fazer pesquisa utilizando alguns recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC), tais como câmeras digitais e fi lmadoras (videografi a). Esses recursos qualifi cam e potencializam as contribuições da abordagem sócio-histórica para a pesquisa qualitativa.In this paper,I have analyzed research socio-historical approach and have presented its theoretical- methodological principles in the take-over and the construction of knowledge and in the researcher’s constitution in his/her relation with the subjects and reality. I have approached the method as a central issue in the investigation process and as an epistemological bond among the object, the problem,the theoretical references, the methodological procedures, the analyses, and the reflections. I have presented possible analyses, such as the method of unit analysis,which the unit is the sense production, the subtext analysis, whose aim is the affective-volitive basis, and the microgenetic analysis and the indiciary paradigm that look for vestiges,residues, and fragments as psychological records. Finally, I have emphasized the possibilities of doing research with the use of Information and Communications Technology (ICT) resources, such as digital and video cameras (videography)which qualify and strengthen the contributions made by the socio-historical approach towards qualitative research.2011-10-25T19:51:15Z2011-10-25T19:51:15Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOLON, Susana Inês . Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 56-68, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132>. Acesso em: 25 out. 2011.1516-084Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/1128porMolon, Susana Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-25T19:53:13Zoai:repositorio.furg.br:1/1128Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-25T19:53:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica
Research methodological issues in the socio-historical approach
title Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica
spellingShingle Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica
Molon, Susana Inês
Questões metodológicas
Pesquisa qualitativa
Abordagem sócio-histórica
Método de análise
Methodological issues
Qualitative research
Socio-historical approach
Analysis method
title_short Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica
title_full Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica
title_fullStr Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica
title_full_unstemmed Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica
title_sort Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica
author Molon, Susana Inês
author_facet Molon, Susana Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molon, Susana Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Questões metodológicas
Pesquisa qualitativa
Abordagem sócio-histórica
Método de análise
Methodological issues
Qualitative research
Socio-historical approach
Analysis method
topic Questões metodológicas
Pesquisa qualitativa
Abordagem sócio-histórica
Método de análise
Methodological issues
Qualitative research
Socio-historical approach
Analysis method
description Neste texto analiso a pesquisa na abordagem sócio-histórica e apresento os seus fundamentos teóricometodológicos na apropriação e construção do conhecimento e na constituição do ser pesquisador na relação com os sujeitos pesquisados e com a realidade. Abordo o método como uma questão central do processo de investigação e como elo epistemológico entre o objeto, o problema, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos e as análises e reflexões. Apresento algumas possibilidades de análise, como o método da análise em unidades, em que a unidade de análise é a produção de sentidos, a análise do subtexto, cuja finalidade é a base afetivo-volitiva, e a análise microgenética e o paradigma indiciário, que buscam os vestígios, resíduos e fragmentos como documentos psicológicos. Para fi nalizar, enfatizo as possibilidades de fazer pesquisa utilizando alguns recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC), tais como câmeras digitais e fi lmadoras (videografi a). Esses recursos qualifi cam e potencializam as contribuições da abordagem sócio-histórica para a pesquisa qualitativa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-10-25T19:51:15Z
2011-10-25T19:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOLON, Susana Inês . Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 56-68, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132>. Acesso em: 25 out. 2011.
1516-084X
http://repositorio.furg.br/handle/1/1128
identifier_str_mv MOLON, Susana Inês . Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 56-68, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132>. Acesso em: 25 out. 2011.
1516-084X
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187258703937536