Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1656 |
Resumo: | O presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel Foucault, pensa-se acerca de certo desprestígio das Ciências Humanas ainda na atualidade, anunciando uma fragilidade teórica no campo da docência. Na correnteza dessa fragilidade, aparecem os chamados especialistas respaldados na Ciência para ajudar o docente a pensar sobre seu campo de trabalho, sugerindo novas práticas corretas do ser professor. Problematiza-se algumas posições que nos constituem enquanto sujeitos e alguns discursos relativos à nossa profissão das Ciências Humanas. |
id |
FURG_219f88e28ed1a8c270a4fa927fc4e749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1656 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializadosSubject positions in the education field: from discredits, fragilities and specialized discoursesEducaçãoPosição de sujeitoTrabalho docenteEducationSubject PositionTeachingO presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel Foucault, pensa-se acerca de certo desprestígio das Ciências Humanas ainda na atualidade, anunciando uma fragilidade teórica no campo da docência. Na correnteza dessa fragilidade, aparecem os chamados especialistas respaldados na Ciência para ajudar o docente a pensar sobre seu campo de trabalho, sugerindo novas práticas corretas do ser professor. Problematiza-se algumas posições que nos constituem enquanto sujeitos e alguns discursos relativos à nossa profissão das Ciências Humanas.The present text seeks to bring some of the discourses that circulate through investigations in the field of Education, announcing the positions of a subject in the field of education knowledge. With the discussion of the Trihedral of Knowledge in Michael Foucault, the text argues about some discredit of the Humanities Sciences (even nowadays), announcing a theoretical fragility in the field of teaching. In the flow of this fragility, the so called specialists appear, based on Sciences to help the teachers think about their working field, suggesting new correct practices to being a teacher. We problematize some positions that build ourselves as subjects and some discourses related to our profession inside the Humanities.2011-12-30T01:34:24Z2011-12-30T01:34:24Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHENNING, Paula Corrêa . Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, p. 273-285, 2010. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1171/117117124006.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2011.2236-1170http://repositorio.furg.br/handle/1/1656porHenning, Paula Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-30T01:34:24Zoai:repositorio.furg.br:1/1656Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-30T01:34:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados Subject positions in the education field: from discredits, fragilities and specialized discourses |
title |
Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados |
spellingShingle |
Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados Henning, Paula Corrêa Educação Posição de sujeito Trabalho docente Education Subject Position Teaching |
title_short |
Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados |
title_full |
Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados |
title_fullStr |
Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados |
title_full_unstemmed |
Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados |
title_sort |
Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados |
author |
Henning, Paula Corrêa |
author_facet |
Henning, Paula Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henning, Paula Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Posição de sujeito Trabalho docente Education Subject Position Teaching |
topic |
Educação Posição de sujeito Trabalho docente Education Subject Position Teaching |
description |
O presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel Foucault, pensa-se acerca de certo desprestígio das Ciências Humanas ainda na atualidade, anunciando uma fragilidade teórica no campo da docência. Na correnteza dessa fragilidade, aparecem os chamados especialistas respaldados na Ciência para ajudar o docente a pensar sobre seu campo de trabalho, sugerindo novas práticas corretas do ser professor. Problematiza-se algumas posições que nos constituem enquanto sujeitos e alguns discursos relativos à nossa profissão das Ciências Humanas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2011-12-30T01:34:24Z 2011-12-30T01:34:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HENNING, Paula Corrêa . Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, p. 273-285, 2010. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1171/117117124006.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2011. 2236-1170 http://repositorio.furg.br/handle/1/1656 |
identifier_str_mv |
HENNING, Paula Corrêa . Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, p. 273-285, 2010. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1171/117117124006.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2011. 2236-1170 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187272623783936 |