Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henning, Paula Corrêa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1656
Resumo: O presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel Foucault, pensa-se acerca de certo desprestígio das Ciências Humanas ainda na atualidade, anunciando uma fragilidade teórica no campo da docência. Na correnteza dessa fragilidade, aparecem os chamados especialistas respaldados na Ciência para ajudar o docente a pensar sobre seu campo de trabalho, sugerindo novas práticas corretas do ser professor. Problematiza-se algumas posições que nos constituem enquanto sujeitos e alguns discursos relativos à nossa profissão das Ciências Humanas.
id FURG_219f88e28ed1a8c270a4fa927fc4e749
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1656
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializadosSubject positions in the education field: from discredits, fragilities and specialized discoursesEducaçãoPosição de sujeitoTrabalho docenteEducationSubject PositionTeachingO presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel Foucault, pensa-se acerca de certo desprestígio das Ciências Humanas ainda na atualidade, anunciando uma fragilidade teórica no campo da docência. Na correnteza dessa fragilidade, aparecem os chamados especialistas respaldados na Ciência para ajudar o docente a pensar sobre seu campo de trabalho, sugerindo novas práticas corretas do ser professor. Problematiza-se algumas posições que nos constituem enquanto sujeitos e alguns discursos relativos à nossa profissão das Ciências Humanas.The present text seeks to bring some of the discourses that circulate through investigations in the field of Education, announcing the positions of a subject in the field of education knowledge. With the discussion of the Trihedral of Knowledge in Michael Foucault, the text argues about some discredit of the Humanities Sciences (even nowadays), announcing a theoretical fragility in the field of teaching. In the flow of this fragility, the so called specialists appear, based on Sciences to help the teachers think about their working field, suggesting new correct practices to being a teacher. We problematize some positions that build ourselves as subjects and some discourses related to our profession inside the Humanities.2011-12-30T01:34:24Z2011-12-30T01:34:24Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHENNING, Paula Corrêa . Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, p. 273-285, 2010. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1171/117117124006.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2011.2236-1170http://repositorio.furg.br/handle/1/1656porHenning, Paula Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-30T01:34:24Zoai:repositorio.furg.br:1/1656Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-30T01:34:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados
Subject positions in the education field: from discredits, fragilities and specialized discourses
title Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados
spellingShingle Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados
Henning, Paula Corrêa
Educação
Posição de sujeito
Trabalho docente
Education
Subject Position
Teaching
title_short Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados
title_full Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados
title_fullStr Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados
title_full_unstemmed Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados
title_sort Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados
author Henning, Paula Corrêa
author_facet Henning, Paula Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henning, Paula Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Posição de sujeito
Trabalho docente
Education
Subject Position
Teaching
topic Educação
Posição de sujeito
Trabalho docente
Education
Subject Position
Teaching
description O presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel Foucault, pensa-se acerca de certo desprestígio das Ciências Humanas ainda na atualidade, anunciando uma fragilidade teórica no campo da docência. Na correnteza dessa fragilidade, aparecem os chamados especialistas respaldados na Ciência para ajudar o docente a pensar sobre seu campo de trabalho, sugerindo novas práticas corretas do ser professor. Problematiza-se algumas posições que nos constituem enquanto sujeitos e alguns discursos relativos à nossa profissão das Ciências Humanas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-12-30T01:34:24Z
2011-12-30T01:34:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HENNING, Paula Corrêa . Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, p. 273-285, 2010. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1171/117117124006.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2011.
2236-1170
http://repositorio.furg.br/handle/1/1656
identifier_str_mv HENNING, Paula Corrêa . Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, p. 273-285, 2010. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1171/117117124006.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2011.
2236-1170
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187272623783936