Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4769 |
Resumo: | Vive-se na atualidade numa sociedade reconhecida como a Sociedade da Informação, em um mundo em que as tecnologias digitais e móveis passam cada vez mais a fazer parte do cotidiano das pessoas. Diante desse novo cenário, com a finalidade de promover uma educação mais coerente e contextualizada com essa realidade, o presente artigo procura apresentar uma breve revisão sobre o paradigma computacional atual, a aprendizagem móvel e as redes sociais, apresentando a proposta de uma estratégia didático-pedagógica, denominada como COLMEIAS (Estratégia DidáticoPedagógica que Interliga as Aprendizagens Móvel, Colaborativa e Significativa), a qual tem por finalidade facilitar a aprendizagem significativa através da colaboração nas redes sociais num contexto de mobilidade. |
id |
FURG_22be5f065be928494e8b89929e2f8cb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/4769 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativaAprendizagemAprendizagem móvelAprendizagem significativaColaboraçãoLearningMobile learningMeaningful learningCollaborationVive-se na atualidade numa sociedade reconhecida como a Sociedade da Informação, em um mundo em que as tecnologias digitais e móveis passam cada vez mais a fazer parte do cotidiano das pessoas. Diante desse novo cenário, com a finalidade de promover uma educação mais coerente e contextualizada com essa realidade, o presente artigo procura apresentar uma breve revisão sobre o paradigma computacional atual, a aprendizagem móvel e as redes sociais, apresentando a proposta de uma estratégia didático-pedagógica, denominada como COLMEIAS (Estratégia DidáticoPedagógica que Interliga as Aprendizagens Móvel, Colaborativa e Significativa), a qual tem por finalidade facilitar a aprendizagem significativa através da colaboração nas redes sociais num contexto de mobilidade.We live today in a society known as the Information Society, in a world where digital and mobile technologies make increasingly part of everyday life. In this new context, in order to promote a more coherent education with this reality, this article presents a brief review of the current computing paradigm, mobile learning and social networking, presenting an proposed strategy didactic-pedagogic called COLMEIAS, which aims to facilitate meaningful learning through collaboration in social networks in the context of mobility.2015-03-04T17:04:05Z2015-03-04T17:04:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfIAHNKE, Silvana Letícia Pires. BOTELHO, Silvia Silva da Costa. FERREIRA, André Luis Andrejew. Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/viewFile/53507/33023>. Acesso em: 19 fev. 2015.1679-1916http://repositorio.furg.br/handle/1/4769porIahnke, Silvana Letícia PiresBotelho, Silvia Silva da CostaFerreira, André Luis Andrejewinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-05T23:38:04Zoai:repositorio.furg.br:1/4769Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-05T23:38:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa |
title |
Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa |
spellingShingle |
Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa Iahnke, Silvana Letícia Pires Aprendizagem Aprendizagem móvel Aprendizagem significativa Colaboração Learning Mobile learning Meaningful learning Collaboration |
title_short |
Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa |
title_full |
Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa |
title_fullStr |
Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa |
title_full_unstemmed |
Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa |
title_sort |
Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa |
author |
Iahnke, Silvana Letícia Pires |
author_facet |
Iahnke, Silvana Letícia Pires Botelho, Silvia Silva da Costa Ferreira, André Luis Andrejew |
author_role |
author |
author2 |
Botelho, Silvia Silva da Costa Ferreira, André Luis Andrejew |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iahnke, Silvana Letícia Pires Botelho, Silvia Silva da Costa Ferreira, André Luis Andrejew |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Aprendizagem móvel Aprendizagem significativa Colaboração Learning Mobile learning Meaningful learning Collaboration |
topic |
Aprendizagem Aprendizagem móvel Aprendizagem significativa Colaboração Learning Mobile learning Meaningful learning Collaboration |
description |
Vive-se na atualidade numa sociedade reconhecida como a Sociedade da Informação, em um mundo em que as tecnologias digitais e móveis passam cada vez mais a fazer parte do cotidiano das pessoas. Diante desse novo cenário, com a finalidade de promover uma educação mais coerente e contextualizada com essa realidade, o presente artigo procura apresentar uma breve revisão sobre o paradigma computacional atual, a aprendizagem móvel e as redes sociais, apresentando a proposta de uma estratégia didático-pedagógica, denominada como COLMEIAS (Estratégia DidáticoPedagógica que Interliga as Aprendizagens Móvel, Colaborativa e Significativa), a qual tem por finalidade facilitar a aprendizagem significativa através da colaboração nas redes sociais num contexto de mobilidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-03-04T17:04:05Z 2015-03-04T17:04:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
IAHNKE, Silvana Letícia Pires. BOTELHO, Silvia Silva da Costa. FERREIRA, André Luis Andrejew. Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/viewFile/53507/33023>. Acesso em: 19 fev. 2015. 1679-1916 http://repositorio.furg.br/handle/1/4769 |
identifier_str_mv |
IAHNKE, Silvana Letícia Pires. BOTELHO, Silvia Silva da Costa. FERREIRA, André Luis Andrejew. Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/viewFile/53507/33023>. Acesso em: 19 fev. 2015. 1679-1916 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187238564986880 |