Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iahnke, Silvana Letícia Pires
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Botelho, Silvia Silva da Costa, Ferreira, André Luis Andrejew
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4769
Resumo: Vive-se na atualidade numa sociedade reconhecida como a Sociedade da Informação, em um mundo em que as tecnologias digitais e móveis passam cada vez mais a fazer parte do cotidiano das pessoas. Diante desse novo cenário, com a finalidade de promover uma educação mais coerente e contextualizada com essa realidade, o presente artigo procura apresentar uma breve revisão sobre o paradigma computacional atual, a aprendizagem móvel e as redes sociais, apresentando a proposta de uma estratégia didático-pedagógica, denominada como COLMEIAS (Estratégia DidáticoPedagógica que Interliga as Aprendizagens Móvel, Colaborativa e Significativa), a qual tem por finalidade facilitar a aprendizagem significativa através da colaboração nas redes sociais num contexto de mobilidade.
id FURG_22be5f065be928494e8b89929e2f8cb8
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4769
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativaAprendizagemAprendizagem móvelAprendizagem significativaColaboraçãoLearningMobile learningMeaningful learningCollaborationVive-se na atualidade numa sociedade reconhecida como a Sociedade da Informação, em um mundo em que as tecnologias digitais e móveis passam cada vez mais a fazer parte do cotidiano das pessoas. Diante desse novo cenário, com a finalidade de promover uma educação mais coerente e contextualizada com essa realidade, o presente artigo procura apresentar uma breve revisão sobre o paradigma computacional atual, a aprendizagem móvel e as redes sociais, apresentando a proposta de uma estratégia didático-pedagógica, denominada como COLMEIAS (Estratégia DidáticoPedagógica que Interliga as Aprendizagens Móvel, Colaborativa e Significativa), a qual tem por finalidade facilitar a aprendizagem significativa através da colaboração nas redes sociais num contexto de mobilidade.We live today in a society known as the Information Society, in a world where digital and mobile technologies make increasingly part of everyday life. In this new context, in order to promote a more coherent education with this reality, this article presents a brief review of the current computing paradigm, mobile learning and social networking, presenting an proposed strategy didactic-pedagogic called COLMEIAS, which aims to facilitate meaningful learning through collaboration in social networks in the context of mobility.2015-03-04T17:04:05Z2015-03-04T17:04:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfIAHNKE, Silvana Letícia Pires. BOTELHO, Silvia Silva da Costa. FERREIRA, André Luis Andrejew. Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/viewFile/53507/33023>. Acesso em: 19 fev. 2015.1679-1916http://repositorio.furg.br/handle/1/4769porIahnke, Silvana Letícia PiresBotelho, Silvia Silva da CostaFerreira, André Luis Andrejewinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-05T23:38:04Zoai:repositorio.furg.br:1/4769Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-05T23:38:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa
title Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa
spellingShingle Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa
Iahnke, Silvana Letícia Pires
Aprendizagem
Aprendizagem móvel
Aprendizagem significativa
Colaboração
Learning
Mobile learning
Meaningful learning
Collaboration
title_short Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa
title_full Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa
title_fullStr Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa
title_full_unstemmed Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa
title_sort Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa
author Iahnke, Silvana Letícia Pires
author_facet Iahnke, Silvana Letícia Pires
Botelho, Silvia Silva da Costa
Ferreira, André Luis Andrejew
author_role author
author2 Botelho, Silvia Silva da Costa
Ferreira, André Luis Andrejew
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iahnke, Silvana Letícia Pires
Botelho, Silvia Silva da Costa
Ferreira, André Luis Andrejew
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Aprendizagem móvel
Aprendizagem significativa
Colaboração
Learning
Mobile learning
Meaningful learning
Collaboration
topic Aprendizagem
Aprendizagem móvel
Aprendizagem significativa
Colaboração
Learning
Mobile learning
Meaningful learning
Collaboration
description Vive-se na atualidade numa sociedade reconhecida como a Sociedade da Informação, em um mundo em que as tecnologias digitais e móveis passam cada vez mais a fazer parte do cotidiano das pessoas. Diante desse novo cenário, com a finalidade de promover uma educação mais coerente e contextualizada com essa realidade, o presente artigo procura apresentar uma breve revisão sobre o paradigma computacional atual, a aprendizagem móvel e as redes sociais, apresentando a proposta de uma estratégia didático-pedagógica, denominada como COLMEIAS (Estratégia DidáticoPedagógica que Interliga as Aprendizagens Móvel, Colaborativa e Significativa), a qual tem por finalidade facilitar a aprendizagem significativa através da colaboração nas redes sociais num contexto de mobilidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-04T17:04:05Z
2015-03-04T17:04:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IAHNKE, Silvana Letícia Pires. BOTELHO, Silvia Silva da Costa. FERREIRA, André Luis Andrejew. Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/viewFile/53507/33023>. Acesso em: 19 fev. 2015.
1679-1916
http://repositorio.furg.br/handle/1/4769
identifier_str_mv IAHNKE, Silvana Letícia Pires. BOTELHO, Silvia Silva da Costa. FERREIRA, André Luis Andrejew. Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica que interliga as aprendizagens móvel, colaborativa e significativa. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/viewFile/53507/33023>. Acesso em: 19 fev. 2015.
1679-1916
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187238564986880