Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ganzer, Paula Patricia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Quintana, Cristiane Gularte, Barcellos, Paulo Fernando Pinto, Olea, Pelayo Munhoz, Dorion, Eric Charles Henri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5613
Resumo: A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação.
id FURG_240643f161c1f2e156c84caef67c1d31
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5613
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do SulStrategies for innovation: a study of the rbs tv Caxias do SulEstratégiaInovaçãoTelecomunicaçãoRbs tv Caxias do SulStrategyInnovationTelecommunicationRbs tv Caxias do SulA estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação.The strategy sets the direction of the company, giving people an understanding of what the organization does, promoting coordination of the activities, avoiding diverse directions. Innovation is the result of strategic actions practiced in organizations that use instruments to achieve market competitiveness. Thus, it is important to acknowledge the strategic management practiced in organizations in general. In this research, the object of study was a telecommunication sector organization from Serra Gaúcha, based in Caxias do Sul. The objective of this research was to identify what are the strategic actions implemented by the organization for innovation. The methodology has a qualitative approach, as it doesn’t display numeric data and it is descriptive as it outlines which actions are related to the strategic management of the company. The approach was a case study. Survey data was obtained through interviews with the Director and Commercial Manager of Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), and with the Commercial Manager of The Pioneiro Newspaper. As research results on innovation, the result was that the organization innovates in the four dimensions of Oslo’s Manual (2005). The organization develops strategic actions in its management process with similarities in the practices according to strategic map for innovation management of Kaplan and Norton (2004). Innovation is constant in the organization and strategies are tools in the search for innovation.2015-12-15T00:10:10Z2015-12-15T00:10:10Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGANZER, Paula Patricia et al. Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul. Race - revista de administração, contabilidade e economia, v. 12, n. 1, p. 99-138, 2013. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/2322/pdf>. Acesso em: 14 dez. 2015.2179-4936http://repositorio.furg.br/handle/1/5613porGanzer, Paula PatriciaQuintana, Cristiane GularteBarcellos, Paulo Fernando PintoOlea, Pelayo MunhozDorion, Eric Charles Henriinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-01-06T17:34:04Zoai:repositorio.furg.br:1/5613Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-01-06T17:34:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul
Strategies for innovation: a study of the rbs tv Caxias do Sul
title Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul
spellingShingle Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul
Ganzer, Paula Patricia
Estratégia
Inovação
Telecomunicação
Rbs tv Caxias do Sul
Strategy
Innovation
Telecommunication
Rbs tv Caxias do Sul
title_short Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul
title_full Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul
title_fullStr Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul
title_full_unstemmed Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul
title_sort Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul
author Ganzer, Paula Patricia
author_facet Ganzer, Paula Patricia
Quintana, Cristiane Gularte
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Olea, Pelayo Munhoz
Dorion, Eric Charles Henri
author_role author
author2 Quintana, Cristiane Gularte
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Olea, Pelayo Munhoz
Dorion, Eric Charles Henri
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ganzer, Paula Patricia
Quintana, Cristiane Gularte
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Olea, Pelayo Munhoz
Dorion, Eric Charles Henri
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Inovação
Telecomunicação
Rbs tv Caxias do Sul
Strategy
Innovation
Telecommunication
Rbs tv Caxias do Sul
topic Estratégia
Inovação
Telecomunicação
Rbs tv Caxias do Sul
Strategy
Innovation
Telecommunication
Rbs tv Caxias do Sul
description A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-12-15T00:10:10Z
2015-12-15T00:10:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GANZER, Paula Patricia et al. Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul. Race - revista de administração, contabilidade e economia, v. 12, n. 1, p. 99-138, 2013. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/2322/pdf>. Acesso em: 14 dez. 2015.
2179-4936
http://repositorio.furg.br/handle/1/5613
identifier_str_mv GANZER, Paula Patricia et al. Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul. Race - revista de administração, contabilidade e economia, v. 12, n. 1, p. 99-138, 2013. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/2322/pdf>. Acesso em: 14 dez. 2015.
2179-4936
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187237999804416