O estudo do impacto da circulação de veículos em praias arenosas através de parâmetros físicos: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/2928 |
Resumo: | O impacto de veículos na praia foi investigado através de uma pesquisa efetuada ao longo de um setor da ilha barreira localizada na costa sul-rio-grandense. Nesta área, fatores culturais, geomorfológicos e políticos vêm provocando um impacto sem precedentes no ambiente. A faixa de praia está sendo severamente modificada por um tráfego intenso de veículos, num processo de degradação que já compromete o habitat de espécies importantes à sobrevivência do ecossistema. O estudo procurou determinar parâmetros físicos normalmente relacionados à compactação de areias, como a resistência à penetração e condutividade hidráulica, em pontos situados nas áreas onde o impacto é mais intenso e pontos de controle, sobre áreas sem tráfego. Deste modo, foi possível evidenciar alterações físicas em várias zonas da praia com repercussão sobre a vegetação pioneira, formação de dunas e sobrevivência das espécies. |
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O estudo do impacto da circulação de veículos em praias arenosas através de parâmetros físicos: um estudo de casoVeículos motorizadosPraias arenosasImpacto ambientalMotorized vehiclesSandy beachesEnvironmental impactO impacto de veículos na praia foi investigado através de uma pesquisa efetuada ao longo de um setor da ilha barreira localizada na costa sul-rio-grandense. Nesta área, fatores culturais, geomorfológicos e políticos vêm provocando um impacto sem precedentes no ambiente. A faixa de praia está sendo severamente modificada por um tráfego intenso de veículos, num processo de degradação que já compromete o habitat de espécies importantes à sobrevivência do ecossistema. O estudo procurou determinar parâmetros físicos normalmente relacionados à compactação de areias, como a resistência à penetração e condutividade hidráulica, em pontos situados nas áreas onde o impacto é mais intenso e pontos de controle, sobre áreas sem tráfego. Deste modo, foi possível evidenciar alterações físicas em várias zonas da praia com repercussão sobre a vegetação pioneira, formação de dunas e sobrevivência das espécies.Impact of vehicles on the beach was investigated via survey conducted along a sector of a barrier island located on the southern coast of Rio Grande do Sul state, Brazil. At that site, cultural, geomorphological and political factors have been causing an unprecedented impact on the environment. The beach has been severely modified by intense traffic of vehicles, which has been degrading the habitat of important species responsible for the ecosystem survival. The study focused on determining the physical parameters related to sand compacting as penetration resistance and hydraulic conductivity at two specific areas; one under intense impact and another on a more preserved region. It was possible to evidence physical changes at several zones of the beach with influence on pioneer vegetation, dune formation and species survival.2012-12-04T17:11:07Z2012-12-04T17:11:07Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIEIRA, Heitor; CALLIARI, Lauro; OLIVEIRA, Guilherme de. O estudo do impacto da circulação de veículos em praias arenosas através de parâmetros físicos: um estudo de caso. Engevista, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 54-63, 2004. Disponível em: <http://www.uff.br/engevista/3_6Engevista4.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2012.1415-7314http://repositorio.furg.br/handle/1/2928porVieira, HeitorCalliari, Lauro JúlioOliveira, Guilherme deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-11T17:56:50Zoai:repositorio.furg.br:1/2928Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-11T17:56:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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