Sentidos atribuídos à “cura gay” por estudantes da graduação em direito: ressonâncias do ensino jurídico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Túlio Vinícius Andrade
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10764
Resumo: Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 519-544, 2021.
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spelling Sentidos atribuídos à “cura gay” por estudantes da graduação em direito: ressonâncias do ensino jurídicoSignificados atribuidos a la “cura gay” por estudiantes de derecho: resonancias de la enseñanza jurídicaMeanings attributed to "gay cure" by law graduation students: resonances from legal educationProdução de sentidos"Cura gay"Ensino jurídicoProducción de significadosEducación jurídicaProduction of meanings“Gay cure"Legal educationRevista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 519-544, 2021.A partir de digressões sobre o modelo do ensino jurídico vigente no Brasil e, ainda, considerando os debates midiáticos, legislativos e o acionamento da esfera jurídica para tutelar encadeamentos da chamada “cura gay”, nosso objetivo foi problematizar a formação universitária em Direito, no que diz respeito às questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero, verificando o grau de conhecimento de estudantes em relação ao projeto de lei 4931/2016, popularmente conhecido como “cura gay”, e como se posicionam em relação a ele. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, através da aplicação de 200 questionários. Os resultados foram analisados através de uma perspectiva quanti-qualitativa, com foco na observação das categorias argumentativas emergentes. Entre os cinco eixos de concordância, doze categorias foram identificadas e analisadas. Consideramos, com isso, que é necessário, urgentemente, repensar a educação jurídica e seus compromissos com as questões sociais.Basado en digresiones sobre el modelo de la enseñanza jurídica vigente en Brasil y considerando los debates de los medios de comunicación, legislativos y la actuación de la esfera legal para proteger los encadenamientos de la llamada "cura gay", nuestro objetivo es problematizar la educación universitaria en Derecho, con respecto a cuestiones relacionadas con la diversidad sexual y de género, verificando el grado de conocimiento de los estudiantes en relación al proyecto de ley 4931/2016, conocido como "cura gay", y cómo se posicionan en relación a él. Realizamos una investigación de campo, con la aplicación de 200 cuestionarios. Los resultados se analizaron a través de una perspectiva cuantitativa y cualitativa, centrándose en la observación de las categorías argumentativas emergentes. Entre las cinco divisiones de concordancia, doce categorias fueron identificadas y analizadas. Creemos que existe una necesidad urgente de repensar la educación jurídica y sus compromisos con los problemas sociales.Based on the current model of legal education in Brazil, and yet considering media and legislative debates, and the activation of the legal sphere to guard threads of the socalled "gay cure", our objective is to problematize university education in Law, regard to issues related on sexual and gender diversity, checking students’ degree of knowledge about Bill 4931/2016, popularly known as "gay cure", and how it is positioned in relation to it. For this, we carried out a field research, with the application of 200 questionnaires. The results were analyzed through a quantitative and qualitative perspective, focusing on the observation of emerging argumentative categories. Among the five axes of agreement, twelve categories were identified and analyzed. Thus, we believe that there is an urgent need to rethink legal education and its commitments to social issues.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-24T22:43:37Z2023-03-24T22:43:37Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, T. V. A.; AMAZONAS, M. C. L. A. Sentidos atribuídos à “cura gay” por estudantes da graduação em direito: ressonâncias do ensino jurídico. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 519–544, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13527. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13527. Acesso em: 16 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1076410.14295/de.v9i2.13527porSouza, Túlio Vinícius AndradeAmazonas, Maria Cristina Lopes de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T22:43:38Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10764Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T22:43:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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