Subjetivações femininas: entre concordâncias e possibilidades de resistência nos filmes de animação da Barbie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacarin, Telma Iara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xavier Filha, Constantina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10792
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.350-379, Jan./Jun. 2021.
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spelling Subjetivações femininas: entre concordâncias e possibilidades de resistência nos filmes de animação da BarbieSubjetivaciones femeninas: entre conformidades y posibilidades de la resistencia en las películas de animación de BarbieFeminine subjectivations: between concordance and possibilities of resistance in Barbie animation filmsFilmes da BarbieGêneroSubjetivaçãoResistênciaPelículas de BarbieGéneroSubjetivaciónResistenciaBarbie FilmsGenderSubjectivationResistanceRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.350-379, Jan./Jun. 2021.A pesquisa teve como fontes filmes de animação da Barbie produzidos de 2001 até 2012. O objetivo foi identificar as possibilidades de vivências de feminilidades, bem como as de resistências a modelos únicos. As questões que nortearam o estudo foram: quais as feminilidades que são veiculadas/produzidas nos filmes de animação da Barbie? De que forma essas feminilidades são legitimadas enquanto modelos para a vivência das feminilidades? Existe um modelo único nos filmes ou há a possibilidade de variadas formas de vivências de feminilidade e de ser menina/mulher? A pesquisa foi fundamentada teoricamente nos Estudos Culturais, nos Estudos de Gênero e em pressupostos foucaultianos, utilizando os conceitos de gênero, feminilidades, pedagogias culturais, identidade e diferença, identidade de gênero, subjetivação, poder e resistência. As discussões produzidas na investigação destacam a predominância de normatizações de gênero nos filmes e de algumas mudanças que percebemos como resistências de gênero.La búsqueda tuvo como fuentes las películas de animación de Barbie hechas de 2001 hasta 2012. El objetivo fue identificar las conformidades de las experiencias de las feminidades, bien como, de las resistencias a los modelos únicos. Las cuestiones que nortearan el estudio fueron: ¿Cuáles las feminidades que son vehiculadas/producidas en las películas de animación de Barbie? ¿De qué forma esas feminidades son legitimadas mientras modelos para la experiencia de las feminidades? ¿Hay un modelo único en las películas o hay la posibilidad de variables formas de experiencia de feminidad y de ser niña/mujer? La búsqueda fue apoyada teóricamente en los Estudios Culturales, Estudios de Género y en presupuestos foucaultianos usando los conceptos de género, feminidades, pedagogías culturales, identidad y diferencia, identidad de género, subjetivación, poder y resistencia. Las discusiones producidas en la investigación destacan la predominancia de normalizaciones de género en las películas y de algunas que percibimos como resistencias de género.The research was based on Barbie animation films produced from 2001 to 2012. The objective was to identify possibilities of femininities experiences, as well as those of resistance to unique models. The questions that guided the study were: which femininities are conveyed/produced in Barbie animated films? In which way are those femininities legitimized as models for the experience of femininities? Is there a unique model in the films or is there the possibility of different ways of experiencing femininity and being a girl/woman? The research was theoretically based on Cultural Studies, Gender Studies and Foucauldian assumptions, using the concepts of gender, femininities, cultural pedagogies, identity and difference, gender identity, subjectivation , power and resistance. The discussions produced in the investigation highlight the predominance of gender norms in films and some changes that we perceive as gender resistances.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-30T21:03:54Z2023-03-30T21:03:54Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBACARIN, T. I.; FILHA, C. X. Subjetivações femininas: entre concordâncias e possibilidades de resistência nos filmes de animação da Barbie. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 350–379, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13002. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13002. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1079210.14295/de.v9i1.13002porBacarin, Telma IaraXavier Filha, Constantinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-08-21T12:26:06Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10792Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-08-21T12:26:06Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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