Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3260 |
Resumo: | Entre 2010 e 2012, vivenciamos mais uma campanha do PNLD, ensino fundamental e médio, ou seja, período em que os professores de todo o Brasil escolhem os títulos dos livros didáticos que serão recebidos por sua escola e por consequência utilizados nas salas de aula. Ao analisarmos o principal documento que delineia o processo de escolha dos livros didáticos por parte dos professores observamos certo direcionamento para alguns títulos melhor qualificados dentro das análises apresentadas pelo guia, conforme discorremos no presente trabalho. Sendo assim, antes de ser um fundamental recurso didático, o livro didático de História é um produto comercial, inserido em políticas públicas de educação nacional e por isso precisa ser estudado como tal, o que nos propomos a realizar no presente texto. |
id |
FURG_2a8542f75ec099b828258080d20320b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3260 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLDLivros didáticosEnsino de HistóriaPNLDTeaching historyTextbooksEntre 2010 e 2012, vivenciamos mais uma campanha do PNLD, ensino fundamental e médio, ou seja, período em que os professores de todo o Brasil escolhem os títulos dos livros didáticos que serão recebidos por sua escola e por consequência utilizados nas salas de aula. Ao analisarmos o principal documento que delineia o processo de escolha dos livros didáticos por parte dos professores observamos certo direcionamento para alguns títulos melhor qualificados dentro das análises apresentadas pelo guia, conforme discorremos no presente trabalho. Sendo assim, antes de ser um fundamental recurso didático, o livro didático de História é um produto comercial, inserido em políticas públicas de educação nacional e por isso precisa ser estudado como tal, o que nos propomos a realizar no presente texto.Between 2010 and 2012, the campaign live PNLD, elementary and secondary education, ie, a period in which teachers from all over Brazil come on the platform of the MEC to choose the titles of the textbooks that will be received by your school and therefore used in classrooms. By analyzing the main document that outlines the process for selecting textbooks for teachers noticed right direction for some better qualified securities within the analyzes presented by the guide, as we discus. Thus, before a key teaching resource, the history textbook is a commercial product, inserted in national education policies and therefore must be studied as such, we propose to make in this text.2013-04-19T18:31:00Z2013-04-19T18:31:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, Júlia Silveira. Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD. Historiae, Rio Grande, v.3, n.3, p. 165-184, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/hist/article/view/3268/1945>. Acesso em: 31 mar. 2013.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/3260porMatos, Júlia Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-04-19T18:31:00Zoai:repositorio.furg.br:1/3260Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-04-19T18:31Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD |
title |
Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD |
spellingShingle |
Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD Matos, Júlia Silveira Livros didáticos Ensino de História PNLD Teaching history Textbooks |
title_short |
Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD |
title_full |
Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD |
title_fullStr |
Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD |
title_full_unstemmed |
Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD |
title_sort |
Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD |
author |
Matos, Júlia Silveira |
author_facet |
Matos, Júlia Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Júlia Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Ensino de História PNLD Teaching history Textbooks |
topic |
Livros didáticos Ensino de História PNLD Teaching history Textbooks |
description |
Entre 2010 e 2012, vivenciamos mais uma campanha do PNLD, ensino fundamental e médio, ou seja, período em que os professores de todo o Brasil escolhem os títulos dos livros didáticos que serão recebidos por sua escola e por consequência utilizados nas salas de aula. Ao analisarmos o principal documento que delineia o processo de escolha dos livros didáticos por parte dos professores observamos certo direcionamento para alguns títulos melhor qualificados dentro das análises apresentadas pelo guia, conforme discorremos no presente trabalho. Sendo assim, antes de ser um fundamental recurso didático, o livro didático de História é um produto comercial, inserido em políticas públicas de educação nacional e por isso precisa ser estudado como tal, o que nos propomos a realizar no presente texto. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-04-19T18:31:00Z 2013-04-19T18:31:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, Júlia Silveira. Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD. Historiae, Rio Grande, v.3, n.3, p. 165-184, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/hist/article/view/3268/1945>. Acesso em: 31 mar. 2013. 1519-8502 http://repositorio.furg.br/handle/1/3260 |
identifier_str_mv |
MATOS, Júlia Silveira. Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD. Historiae, Rio Grande, v.3, n.3, p. 165-184, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/hist/article/view/3268/1945>. Acesso em: 31 mar. 2013. 1519-8502 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384360300576768 |