Ressignificando o espaço escolar: uma proposta de educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3888 |
Resumo: | A Educação Ambiental ainda não está presente efetivamente nos espaços escolares e os projetos que surgem na maioria das vezes são pontuais e descontínuos. Este trabalho traz uma proposta de ação em Educação Ambiental na Escola de Ensino Fundamental Thiago Würth, localizada no Município de Canoas/RS, a partir da turma do 1º Ano “D”, no período de junho de 2011 se estendendo ao ano de 2012, como uma tentativa de internalizar a formação da criticidade e a transformação da comunidade escolar e entorno em relação aos problemas ambientais, através da construção, conjunta e visível, de um espaço verde na escola. A intenção da prática pedagógica foi de ir além dos portões da escola, ou seja, envolveu também, a participação dos pais e comunidade, a fim de potencializar espaços para que a aprendizagem ocorresse através da reflexão-açãoreflexão. |
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Ressignificando o espaço escolar: uma proposta de educação ambientalEducação AmbientalEscolaPertencimentoCidadaniaEnvironmental educationSchoolBelongingCitizenshipA Educação Ambiental ainda não está presente efetivamente nos espaços escolares e os projetos que surgem na maioria das vezes são pontuais e descontínuos. Este trabalho traz uma proposta de ação em Educação Ambiental na Escola de Ensino Fundamental Thiago Würth, localizada no Município de Canoas/RS, a partir da turma do 1º Ano “D”, no período de junho de 2011 se estendendo ao ano de 2012, como uma tentativa de internalizar a formação da criticidade e a transformação da comunidade escolar e entorno em relação aos problemas ambientais, através da construção, conjunta e visível, de um espaço verde na escola. A intenção da prática pedagógica foi de ir além dos portões da escola, ou seja, envolveu também, a participação dos pais e comunidade, a fim de potencializar espaços para que a aprendizagem ocorresse através da reflexão-açãoreflexão.The environmental education isn’t yet effectively present at spaces of school and projects that appear are mostly punctual and discontinued.This work brings a proposal of action to environmental education at Escola de Ensino Fundamental Thiago Würth located in Canoas /RS, with group of students 1º D, it ran since June/2011 till the year of 2012, as an attempt to internalize critique formation and the transformation of school community as well as its surroundings regarding environmental problems, thru the visible and joint construction of a Green space in the school. The Idea of pedagogical practice was to go beyond the gates of the school, in other words, involve parents and community participation, in order to leverage learning spaces through reflection-action-reflection.2013-09-25T20:25:23Z2013-09-25T20:25:23Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGROHE, Sandra Lilian Silveira; CORRÊA, Luciara Bilhalva. Ressignificando o espaço escolar: uma proposta de educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 28, p. 404-418, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3167/1842>. Acesso em: 24 set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3888porGrohe, Sandra Lilian SilveiraCorrêa, Luciara Bilhalvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-25T20:25:23Zoai:repositorio.furg.br:1/3888Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-25T20:25:23Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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