O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Crigor Borges
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11229
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso
id FURG_2e492373b3a314b24029baa685ef2d23
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11229
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissãoBibliotecárioMarketing profissionalMídias sociaisPromoção da profissãoBibliotecarioMarketing profesionalRedes socialesPromoción de la profesiónTrabalho de Conclusão de CursoCom o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as formas de comunicar e informar sofreram alterações, o que refletiu na profissão bibliotecária. Nos últimos anos, as mídias sociais vêm marcando presença constante em nosso cotidiano. Levando em consideração a relevância das mídias sociais na atualidade e a importância da adaptação do profissional bibliotecário em diferentes cenários, o presente estudo aborda temas como: a presença do bibliotecário nas mídias e redes sociais, marketing e suas ramificações, reflexões quanto a relação entre marketing, internet e biblioteconomia, bem como análises de mídias sociais geridas por bibliotecários e que, de alguma maneira, acabam por informar a respeito da profissão bibliotecária. Para a seleção da amostra realizou-se adaptações no método Bola de Neve (Snowball), considerou-se os perfis nas mídias sociais como participantes da pesquisa e, as indicações de perfis semelhantes, realizaram-se automaticamente pelos mecanismos de sugestões presentes nas plataformas digitais. A amostra definida conta com 10 bibliotecários/bacharéis em biblioteconomia e, para coleta de dados, foram analisadas publicações realizadas no período de seis meses, utilizando como base da Análise de Conteúdo proposta por Bardin e, o apoio de uma ficha de análise elaborada para esta pesquisa. Por fim, constatou-se que os profissionais realizam a promoção da profissão de forma não intencional, visto que, os profissionais aparentam estar versando apenas para seus colegas de profissão, contudo suas publicações podem estar sendo acompanhadas por públicos diferentes.Con la aparición de las tecnologías de Información y Comunicación (TCIs), las formas de comunicar e informar cambiaran, lo que tuvo reflejo en la profesión de bibliotecario. En los últimos años, las redes sociales están marcando presencia en nuestro cotidiano. Teniendo en cuenta la relevancia de las redes sociales en la actualidad y la importancia de la adaptación de la profesión bibliotecario en distintos escenarios, el presente estudio tiene temas como: la presencia del bibliotecario en las redes sociales, marketing y sus ramas, reflexión de las relaciones entre marketing, internet y biblioteconomía, también el análisis de las redes sociales administradas por bibliotecarios y, de alguna forma, terminan por informar al respecto de la profesión bibliotecario. Para selección de las muestras tuvo adaptaciones del método Bola de nieve (Snowball), fueron considerados los perfiles en redes sociales como participantes en este trabajo y, las indicaciones de perfiles similares fueran usados automáticamente los mecanismos de sugerencia, presentes en las plataformas digitales. Las muestras definidas tienen 10 perfiles de bibliotecarios, para la recopilación de datos, fueran analizadas publicaciones realizadas en el periodo de seis meses, utilizando del análisis de contenido propuesto por Bardin. Por fin, fue encontrado que los profesionales tienen promoción profesional de manera no intencional, pues, los profesionales parecen estar hablando apenas para sus compañeros de profesión, contudo, sus publicaciones se pueden acompañar por públicos distintos.Gonçalves, Renata BrazGaspar, Crigor Borges2023-08-16T16:29:47Z2023-08-16T16:29:47Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGASPAR, Crigor Borges. O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-08-16T16:29:47Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11229Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-08-16T16:29:47Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão
title O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão
spellingShingle O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão
Gaspar, Crigor Borges
Bibliotecário
Marketing profissional
Mídias sociais
Promoção da profissão
Bibliotecario
Marketing profesional
Redes sociales
Promoción de la profesión
title_short O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão
title_full O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão
title_fullStr O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão
title_full_unstemmed O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão
title_sort O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão
author Gaspar, Crigor Borges
author_facet Gaspar, Crigor Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Renata Braz
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Crigor Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecário
Marketing profissional
Mídias sociais
Promoção da profissão
Bibliotecario
Marketing profesional
Redes sociales
Promoción de la profesión
topic Bibliotecário
Marketing profissional
Mídias sociais
Promoção da profissão
Bibliotecario
Marketing profesional
Redes sociales
Promoción de la profesión
description Trabalho de Conclusão de Curso
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-16T16:29:47Z
2023-08-16T16:29:47Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASPAR, Crigor Borges. O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11229
identifier_str_mv GASPAR, Crigor Borges. O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187238088933376