Arte-educação-ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Michèle
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Passos, Luiz Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6796
Resumo: Este artigo objetiva debater a importância da arte e mitologia como importantes componentes da educação ambiental. Sob uma perspectiva surrealista, o texto faz emergir a imagética como um dos caminhos da arte. Por meio de exemplos, o dramático movimento dos impactos ambientais pode ser posto junto com a sensibilidade do coração, e não somente da sabedoria do cérebro. Os autores desse texto compreendem a educação ambiental como um metatexto que concilia cultura e natureza por meio das várias linguagens, símbolos e metáforas.
id FURG_2e622c2dc7e3e7475df3759c5b908eb1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6796
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Arte-educação-ambientalArt- Environmental-EducationArteSurrealismoMitologiaEducação AmbientalArtSurrealismMythologyEnvironmental EducationEste artigo objetiva debater a importância da arte e mitologia como importantes componentes da educação ambiental. Sob uma perspectiva surrealista, o texto faz emergir a imagética como um dos caminhos da arte. Por meio de exemplos, o dramático movimento dos impactos ambientais pode ser posto junto com a sensibilidade do coração, e não somente da sabedoria do cérebro. Os autores desse texto compreendem a educação ambiental como um metatexto que concilia cultura e natureza por meio das várias linguagens, símbolos e metáforas.This article aims to debate the importance of art and mythology as important component of environmental education. Under surrealism philosophy, it brings the imagetic as one of the many ways of art. Giving examples and recovering myths, the dramatic movement of environmental impacts can be faced with sensibility and heart, not only Positivist brain and knowledge. The authors of this text understand environmental education as a subject to conciliate culture to nature through pedagogical languages, symbols and metaphors.EDGRAF2016-11-28T17:06:44Z2016-11-28T17:06:44Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSATO, Michèle; PASSOS, Luiz Augusto. Arte-educação-ambiental. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 14, n.1, p. 43-59, 2009. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1136> Acesso em: 27 nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6796porSato, MichèlePassos, Luiz Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-28T17:06:44Zoai:repositorio.furg.br:1/6796Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-28T17:06:44Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte-educação-ambiental
Art- Environmental-Education
title Arte-educação-ambiental
spellingShingle Arte-educação-ambiental
Sato, Michèle
Arte
Surrealismo
Mitologia
Educação Ambiental
Art
Surrealism
Mythology
Environmental Education
title_short Arte-educação-ambiental
title_full Arte-educação-ambiental
title_fullStr Arte-educação-ambiental
title_full_unstemmed Arte-educação-ambiental
title_sort Arte-educação-ambiental
author Sato, Michèle
author_facet Sato, Michèle
Passos, Luiz Augusto
author_role author
author2 Passos, Luiz Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Michèle
Passos, Luiz Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Surrealismo
Mitologia
Educação Ambiental
Art
Surrealism
Mythology
Environmental Education
topic Arte
Surrealismo
Mitologia
Educação Ambiental
Art
Surrealism
Mythology
Environmental Education
description Este artigo objetiva debater a importância da arte e mitologia como importantes componentes da educação ambiental. Sob uma perspectiva surrealista, o texto faz emergir a imagética como um dos caminhos da arte. Por meio de exemplos, o dramático movimento dos impactos ambientais pode ser posto junto com a sensibilidade do coração, e não somente da sabedoria do cérebro. Os autores desse texto compreendem a educação ambiental como um metatexto que concilia cultura e natureza por meio das várias linguagens, símbolos e metáforas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-11-28T17:06:44Z
2016-11-28T17:06:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SATO, Michèle; PASSOS, Luiz Augusto. Arte-educação-ambiental. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 14, n.1, p. 43-59, 2009. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1136> Acesso em: 27 nov. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/6796
identifier_str_mv SATO, Michèle; PASSOS, Luiz Augusto. Arte-educação-ambiental. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 14, n.1, p. 43-59, 2009. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1136> Acesso em: 27 nov. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187231683182592